Inserção do pensamento computacional em alunos do ensino fundamental e médio
Visualizações: 315DOI:
https://doi.org/10.61389/bbq.v5i9.7231Palavras-chave:
pensamento computacional, ensino de Computação, ScratchResumo
O pensamento computacional é um meio estratégico para identificar e solucionar problemas de diferentes áreas do conhecimento, utilizando como base algoritmos e computadores. Essa habilidade traz benefícios como a solução de problemas de forma ágil e a inserção no mundo digital, relevantes para a vida em sociedade e para o fácil aprendizado em futuras tecnologias. O objetivo do projeto foi contribuir para o processo de ensino/aprendizagem, por meio do desenvolvimento e da aplicação de material didático para o curso intitulado “Introdução ao Pensamento Computacional”. O curso, realizado mediante aulas on-line, foi idealizado com o intuito de desenvolver habilidades do pensamento computacional, além de introduzir os alunos no mundo digital, com a apresentação de conceitos básicos da computação. O público-alvo foram alunos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio de escolas da rede pública. Inicialmente, foram selecionados materiais, a partir de pesquisas realizadas em bibliotecas digitais, para leitura e estudo. Posteriormente, esses materiais foram usados como base na preparação e na realização dos materiais das aulas. Adicionalmente, foram usadas ferramentas modernas e interativas de fácil compreensão para os alunos, desenvolvidas especialmente para o ensino de programação de crianças e adolescentes, como o Scratch. As atividades propostas foram realizadas e atingiram seu maior objetivo, que era contribuir para o processo de desenvolvimento do pensamento computacional, além de aproximar crianças e adolescentes da tecnologia e do seu uso. Os resultados indicam o aumento do interesse por tecnologia em todos os alunos participantes do curso.
Downloads
Referências
BORDINI, A.; AVILA, C. M. O.; WEISSHAHN, Y.; CUNHA, M. M.; COSTA CAVALHEIRO, S. A.; FOSS, L.; AGUIAR, M.; REISER, R. H. S. Computação na educação básica no brasil: o estado da arte. Revista de Informática Teórica e Aplicada, Porto Alegre, v. 23, n. 2, p. 210-238, dez. 2016. DOI: https://doi.org/10.22456/2175-2745.64431
BRACKMANN, C.; BARONE, D.; CASALI, A.; BOUCINHA, R.; HERNANDEZ, S. M. Computational thinking: panorama of the Americas. In: INTERNATIONAL SYMPOSIUM ON COMPUTERS IN EDUCATION (SIIE), 2016, pages 1–6. DOI: https://doi.org/10.1109/SIIE.2016.7751839
BRACKMANN, C.; BOUCINHA, R.; ROMAÁN-GONZAÁLEZ, M.; BARONE, D.; CASALI, A. Pensamento computacional desplugado: ensino e avaliação na educação primária espanhola. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, 2017. Anais [...]. [S. l.: s. n.], 2017. p. 982. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wcbie.2017.982
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF: MEC, 2018.
BUITRAGO-FLORÉZ, F.; DANIES, G.; RESTREPO, S.; HERNÁNDEZ, C. Fostering 21st century competences through computational thinking and active learning: a mixed method study. International Journal of Instruction, [s. l.], p. 737-754, 2021. DOI: https://doi.org/10.29333/iji.2021.14343a
COSTAN, E.; GONZALES, G.; GONZALES, R.; ENRIQUEZ, L.; COSTAN, F.; SULADAY, D.; ATIBING, N. M.; ARO, J. L.; EVANGELISTA, S. S.; MATURAN, F.; SELERIO, E.; OCAMPO, L. Education 4.0 in developing economies: a systematic literature review of implementation barriers and future research agenda. Sustainability, [s. l.], v. 13, n. 22, p. 3558-3564, 2021. DOI: https://doi.org/10.3390/su132212763
DURAK, H. Y. The effects of using different tools in programming teaching of secondary school students on engagement, computational thinking and reflective thinking skills for problem solving. Technology, Knowledge and Learning, [s. l.], v. 25, p. 179-195, 2018. DOI: https://doi.org/10.1007/s10758-018-9391-y
KOSCIANSKI, A.; GLIZT, F. R. de O. O Pensamento Computacional nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Revista Novas Tecnologias na Educação, [s. l.], v. 15, n. 2, 2017. DOI: https://doi.org/10.22456/1679-1916.79226
LYE, S. Y.; KOH, J. H. L. Review on teaching and learning of computational thinking through programming: what is next for K-12? Computers in Human Behavior, [s. l.], v. 14, p. 51-61, 2014. DOI: https://doi.org/10.1016/j.chb.2014.09.012
PIRES, A. F. S. S.; PRATES, J. M. Uma contribuição ao ensino de programação na Educação Básica. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA, 25., 2019, Brasília. Anais [...]. Brasília: [s. n.], 2019. p. 1274. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2019.1274
RAABE, A. A.; ZORZO, A.; FRANGO, I.; RIBEIRO, L.; GRANVILLE, L. Z.; SALGADO, L.; CRUZ, M.; BIGOLIN, N.; CAVALHEIRO, S.; FORTES, S. Referenciais de formação em computação: educação básica. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO, SOCIEDADE BRASILEIRA DE COMPUTAÇÃO (SBC), 2017. p. 1-9.
SCHERER, R.; SIDDIQ, F.; VIVEROS, B. V. A meta-analysis of teaching and learning computer programming: Effective instructional approaches and conditions. Computers in Human Behavior, [s. l.], v. 109, p. 106349, 2020. DOI: https://doi.org/10.1016/j.chb.2020.106349
SCHWAB, K. A quarta revolução industrial. Tradução: Daniel Moreira Miranda. São Paulo: EDIPRO, 2018.
SMITH, R.; Scott RIXNER, S. Design and evaluation of a collaborative online computational thinking course. In: ACM CONFERENCE ON INNOVATION AND TECHNOLOGY IN COMPUTER SCIENCE EDUCATION (ITICSE ‘20), 2020, New York. Proceedings […]. New York, USA: Association for Computing Machinery, 2020. p. 342-348. DOI: https://doi.org/10.1145/3341525.3387388
VALENTE, J. A. Integração do pensamento computacional no currículo da educação básica: diferentes estratégias usadas e questões de formação de professores e avaliação do aluno. Revista E-curriculum, [s. l.], v. 14, n. 3, p. 864-897, 2016.
WING, J. M. Computational thinking. Communications of the Acm, [s. l.], v. 49, n. 3, p. 33-35, 2006. DOI: https://doi.org/10.1145/1118178.1118215
WING, J. M. Computational thinking and thinking about computing. Philosophical Transactions of the Royal Society of London A: Mathematical, Physical and Engineering Sciences, v. 366, n. 1881, p. 3717-3725, 2008. DOI: https://doi.org/10.1098/rsta.2008.0118
WORLD ECONOMIC FORUM. The 10 skills you need to thrive in the Fourth Industrial Revolution. Davos: Weforum, 2016. Disponível em: https://www.weforum.org/agenda/2016/01/the-10-skills-you-need-to-thrive-in-the-fourth-industrial-revolution/. Acesso em: 15 fev. 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Jorge Marques Prates, Pedro Henrique Dias Valle, Silvana Morita Melo, Gleyce Karen Missias Santos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A Revista Barbaquá de Extensão e Cultura da UEMS está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.