Vivências e práticas em libras nos espaços de educação formal e não-formal: “nada sobre nós, sem nós”

Visualizações: 806

Auteurs

Mots-clés :

Educação-Formal, Educação Não-Formal, Surdos, Libras.

Résumé

Ao considerar o lema “Nada Sobre Nós, Sem Nós”, surgiu a questão que mobilizou a presente pesquisa e as ações de intervenção promotoras do conhecimento da Cultura, Identidade e Língua dos Surdos, por estudantes e docentes ouvintes da Educação Básica.  Na centralidade desse trabalho tem-se, portanto, a busca por compreender como as interações funcionais entre a educação formal e não formal podem favorecer vivências e práticas em libras nas escolas em que não há alunos surdos incluídos. A pesquisa qualitativa tomou como aporte teórico autores que trabalham um dos temas da seguinte tríade: Educação Formal e a Educação Não Formal; Barreiras Atitudinais e Comunicacionais; Língua Brasileira de Sinais, Identidade e Cultura Surda. À luz desses constructos teóricos, duas intervenções pedagógicas foram realizadas, numa dinâmica interinstitucional. Com base no aporte teórico e na interação funcional entre educação formal e não formal, nas vivências e práticas em libras, o estudo conclui que se esse percurso valoriza os alunos e docentes ouvintes, valoriza ainda mais os alunos surdos, porque os traz para um lugar de respeito, valorização e empoderamento. Este trabalho pretende chamar atenção para a necessidade de ações que tragam ao surdo uma formação que contemple as acessibilidades, principalmente a atitudinal e a comunicacional, e a valorização da atuação da comunidade surda numa educação em que as artes, a língua, as interações, os saberes do surdo tenha valor aquilatado pelos pares.

Biographie de l'auteur

Fabiana Tavares Santos, secretaria de educação do estado de PE - REEM GUIOMAR KRAUSE GONÇALVES

Mestre em Educação Inclusiva. Especialista em LIBRAS. Letrologa. Nutricionista. Acupunturista. Graduanda em Letras-Libras. Docente do Atendimento Educacional Especializado na Escola de Referencia em Ensino Médio Guiomar Krause Gonçalves ( Secretaria de Educação do estado de PE).

Références

ALLAN, Julie. Actively Seeking Inclusion: pupils with Special Needs in Mainstream Schools. UK Falmer Press, 1 Gunpowder Square, London, 1999.

ALVES, Márcia Doralina; SOUZA, Carmen Rosane. Rompendo barreiras atitudinais: um caminho de aproximação com o outro “diferente”. VYDIA38. Julh/Dez. 2002.

BAUER, Martin W.; GASKELL, George. Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som – um manual prático. 7ª Ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008.

BRANDÃO, Carlos Rodrigues. Repensando a pesquisa participante. São Paulo: Brasiliense, 1987.

BRASIL. LBI- Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015. Disponível em < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13146.htm> Acesso em 01 de julho de 2019.

BRASIL. Lei da Acessibilidade. Lei No 10.098, de 19 de dezembro de 2000. Disponível em < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l10098.htm> Acesso em 01 de julho de 2019.

BRASIL. Lei de Libras. Lei 10436, de 24 de abril de 2002. Disponível em < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2002/l10436.htm> Acesso em 15 de jul. 2019.

CARVALHO, Rosita E. Removendo barreiras para a aprendizagem: educação inclusiva. 5ªed. Porto Alegre: mediação, 2000.

COOL, C. MARTIN, e; MAURI, t; miras, M; ONRUBIA, J. SOLÉ, I; ZABALA, A. O construtivismo na sala de aula. 6ª ed. São Paulo: Ática, 2006.

GARÉ, Ruth Maria Rodrigues. Educação Formal X Educação Não Formal: Diferentes Práticas de Ensino e a Construção de Identidades Surdas. f.218. Tese de Doutorado. Programa de Pós-Graduação. Doutorado em Educação. Universidade São Francisco. 2014.

GOFFMAN, Erving. Estigma- notas sobre a manipulação da identidade deteriorada. 4 ed. Rio de Janeiro: LTC, 1988.

HORNE, Marcia D. Attitudes toward handicapped students: professional, per and parent reactions. Hillsdale, New Jersey/ London: Lawrence Erlbaum Associates, publishers: 1985.

LIMA, Francisco José de. Questão de Postura ou de Taxonomia?uma proposta . Benjamin Constant (Rio de Janeiro), Rio de Janeiro, v. 15, p. 3-7, 2000a. Disponível em <http://www.ibc.gov.br/catid=4&itemid=57> Acesso em: 23 dez.2005.

