Aulas online com idosos em tempos de pandemia

Visualizações: 12

Autores

DOI:

https://doi.org/10.61389/bbq.v6.e6921

Palavras-chave:

saúde do idoso, comunicação educativa, educação gerontológica

Resumo

O objetivo deste trabalho é descrever as aulas on-line desenvolvidas para os idosos da Universidade Aberta da Melhor Idade da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, em tempos de pandemia. Como método, foi usado o relato de experiência referente ao desenvolvimento do “Projeto de Extensão - Universidade Aberta da Melhor Idade da UEMS (UNAMI-UEMS): novos olhares”, no período de 2020 a 2021, na modalidade on-line. Foram realizados 65 encontros on-line e abordados temas das áreas de saúde, direito e cidadania, cultura, economia e mídias sociais, com média de seis participantes por encontro. As ações educativas foram desenvolvidas por meio de videoaulas; no final de cada atividade, era solicitada uma avaliação dos participantes. Foram produzidos banners virtuais com síntese do tema abordado. As videoaulas foram gravadas e disponibilizadas no canal do Youtube e os banners, na página da UNAMI no site da UEMS. As atividades on-line permitiram a continuidade do projeto de extensão, colaboraram na manutenção da interação social; idosos de outros municípios inscreveram-se no projeto, porém a média de participação foi menor quando comparada aos anos anteriores, em que as ações eram presenciais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Caroline de Góis Santos, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS

Graduada em enfermagem, pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - (UEMS). Bolsista de Extensão por 2 anos pelo Programa Institucional de Bolsa de Extensão (PIBEX) na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários (PROEC). Membro do Grupo de Pesquisa em Necessidades de Saúde do Idoso - GPENSI. Discente da Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino em Saúde, Mestrado Profissional (PPGES).

Jessica Aparecida Soares Paiva, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS

Acadêmica do quinto ano de enfermagem na Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul (UEMS), durante um ano participou do projeto de primeiros socorros. Atuou como Bolsista de Extensão pelo programa Institucional de Bolsa de Extensão (PIBEX) durante dois anos. Atualmente Programa Institucional de Bolsas de Cultura, Esporte e Lazer PIBCEL. Colaboradora do Grupo de Pesquisa em Necessidades de Saúde do Idoso - GPENSI da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul e colaboradora da Universidade Aberta da Melhor idade (UNAMI).

Richard Sebastião Silva das Neves, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - (UEMS). Foi Bolsista de Extensão pela Universidade Aberta a Melhor Idade- (UNAMI-UEMS). Atualmente é bolsista da Fiocruz-Fiotec.

Marcia Regina Martins Alvarenga, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS

Possui graduação em Enfermagem pela Faculdade de Enfermagem e Obstetrícia Don Domenico, mestrado em Enfermagem pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da USP. doutorado em Enfermagem pela Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo e Pós-Doutorado em Ciências da Saúde pela Escola de Enfermagem da USP. Docente Sênior e Permanente da Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino em Saúde, Mestrado Profissional (PPGES). Líder do Grupo de Pesquisa em Necessidades de Saúde do Idoso - GPENSI da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul e membro do Grupo de Pesquisas e Estudos em Educação e Saúde (GEPES) da UEMS.

Referências

BORGES, Alldeci Alisson Pereira. Idosos conectados: a interação da terceira idade com as redes sociais digitais no interior do Rio Grande do Norte. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacherelado em Sistemas de Informação) – Departamento de Ciências Exatas e Tecnologia da Informação, Universidade Federal Rual do Semi-Árido, Angicos, 2019.

DINIZ, Jamylle Lucas et al. Inclusão digital e uso da Internet entre idosos no Brasil: um estudo transversal. Revista Brasileira de Enfermagem, [s. l.], v. 73, 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/0034-7167-2020-0241 DOI: https://doi.org/10.1590/0034-7167-2020-0241

GIL, Nora Hincapie. Caracterización gerontagógica de los programas educativos para adultos mayores en Medellín Colombia. Olhar de professor, Ponta Grossa, v. 19, n. 2, p. 240-253, 2016. Disponível em: https://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/9822. Acesso em: 13 mar. 2022. DOI: https://doi.org/10.5212/OlharProfr.v.19i2.0010

MALAFAIA, Felipe Lopes; BUGLIA, Susimeire. Prescrição de atividade física em idosos: nunca é tarde para combatermos o sedentarismo. Revista DERC, Rio de Janeiro, v. 25, n. 1, p. 14-18, 2019. Disponível em: https://pesquisa.bvsalud.org/portal/resource/pt/biblio-1049319. Acesso em: 13 mar. 2022.

