v. 5 n. 10 (2021): 20 ANOS DO GT21 DA ANPED: Produção do conhecimento, educação e relações étnico-raciais

Logo Gt anped 21 anos desenvolvido por Marcus Vinicius S Cunha - Assessoria de Comunicação UENF

O Grupo de Trabalho (GT)21 da ANPEd-Educação e Relações Étnico-Raciais -composto por pesquisadores(as) engajados(as) nos estudos e no desenvolvimento de pesquisas que abordam a educação e as relações étnico-raciais foi oficializado na 24ª Reunião Anual da Associaçãoem 2001. No ano de 2021, em comemoração aos vinte anos de fundação desse GT, propomos este Dossiê apresentando produções de conhecimento na qual ele se situa. Visa também apresentar um registro educativo e histórico dos desafios teóricos, conceituais e de campos de pesquisa que se constituíram ao longo de duas décadas de existência desse GT, pois, em tempos de pandemia do Covid-19 nos quais a desigualdade racial alcança aprofundamentos intensos, é fundamental demarcar aprodução intelectual que investe em esforços em compreender e apontar possibilidades de interpretar a realidade à luz da categoria raça e etnia interseccionadas com as variáveis de classe, gênero, território, sexualidade, geração, dentre outras.
Assim, convidamos pesquisadore(as) que atuam na área de educação, relações etnico-raciais e temas afins a participar do dossiê por meio do envio de artigos que deverão ser enviados de 03 de maio a 15 de julho pelo sistema da Revista Brasileira de Educação Cultura e Linguagem RBECL/UEMS, por meio do endereço eletrônico: https://periodicosonline.uems.br/index.php/educacaoculturalinguagem/index

Publicado: 2022-06-14

Editorial

Apresentação

Artigos

  • A TRAJETÓRIA DE PETRONILHA SILVA NO GT 21/ANPEd: entre a reflexão e a concretização para a ERER

    Wilma Baía Coelho

    Visualizações: 986
    DOI: https://doi.org/10.61389/rbecl.v5i10.6496
  • Os 20 ANOS DO GT21 EDUCAÇÃO E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS DA ANPEd

    Débora Cristina de Araujo, Ana Cristina Juvenal da Cruz

    Visualizações: 212
    DOI: https://doi.org/10.61389/rbecl.v5i10.6646
  • O PENSAMENTO DECOLONIAL NO ENFRENTAMENTO DO RACISMO: Por uma educação intercultural, justa e igualitária

    Márcia Cristina de Castro Cardoso dos Reis

    Visualizações: 760
    DOI: https://doi.org/10.61389/rbecl.v5i10.6337
  • HISTÓRIA E CULTURA AFRICANA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: entre dilemas e propostas de ensino

    Odair Souza, Valdemar Assis Lima

    Visualizações: 543
    DOI: https://doi.org/10.61389/rbecl.v5i10.6653
  • A EDUCAÇÃO ÉTNICO-RACIAL E A INTERSECCIONALIDADE DAS OPRESSÕES DE GÊNERO, DE RAÇA E DE CLASSE VIVENCIADAS PELA POPULAÇÃO NEGRA NO BRASIL

    Eunice Léa de Moraes

    Visualizações: 460
    DOI: https://doi.org/10.61389/rbecl.v5i10.6790
  • LOS COLORES DE LA INFANCIA: Encrucijadas de los niños negros ante el lápiz color piel

    Maria Isabel Mena Garcia

    Visualizações: 219
    DOI: https://doi.org/10.61389/rbecl.v5i10.6650
  • LITERATURA INDÍGENA, POSSIBILIDADES EM SALA DE AULA

    Rosivaldo dos Santos Ramos

    Visualizações: 1682
    DOI: https://doi.org/10.61389/rbecl.v5i10.6602
  • MULHERES NEGRAS IDENTIDADE E PERFORMATIVIDADE NA EDUCAÇÃO SUPERIOR

    Átila Maria do Nascimento Corrêa, Eugenia Portela de Siqueira Marques, Aline Anjos da Rosa, Silvana Ferreira Gomes Maciel

    Visualizações: 282
    DOI: https://doi.org/10.61389/rbecl.v5i10.6655
  • A POLÍTICA DE AÇÃO AFIRMATIVA PARA PRETOS E PARDOS NA UFMS: o Campus Nova Andradina

    Ana Paula Oliveira dos Santos, Liliane Paulino de Castro, Eugenia Portela de Siqueira Marques, Bruna da Conceição Ximenes

    Visualizações: 644
    DOI: https://doi.org/10.61389/rbecl.v5i10.6645
  • A PERCEPÇÃO DOS ACADÊMICOS INDÍGENAS DO MILÊNIO ATUAL A RESPEITO DE SUA TRAJETÓRIA NO ENSINO SUPERIOR

    Paloma Almeida Kowalski

    Visualizações: 199
    DOI: https://doi.org/10.61389/rbecl.v5i10.6683
  • O PAPEL DA SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DE MATO GROSSO DO SUL NA APLICABILIDADE DA LEI 10.639/2003

    Bartolina Ramalho Catanante, Rita de Cássia Ribeiro Benites, Silvana Maria Batista, Tania Milene Nugoli Moraes

    Visualizações: 210
    DOI: https://doi.org/10.61389/rbecl.v5i10.6652