LIMA. Ética e inclusão: o status da diferença. In MARTINS, L.A.R. et. al.(orgs) Inclusão – compartilhando saberes. Petrópolis, RJ: Vozes, 2006a.

LIMA. Inclusão escolar: algumas notas introdutórias. In MARTINS, L.A.R. et al.(orgs) Inclusão – compartilhando saberes. Petrópolis, RJ: Vozes, 2006b.

LUCENA, C.; MUSSI, J.Z.; LEYTON, D. “Aprender para ensinar” e a cultura surda. In: SANTOS, A.P. Caderno de texto diálogos entre arte e o público. Recife: Fundação de Cultura Cidade de Recife, 2010. p.61-65.

ONU. Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência (2007). Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência: Protocolo Facultativo à Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência: decreto legislativo nº 186, de 09 de julho de 2008: decreto nº 6.949, de 25 de agosto de 2009. -- 4. ed., rev. e atual. – Brasília: Secretaria de Direitos Humanos, Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência, 2011.

PERLIN, Gladis T.T. O ser e o estar sendo surdos: alteridade, diferença e identidade.f.156. Tese de Doutorado. Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. 2003.

PIETZAK, Julianne de Deus Corrêa; BARBOSA, Ana Clarisse Alencar. Currículo e didática na educação de surdos. Indaial: UNIASSELVI, 2018.

SASSAKI, Romeu Kazumi. Inclusão: acessibilidade no lazer, trabalho e educação. Revista Nacional de Reabilitação (Reação), São Paulo, Ano XII, mar./abr. 2009, p. 10-16.

SASSAKI, Romeu Kazumi. Nada sobre nós, sem nós: Da integração à inclusão – Parte 2.Revista Nacional de Reabilitação, ano X, n. 58, set./out. 2007, p.20-30.

SILVA, Maycon Breno Macena da; KRAU, Marcela Maria Toscano; PRESIDEU, Raissa Iane Góis; RODRIGUES, Lana Verônica de Aguiar; AYRES, Hermília Feitosa Junqueira. Estigma da surdez: uma barreira atitudinal a ser vencida na perspectiva da educação inclusiva. Anais do III Congresso Internacional de Educação Inclusiva & III Jornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva e Direitos Humanos (CINTEDI). Campina Grande - PB de 29 a 31 de Agosto de 2018. Universidade Federal de Campina Grande. Disponivel Acesso em 17 de jul. 2019.

TARDIF, Maurice. Saberes Docentes e formação profissional. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.

AUTOR, F. Educação Não Inclusiva: a trajetória das barreiras atitudinais nas dissertações de educação do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE/UFPE). 2012. 595f. Dissertação. Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade Federal de Pernambuco. Recife, 2012.

AUTOR, . Barreiras atitudinais e a recepção da pessoa com deficiência In NOBREGA, Andreza; RIBEIRO, Ernani; AUTOR, ; CARVALHO, Gabriela; BARROSM LILIANA; SASSAKI, Romeu Kazumi. Notas proêmias: acessibilidade comunicacional para produções culturais. Recife: Ed. Do Organizador, 2013.

AUTOR, F S.S.; LIMA, F. J. Barreiras atitudinais: obstáculos à pessoa com deficiência na escola. In: SOUZA, Olga Solange Herval. (Org.). Itinerários da Inclusão Escolar – Múltiplos Olhares, Saberes e Práticas. Canoas: Ulbra, 2008, p.23-32.

AUTOR, FS.S.; MEDEIROS, Leila Maria Vieira. Rompendo as barreiras atitudinais na escola: as contribuições de Vygotsky e Wallon. In: Menezes, Lúcia; VIEGAS, Moyselita; MENEZES, Zélia.. (Org.). Educação Território Multicultural. 01 ed. Recife: Libertas, 2010, v. 01.

AUTOR,. Plano Trienal (2019-2021) do Atendimento Educacional Especializado da EREM Guiomar Krause Gonçalves. (2019).

TRILLA, Jaume; GHANEM, Elie; ARANTES, Valeria Amorim(Org.). Educação Formal e Não-Formal: pontos e contrapontos. São Paulo: Summus, 2008.

ZABALA, Antoni. A prática Educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1988.

Téléchargements

Publiée

2020-12-28

Comment citer

Santos, F. T. (2020). Vivências e práticas em libras nos espaços de educação formal e não-formal: “nada sobre nós, sem nós”. RELLÍS - Revista De Estudos De Libras E Línguas De Sinais - ISSN 2763-5082, 1(1). Consulté à l’adresse https://periodicosonline.uems.br/index.php/estudosdelibras/article/view/4055