Políticas Educacionais para Surdos: O olhar na Educação Inclusiva versus Educação Bilíngue?
Visualizações: 554Palavras-chave:
Aluno Surdo, Bilíngue, Inclusão, Libras.Resumo
O artigo aborda a inclusão do aluno surdo no ambiente escolar, preocupando-se com todas as grandezas do ser humano e as aprendizagens dos alunos surdos; além disso, esta pesquisa propõe um olhar sobre a educação bilíngue versus educação inclusiva. Para tanto, foi realizado um estudo bibliográfico e, para fundamentar o artigo foram considerados os trabalhos de Sacks (1998), Fernandes (2003), Skliar (1997), Quadros (2006), entre outros. Entende-se com esta pesquisa as possibilidades e dificuldades encontradas para a inserção do aluno surdo no ambiente escolar, bem como os desafios pelos quais passam profissionais, intérpretes e professores ao lidarem com esses alunos “diferentes”, por terem a fluência da língua brasileira de sinais (Libras) para comunicarem-se.