Sobre a Revista

Foco e Escopo

A Revista “Desenvolvimento, Fronteiras e Cidadania” é expressão das atividades realizadas pelo Programa de Pós-Graduação (Mestrado) em Desenvolvimento Regional e de Sistemas Produtivos (PPGDRS) da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Unidade de Ponta Porã. As características do PPGDRS se manifestam na construção da Revista: a localização geográfica na fronteira entre Brasil e Paraguai, bem como os diálogos dentro do horizonte das Humanidades acerca do fenômeno do desenvolvimento. Logo, as pretensões de abordagens partem do pressuposto de que o Desenvolvimento pode ser enfocado a partir de inúmeras e inesgotáveis perspectivas reflexivas e analíticas como, no caso específico, na relação indissociável com as diferentes fronteiras na regionalização das estratégias para o desenvolvimento e com a possibilidade de se conceber a cidadania enquanto inerente ao desenvolvimento humano. Por conseguinte, a Revista constitui-se por meio da multidisciplinaridade que emerge na aproximação necessária entre diferentes campos do saber. Trata-se da abertura para o conjunto das Ciências Humanas e das Ciências Sociais Aplicadas, considerando que o desenrolar das pesquisas deve convergir para as problemáticas do desenvolvimento. E, neste caso, a Revista publica trabalhos teóricos e/ou empíricos, os quais podem ser estruturados a partir de revisões bibliográficas e de construções de dados secundários com base em pesquisas empíricas. ISSN 2594-5815
 

Processo de Avaliação pelos Pares

A avaliação dos textos submetidos à revista "Desenvolvimento, Fronteiras e Cidadania" obedece os seguintes critérios:

1- Os trabalhos são submetidos normalmente para dois pareceristas; caso haja disensso quanto à avaliação, um terceiro parecerista será selecionado, responsável pelo veredito final.

2- Julga-se os documentos com base nos seguintes critérios: (i) adequação ao escopo da revista, (ii) relevância para publicação, (iii) formatação do texto de acordo com as diretrizes da revista, (iv) bibliografia relevante e/ou atualizada, (v) coerência teórica, (vi) coerência metodológica, (vii) coerência e coesão textual e (viii) discussão adequada entre dados empíricos e teóricos, quando for o caso.

3- O tempo padrão para conclusão da avaliação dos trabalhos é de um mês após o aceite por parte dos pareceristas.

4- O avaliadores (pareceristas) da revista são recrutados pelos membros do Conselho Editorial, considerando a titulação e formação acadêmica, bem como o trânsito em áreas de interesse da revista.

 

 

Periodicidade

Semestral

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.