AQUISIÇÃO DA LÍNGUA PORTUGUESA PELO SUJEITO SURDO USUÁRIO DA LIBRAS
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Surdo, Língua de Sinais, Língua Portuguesa, Ensino e AprendizagemAbstract
Esta pesquisa evidencia como ocorre o processo de aprendizagem da Língua Portuguesa pelo sujeito surdo usuário da Língua Brasileira de Sinais (Libras). O estudo é um complemento de outro trabalho de especialização e justifica-se tendo em vista as diferenças no processo de ensino e aprendizagem de surdos e ouvintes, o que leva à necessidade de aprofundamentos teóricos. Sendo assim, salienta-se, neste texto, a importância da aquisição da Língua de Sinais no processo de aprendizagem da Língua Portuguesa, na modalidade escrita. A pesquisa é de cunho bibliográfico, baseada em autores como Fernandes (2006; 2013), Gesser (2009), Karnopp (2012), Pereira (2010; 2012), Quadros (1997), dentre outros, que tratam sobre o assunto e contribuem para reflexões acerca da temática. Alguns documentos oficiais, como publicações do Ministério da Educação (MEC), Leis e Decretos no campo da Educação Especial, também foram fontes do estudo. Conclui-se que, apesar de haver amparo legal que garante o uso da Libras pelo sujeito surdo proporcionando-lhe o acesso à cultura, à comunicação e à informação, quando se trata da língua escrita os conhecimentos acerca das singularidades linguísticas se tornam prementes, especialmente no contexto escolar, sobretudo em sala de aula comum do ensino regular. Nesse sentido, ações de formação docente, em especial no âmbito do ensino da Língua Portuguesa para surdos, emergem como fundamentais para a garantia de uma educação de qualidade para esses alunos a partir do entendimento dos processos de aquisição de primeira e segunda língua. Defende-se que a utilização de metodologias diferenciadas de ensino de Língua Portuguesa para surdos é fundamental para a efetivação de profícuos processos de significação.References
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