OS ESPAÇOS CULTURAIS E SEU PAPEL NA RESSIGNIFICAÇÃO DA EDUCAÇÃO

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Autores

  • Noellen Silva Amorim Feuser UEMS
  • Aslan Viana de Lira da Anunciação
  • Carlos Otávio Zamberlan

Resumo

As exigências contemporâneas para o desenvolvimento nacional salientam a necessidade de melhorias emergenciais na educação e práticas educativas alternativas que proporcionem a formação de cidadãos preparados para os desafios do século XXI. Este trabalho levanta uma discussão sobre a utilização de métodos não formais de ensino como forma de corresponder aos paradigmas, necessidades e a maneira de pensar da modernidade. O objetivo é identificar o modo como os diretores das escolas municipais de Ponta Porã/MS (Brasil), cidade conurbada com Pedro Juan Caballero (Paraguai), percebem a educação não formal na complementariedade da educação tradicional/ formal, especialmente com o uso de espaços culturais. Os dados foram coletados pelo método qualitativo grupo focal e para análise de informação foi utilizada a técnica de análise de discurso. Os resultados revelaram que o ensino formal aliado aos espaços não formais pode contribuir no processo de efetivação de uma educação de qualidade.

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Publicado

2020-05-03

Como Citar

Silva Amorim Feuser, N., Viana de Lira da Anunciação, A., & Otávio Zamberlan, C. (2020). OS ESPAÇOS CULTURAIS E SEU PAPEL NA RESSIGNIFICAÇÃO DA EDUCAÇÃO. DESENVOLVIMENTO, FRONTEIRAS E CIDADANIA, 4(5), 43–61. Recuperado de https://periodicosonline.uems.br/index.php/fronteiracidadania/article/view/4146

Edição

Seção

Artigos