CONSIDERAÇÕES SOBRE O PROCESSO DE CAPTAÇÃO E DISTRIBUIÇÃO DA ÁGUA PARA A POPULAÇÃO DA CIDADE DE CANOINHAS (SC)
Visualizações: 849Resumo
A água como elemento natural indispensável para toda vida no Planeta Terra merece e precisa ser tratada com zelo e reconhecida como um bem comum de todos. As características físico-químicas da água implicam diretamente na qualidade de vida das pessoas e da biota. Por isso, é fundamental que todos tenham acesso a água em quantidade e de boa qualidade. De maneira geral, a qualidade está sendo gradativa e negativamente afetada em decorrência de produtos nocivos ambientalmente, sejam das indústrias, agricultura pelo uso intensivo de agrotóxicos ou em outras atividades produtivas. O objetivo do presente estudo foi analisar os processos de captação, tratamento e distribuição da água para a população da cidade de Canoinhas, Santa Catarina e para tal, foi realizada uma pesquisa de caráter exploratório e descritivo, no ano de 2019. No referido município, tais processos são executados pela Companhia Catarinense de Águas e Saneamento do Estado de Santa Catarina (CASAN). Após a captação, a água é tratada e distribuída pela referida Companhia para o consumo humano e demais usos para a cidade sob enfoque. A pesquisa apontou para a importância fundamental e estratégica do Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Canoinhas, no sentido de ser o agente mobilizador e articulador de ações e intervenções teóricas de Educação Ambiental, incentivando os usuários de água e a sociedade em geral para práticas de gestão sustentável dos bens naturais, principalmente da água.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob aCreative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.