MARCHI, Barabar Frigini de. Afetividade e cognição no uso de redes sociais digitais por idosos. 2019. Dissertação (Mestrado em Psicologia) – Centro de Ciências Humanas e Naturais, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2019.

MEDEIROS, Márcia Maria de; CARBONARO, Regina Maria Lima; ALVARENGA, Márcia Regina Martins; MENEZES, Aline Nunes; SILVA, Luiz Alberto Ruiz da. Percepções sobre envelhecimento humano e qualidade de vida através do discurso de alunos idosos de uma universidade aberta para a melhor idade. Revista Conexão, Ponta Grossa, v. 16, p. 1-10, 2020. Disponível em: https://revistas2.uepg.br/index.php/conexao/article/view/15054/209209213393. Acesso em: 13 mar. 2022. DOI: https://doi.org/10.5212/Rev.Conexao.v.16.15054.033

MOREL, Ana Paula Massadar. Da educação sanitária à educação popular em saúde: reflexões sobre a pandemia do coronavírus. Revista Estudos Libertários, Rio de Janeiro, v. 2, n. 3, p. 1-9, 2020. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/estudoslibertarios/article/view/34114/19178. Acesso em: 13 mar. 2022. DOI: https://doi.org/10.59488/rel.v2i3.34114

OLIVEIRA, Viviane Aparecida Silva Souza. A trajetória da Universidade Aberta a Melhor Idade da UEMS: 2014 a 2018. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo) – Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Dourados, 2020. Disponível:

https://drive.google.com/file/d/1dp8OlNFv8ObamQNrYEC3VQmCSvaenXH3/view. Acesso em: 13 mar. 2022.

ORGANIZAÇÃO PAN-AMERICANA DA SAÚDE. Orientação sobre o uso de máscaras no contexto da COVID-19: Orientação provisória, 05 de junho de 2020. [S. l.]: OPAS, 2020. Disponível em: https://iris.paho.org/handle/10665.2/52254. Acesso em: 13 mar. 2022.

PASSOS, Sandra Godoi de. Construção e avaliação de um aplicativo para gestão de medicamentos por idosos. 2019. Dissertação (Mestrado em Gerontologia) – Escola de Saúde e Medicina, Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2019.

PORTERO, Cristina Fernandéz. La Gerontagogía: una nueva disciplina. Escuela Abierta, [s. l.], v. 3, p. 183-198, 1999. Disponível em: https://www.ceuandalucia.es/escuelaabierta/pdf/articulos_ea3/cfernandez_ea3.pdf. Acesso em: 13 mar. 2022.

SANTOS, Kaciane Pereira. Percepção do idoso sobre qualidade de vida nas Universidades Abertas da Terceira Idade Revisão Integrativa. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) – Escola Supeiror de Ciências da Saúde, Universidade do Estado do Amazonas, Manaus, 2018.

SERRA, Deuzimar Costa. Gerontagogia dialógica intergeracional para autoestima e inserção social de idosos. 2012. Tese (Doutorado em Educação Brasileira) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2012.

TAMINATO, Monica; MIZUSAKI-IMOTO, Aline; SACONATO, Humberto; FRANCO, Eduardo Signorini Bicas; PUGA, Maria Eduarda; DUARTE, Márcio Luís; PECCIN, Maria Stella. Máscaras de tecido na contenção de gotículas respiratórias: revisão sistemática. Acta Paulista de Enfermagem, São Paulo, v. 33, p. 1-11, 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ape/a/YsZRXZPtCKffCphwmYP6XtH/abstract/?lang=pt. Acesso em: 13 mar. 2022. DOI: https://doi.org/10.37689/acta-ape/2020AR0103

VAZ, Selene de Souza. Inclusão educacional do idoso através da Universidade Aberta da Terceira Idade-Unati, na Universidade do Estado do Rio de Janeiro – Brasil. 2020. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação) – Faculdade de Ciências da Educação e Comunicação, Universidad Autônoma de Assunção, Assunção, Paraguay, 2020.

VELHO, Fábio Daniel; HERÉDIA, Vania Beatriz Merlotti. O idoso em quarentena e o impacto da tecnologia em sua vida. Rosa dos Ventos, Caxias do Sul. v. 12, n. 3, 2020. DOI: https://doi.org/10.18226/21789061.v12i3a10. DOI: https://doi.org/10.18226/21789061.v12i3a10

Downloads

Publicado

2024-06-28

Como Citar

Santos, C. de G., Paiva, J. A. S., Neves, R. . S. S. das, & Alvarenga, M. . R. M. (2024). Aulas online com idosos em tempos de pandemia. BARBAQUÁ, 6, e6921. https://doi.org/10.61389/bbq.v6.e6921

Edição

Seção

Relato de experiência