v. 5 n. 10 (2021): 20 ANOS DO GT21 DA ANPED: Produção do conhecimento, educação e relações étnico-raciais

Logo Gt anped 21 anos desenvolvido por Marcus Vinicius S Cunha - Assessoria de Comunicação UENF

O Grupo de Trabalho (GT)21 da ANPEd-Educação e Relações Étnico-Raciais -composto por pesquisadores(as) engajados(as) nos estudos e no desenvolvimento de pesquisas que abordam a educação e as relações étnico-raciais foi oficializado na 24ª Reunião Anual da Associaçãoem 2001. No ano de 2021, em comemoração aos vinte anos de fundação desse GT, propomos este Dossiê apresentando produções de conhecimento na qual ele se situa. Visa também apresentar um registro educativo e histórico dos desafios teóricos, conceituais e de campos de pesquisa que se constituíram ao longo de duas décadas de existência desse GT, pois, em tempos de pandemia do Covid-19 nos quais a desigualdade racial alcança aprofundamentos intensos, é fundamental demarcar aprodução intelectual que investe em esforços em compreender e apontar possibilidades de interpretar a realidade à luz da categoria raça e etnia interseccionadas com as variáveis de classe, gênero, território, sexualidade, geração, dentre outras.
Assim, convidamos pesquisadore(as) que atuam na área de educação, relações etnico-raciais e temas afins a participar do dossiê por meio do envio de artigos que deverão ser enviados de 03 de maio a 15 de julho pelo sistema da Revista Brasileira de Educação Cultura e Linguagem RBECL/UEMS, por meio do endereço eletrônico: https://periodicosonline.uems.br/index.php/educacaoculturalinguagem/index

Publicado: 2022-06-14

Editorial

Artigos

  • A TRAJETÓRIA DE PETRONILHA SILVA NO GT 21/ANPEd: entre a reflexão e a concretização para a ERER

    DOI: https://doi.org/10.61389/rbecl.v5i10.6496
    Wilma Baía Coelho
  • Os 20 ANOS DO GT21 EDUCAÇÃO E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS DA ANPEd

    DOI: https://doi.org/10.61389/rbecl.v5i10.6646
    Débora Cristina de Araujo, Ana Cristina Juvenal da Cruz
  • O PENSAMENTO DECOLONIAL NO ENFRENTAMENTO DO RACISMO: Por uma educação intercultural, justa e igualitária

    DOI: https://doi.org/10.61389/rbecl.v5i10.6337
    Márcia Cristina de Castro Cardoso dos Reis
  • HISTÓRIA E CULTURA AFRICANA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: entre dilemas e propostas de ensino

    DOI: https://doi.org/10.61389/rbecl.v5i10.6653
    Odair Souza, Valdemar Assis Lima
  • A EDUCAÇÃO ÉTNICO-RACIAL E A INTERSECCIONALIDADE DAS OPRESSÕES DE GÊNERO, DE RAÇA E DE CLASSE VIVENCIADAS PELA POPULAÇÃO NEGRA NO BRASIL

    DOI: https://doi.org/10.61389/rbecl.v5i10.6790
    Eunice Léa de Moraes
  • LOS COLORES DE LA INFANCIA: Encrucijadas de los niños negros ante el lápiz color piel

    DOI: https://doi.org/10.61389/rbecl.v5i10.6650
    Maria Isabel Mena Garcia
  • LITERATURA INDÍGENA, POSSIBILIDADES EM SALA DE AULA

    DOI: https://doi.org/10.61389/rbecl.v5i10.6602
    Rosivaldo dos Santos Ramos
  • MULHERES NEGRAS IDENTIDADE E PERFORMATIVIDADE NA EDUCAÇÃO SUPERIOR

    DOI: https://doi.org/10.61389/rbecl.v5i10.6655
    Átila Maria do Nascimento Corrêa, Eugenia Portela de Siqueira Marques, Aline Anjos da Rosa, Silvana Ferreira Gomes Maciel
  • A POLÍTICA DE AÇÃO AFIRMATIVA PARA PRETOS E PARDOS NA UFMS: o Campus Nova Andradina

    DOI: https://doi.org/10.61389/rbecl.v5i10.6645
    Ana Paula Oliveira dos Santos, Liliane Paulino de Castro, Eugenia Portela de Siqueira Marques, Bruna da Conceição Ximenes
  • A PERCEPÇÃO DOS ACADÊMICOS INDÍGENAS DO MILÊNIO ATUAL A RESPEITO DE SUA TRAJETÓRIA NO ENSINO SUPERIOR

    DOI: https://doi.org/10.61389/rbecl.v5i10.6683
    Paloma Almeida Kowalski
  • O PAPEL DA SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DE MATO GROSSO DO SUL NA APLICABILIDADE DA LEI 10.639/2003

    DOI: https://doi.org/10.61389/rbecl.v5i10.6652
    Bartolina Ramalho Catanante, Rita de Cássia Ribeiro Benites, Silvana Maria Batista, Tania Milene Nugoli Moraes