Extensão em instituição de longa permanência para idosos

vivências de acadêmicos em enfermagem

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Autores

  • Caroline Gonçalves Fernandes Siqueira Universidade Estadual de Mato Grosso Do Sul
  • Andressa Ferreira Lavratti Universidade Estadual de Mato Grosso Do Sul
  • Raiane Trindade De Oliveira Universidade Estadual de Mato Grosso Do Sul
  • Elaine Aparecida Mye Takamatu Watanabe Universidade Estadual de Mato Grosso Do Sul https://orcid.org/0000-0003-2864-0539
  • Márcia Regina Martins Alvarenga Universidade Estadual de Mato Grosso Do Sul https://orcid.org/0000-0003-1367-6475

DOI:

https://doi.org/10.61389/bbq.v5i9.5822

Palavras-chave:

práticas em saúde, idosos, instituições de longa permanência para idosos

Resumo

As Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI) são estabelecimentos para o acolhimento de pessoas com idade a partir dos 60 anos. Os residentes das ILPIs, geralmente apresentam patologias características da idade e precisam de assistência especializada. Desse modo, o objetivo do estudo foi relatar a experiência vivenciada por acadêmicos de enfermagem, em uma ILPI do município de Dourados/MS. A realização deste estudo descritivo, do tipo relato de experiência, descreveu sobre as vivências acadêmicas em atividades desenvolvidas a partir de um projeto de extensão envolvendo docentes e discentes do curso de enfermagem, no Asilo da Velhice Desamparada. Foram desenvolvidas atividades voltadas para o público de idosos residentes na instituição e para a coordenação local. Realizadas práticas educativas que proporcionaram estimular a saúde mental, física e espiritual, de forma lúdica como atividades de pinturas, passeios, música, jogos, verificação do Índice de Massa Corporal (IMC), aquisição e preenchimento Caderneta da Pessoa Idosa, cuidados e orientação acerca de medicamentos. Observou-se que essa forma de abordagem proporcionou aos residentes momentos de lazer, autonomia e altivez. 

PALAVRAS-CHAVE: Práticas em Saúde; Idosos; Instituições de longa permanência para Idosos.

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Biografia do Autor

Caroline Gonçalves Fernandes Siqueira, Universidade Estadual de Mato Grosso Do Sul

Estudante do curso de Enfermagem da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Andressa Ferreira Lavratti, Universidade Estadual de Mato Grosso Do Sul

Estudante do curso de Enfermagem da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Raiane Trindade De Oliveira, Universidade Estadual de Mato Grosso Do Sul

Estudante do curso de Enfermagem da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Elaine Aparecida Mye Takamatu Watanabe, Universidade Estadual de Mato Grosso Do Sul

Enfermeira, Mestre pela Universidade de Brasilia- UnB e doutora pela Universidade Estadual de Campinas - Unicamp. Lotada no curso de Enfermagem UEMS e na discpina de Enfermagem saude do adulto e idoso.

Márcia Regina Martins Alvarenga, Universidade Estadual de Mato Grosso Do Sul

Pós-Doutorado em Ciências da Saúde (Enfermagem) pela Escola de Enfermagem da USP. Doutorado em Enfermagem pela Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo. Professora Associada do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS. Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino em Saúde, Mestrado Profissional (PPGES) - Linha de pesquisa: Práticas Educativas em Saúde.

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Publicado

2023-05-29

Como Citar

Fernandes Siqueira, C. G., Lavratti, A. F., De Oliveira, R. T., Mye Takamatu Watanabe, E. A., & Martins Alvarenga, M. R. (2023). Extensão em instituição de longa permanência para idosos: vivências de acadêmicos em enfermagem. BARBAQUÁ, 5(9), 23–37. https://doi.org/10.61389/bbq.v5i9.5822

Edição

Seção

Relato de experiência