Coordenação e subordinação adverbial

contribuições da sintaxe gerativa para o ensino do período composto

Visualizações: 528

Authors

DOI:

https://doi.org/10.61389/rel.v2i2.5795

Abstract

RESUMO: Este artigo propõe uma abordagem de sala de aula que utilize a metodologia da Gramática Gerativa para a classificação das orações coordenadas e subordinadas adverbiais de valores semânticos semelhantes. Ao analisar três coleções de livros didáticos do Ensino Fundamental – Anos Finais, foi constatado que os critérios apresentados aos alunos para a classificação das orações no período composto são, prioritariamente, semânticos, com foco para o valor das conjunções coordenativas e subordinativas. Sugere-se, então, para auxiliar o trabalho do docente de língua portuguesa, ferramentas que olham para a estrutura das orações, priorizando trazer à tona o conhecimento inato do alunado para uma análise crítica e reflexiva da língua.

Published

2022-02-27 — Updated on 2022-02-27

Versions

How to Cite

Souza de Paula, W. M. (2022). Coordenação e subordinação adverbial: contribuições da sintaxe gerativa para o ensino do período composto. REVISTA ESTUDOS EM LETRAS, 2(2). https://doi.org/10.61389/rel.v2i2.5795

Issue

Section

Artigos