O TRABALHO COLETIVO PEDAGÓGICO E OS FATORES PARA SUA NÃO EFETIVAÇÃO

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Autores

  • Marsiel Pacífico Universidade Federal do Amazonas http://orcid.org/0000-0002-2013-2073
  • Ana Carolina Dias Universidade Estadual de Ponta Grossa
  • Thaís Cristina Almeida Universidade Estadual de Ponta Grossa

Resumo

O presente artigo busca, por meio de revisão bibliográfica, destacar o sentido e o potencial humanizador de um trabalho coletivizado em um sentido amplo e em sua especificidade enquanto trabalho coletivo pedagógico; para tal assume-se uma perspectiva ontológica do trabalho a partir do referencial teórico do materialismo histórico dialético. Admitindo que a consciência da importância emancipadora do trabalho coletivo é comumente compartilhada no ambiente escolar, posteriormente o artigo se presta a compreender quais são os fatores que impedem que o trabalho coletivo pedagógico se efetive, visto que a prática escolar é costumeiramente feita em um sentido inverso, prevalecendo práticas individuais e isoladas. Dado a complexidade dos fatores e pelas especificidades de cada uma das funções exercidas no ambiente escolar, a título de análise distinguem-se quatro sujeitos distintos: o diretor escolar, o coordenador pedagógico, a equipe docente e a escola. Conclui-se que a intensificação do trabalho docente, a burocratização e a lógica do individualismo e da competição estabelecem forças que prejudicam a coletivização do trabalho.

Biografia do Autor

Marsiel Pacífico, Universidade Federal do Amazonas

Doutor em Educação pela UFSCar, Professor Adjunto da UFAM vinculado ao Departamento de Métodos e Técnicas da FACED

Ana Carolina Dias, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Pedagoga graduada pela Universidade Estadual de Ponta Grossa

Thaís Cristina Almeida, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Pedagoga graduada pela Universidade Estadual de Ponta Grossa

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Publicado

2019-10-01

Como Citar

Pacífico, M., Dias, A. C., & Almeida, T. C. (2019). O TRABALHO COLETIVO PEDAGÓGICO E OS FATORES PARA SUA NÃO EFETIVAÇÃO. IPÊ ROXO, 1(1), 29–47. Recuperado de https://periodicosonline.uems.br/index.php/iperoxo/article/view/3430

Edição

Seção

Artigos