Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista DESENVOLVIMENTO, FRONTEIRAS E CIDADANIA?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

A revista "Desenvolvimento, Fronteiras e Cidadania" considerará para publicação trabalhos sob a forma de dossiê, artigos inéditos, entrevistas e resenhas de livros publicados a no máximo dez (10) anos.

Dossiê: um conjunto de trabalhos que dialogam em torno de uma temática comum previamente apresentada pela Revista. O dossiê poderá ser dedicado a divulgação de trabalhos de eventos como, por exemplo, resumos, resumos expandidos e artigos, os quais deverão ser apresentados com título centralizado seguido na linha abaixo pelos nomes dos autores Os resumos deverão conter entre 150 e 250 palavras. O resumo expandido deverá ocupar, no mínimo, três e, no máximo, oito laudas, incluindo Texto, Tabelas e/ou Figuras. Os artigos seguem as normas dos artigos para a Revista.

Artigos: deverão ter entre doze e vinte e cinco laudas e possuir resumo de no máximo 250 palavras (em espaçamento simples) de três a cinco palavras-chave, além do resumo e palavras-chave em língua estrangeira (inglês, espanhol, ou guarani).

Entrevistas: deverão ter no máximo dez laudas.

Resenhas: deverão ter de três a cinco laudas e não deve conter título, apenas a referência completa da obra resenhada (não contém resumo).
Resumos de teses e dissertações: deverão conter no máximo vinte laudas, e possuir um resumo de no máximo 250 palavras e três palavras-chave.

Todos os textos deverão ser digitados em Fonte Times New Roman, tamanho 12, alinhamento justificado. Espaçamento entre linhas 1,5, margens superior e esquerda 3,0 cm e inferior e direita 2,0 cm. O título deverá estar em negrito, caixa alta, tamanho 14, centralizado. O nome do autor deve vir abaixo do título alinhado à direita. As demais informações como a instituição, titulação e e-mail, deverão constar em nota de rodapé. Deverão ser evitadas notas de rodapé no corpo do texto, utilizadas quando estritamente necessárias e de maneira sucinta.
Idiomas: O periódico aceita trabalhos em Português e Espanhol.
Resumos e Abstracts: É recomendado que o autor inclua 1(uma) versão do resumo em Português e outra em Inglês. Obs: Por complemento os resumos podem ainda ser redigidos em Espanhol e/ou Guarani.

Citações:
Citações indiretas serão integradas ao texto, juntamente com a identificação (Autor/Ano da publicação). Citações diretas curtas (até três linhas) integrarão o corpo do texto, entre aspas, apresentando a identificação (Autor, Ano da publicação, Indicação da página). Citações diretas longas (mais de três linhas) serão separadas do texto, recuadas 4 cm à direita, apresentando a identificação (Autor, Ano da publicação, Indicação da página), com espaçamento simples.
Referências bibliográficas: deverão ser colocadas em espaçamento simples.
Obras completas: SOBRENOME, Nome. Título. Cidade: Editora, ano.
Ex: DAVIS, Natalie Zemon. Nas Margens: três mulheres do século XVII. Trad. Hildegard Feist. São Paulo: Companhia das Letras, 1997.
Capítulo de livro: SOBRENOME, Nome. Título do Capítulo. In: título do livro em negrito. Tradução. Edição, cidade: editora, ano, página.
Ex: PAULSONS, Susan. Sexo e gênero através das culturas. In: ADELMAN, Miriam; SILVESTRIN, Celsi Brönstrup. (Org.) Gênero Plural: um debate interdisciplinar. Curitiba, PR: Ed. UFPR, 2002.
Periódicos: SOBRENOME, Nome. Título do artigo. Título do periódico em negrito. Cidade\Estado: editora, vol., fascículo, p. x-y, ano.
Ex: ARAÚJO, Joel. O negro na dramaturgia, um caso exemplar da decadência do mito da democracia racial brasileira. Revista Estudos Feministas. Santa Catarina: UFSC, vol.16 n. 3, p. 979-985, 2008.
Demais situações deverão seguir as normas da ABNT.
Caso o trabalho ou pesquisa tenha apoio financeiro este deverá ser mencionado.

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  2. O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word (doc ou docx).
  3. URLs para as referências foram informadas quando possível.
  4. O texto está em espaço 1,5; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  5. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  6. Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.
 

Declaração de Direito Autoral

Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:

Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob aCreative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.

Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.

Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.