O TRABALHO COLETIVO PEDAGÓGICO E OS FATORES PARA SUA NÃO EFETIVAÇÃO

Visualizações: 1192

Auteurs

  • Marsiel Pacífico Universidade Federal do Amazonas http://orcid.org/0000-0002-2013-2073
  • Ana Carolina Dias Universidade Estadual de Ponta Grossa
  • Thaís Cristina Almeida Universidade Estadual de Ponta Grossa

Résumé

O presente artigo busca, por meio de revisão bibliográfica, destacar o sentido e o potencial humanizador de um trabalho coletivizado em um sentido amplo e em sua especificidade enquanto trabalho coletivo pedagógico; para tal assume-se uma perspectiva ontológica do trabalho a partir do referencial teórico do materialismo histórico dialético. Admitindo que a consciência da importância emancipadora do trabalho coletivo é comumente compartilhada no ambiente escolar, posteriormente o artigo se presta a compreender quais são os fatores que impedem que o trabalho coletivo pedagógico se efetive, visto que a prática escolar é costumeiramente feita em um sentido inverso, prevalecendo práticas individuais e isoladas. Dado a complexidade dos fatores e pelas especificidades de cada uma das funções exercidas no ambiente escolar, a título de análise distinguem-se quatro sujeitos distintos: o diretor escolar, o coordenador pedagógico, a equipe docente e a escola. Conclui-se que a intensificação do trabalho docente, a burocratização e a lógica do individualismo e da competição estabelecem forças que prejudicam a coletivização do trabalho.

Bibliographies de l'auteur

Marsiel Pacífico, Universidade Federal do Amazonas

Doutor em Educação pela UFSCar, Professor Adjunto da UFAM vinculado ao Departamento de Métodos e Técnicas da FACED

Ana Carolina Dias, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Pedagoga graduada pela Universidade Estadual de Ponta Grossa

Thaís Cristina Almeida, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Pedagoga graduada pela Universidade Estadual de Ponta Grossa

Références

ALONSO, M. O Trabalho Coletivo na Escola. In: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Formação de Gestores Escolares para a Utilização de Tecnologias de Informação e Comunicação. PUC-SP, 2002. p. 23-28.

BUENO, J. G. S. Função social da escola e organização do trabalho pedagógico. Educar rev. 2001, n.17, p.101-110. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/er/n17/n17a08.pdf>. Acesso em: 6 set. 2018.

BARRÈRE, A. Controlar ou avaliar o trabalho docente? Estratégias dos diretores numa organização escolar híbrida. Revista Brasileira de Educação, 2013. p. 285-491. Disponível em: http://www.redalyc.org/html/275/27527553003/. Acesso em: 6 set. 2018.

BARZOTTO, G. L.; CONCEIÇÃO, C. M. C. O pedagogo como articulador da prática pedagógica. 2010. Disponível em: <http://www.diaadiaeduc acao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2010/2010_unio este_ped_artigo_gislene_lucia_barzotto.pdf>. Acesso em: 30 set. 2018.

CUNHA, R. C. O. B.; OMETTO, C. B. de C. N.; PRADO, G. do V. T. Trabalho docente coletivo e coordenação pedagógica: entre a heterogeneidade do cotidiano e um projeto de formação de professores. In: Rev. educ. PUC-Camp, p. 171- 179, maio/ago., 2013.

FUSARI, J. C.. A Construção da Proposta Educacional e do Trabalho Coletivo na Unidade Escolar. In: BORGES, Abel S. et al. A autonomia e a qualidade do ensino na escola pública. São Paulo: FDE, 1992, p. 69-77.

HADDAD, C. R. Políticas para o trabalho dos pedagogos na rede estadual de ensino do Paraná (2004-2015): intensificação, burocracia e possibilidades de superação. 2016, 322 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Tuiuti do Paraná, Curitiba, 2016.

MENDONÇA, S. G. L. A crise de sentidos e significados na escola: a contribuição do olhar sociológico. Cadernos CEDES. Centro de Estudos Educação e Sociedade, v. 31, n. 85, p. 341-357, 2011. Disponível em: <http://hdl.handle.net/11449/28267>. Acesso em: 7 set. 2018.

OLIVEIRA, M. A. M (org.). Gestão educacional: novos olhares, novas abordagens. 5. ed. Petrópolis: Vozes, 2008.

PACÍFICO, M. O espetáculo de si como tônica da vida no contexto da sociedade excitada. 2017, 205 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2017.

PARO, V. H. Gestão escolar, democracia e qualidade de ensino. São Paulo: Ática, 2007.

PINTO, U. A. Pedagogia e pedagogos escolares. 2006. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2006. Disponível em: <http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-22062007-095259/pt-br.php>. Acesso em: 29 set. 2018.

PONTA GROSSA. Lei Nº 12.269, de 02 de set. de 2015. DISPÕE SOBRE O PLANO DE EMPREGOS, CARREIRA E REMUNERAÇÃO DO MAGISTÉRIO PÚBLICO MUNICIPAL DE PONTA GROSSA, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS. Ponta Grossa, PR, set. 2015. Disponível em: <http://leismunicipa.is/mpofu>. Acesso em: 6 set. 2018.

SAMPAIO, M. das M. F.; MARIN, A. J. Precarização do trabalho docente e seus efeitos sobre as práticas curriculares. Educ. Soc. Campinas, v. 25, n. 89, p. 1203-1225, set./dez. 2004.

TARDIF, M; LESSARD, C. O trabalho docente hoje: elementos para um quadro de análise. In: ______. O trabalho docente: elementos para uma teoria da docência como profissão de interações humanas. Trad. João Batista Kreuch. Petrópolis-RJ: Vozes, 2005.

VARANI, A. “A configuração do processo de constituição do trabalho docente coletivo”. IN: VARANI, Adriana. Da constituição do trabalho docente coletivo: re-existência docente na descontinuidade das políticas educacionais. 2005. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, São Paulo.

VIRIATO, E. O. O diretor e a construção do trabalho coletivo na escola pública. Campinas, SP: Universidade Estadual de Campinas. 1995.

ZIBAS, D. M. L. Ressignificando a reforma do Ensino Médio: o discurso oficial e os filtros institucionais. In: ZIBAS, Dagmar M. L., AGUIAR, Marcia A. & BUENO, Maria Sylvia S., orgs. O Ensino Médio e a reforma da educação básica. Brasília: Plano Editora, 2002, p. 71-92.

Téléchargements

Publiée

2019-10-01

Comment citer

Pacífico, M., Dias, A. C., & Almeida, T. C. (2019). O TRABALHO COLETIVO PEDAGÓGICO E OS FATORES PARA SUA NÃO EFETIVAÇÃO. IPÊ ROXO, 1(1), 29–47. Consulté à l’adresse https://periodicosonline.uems.br/index.php/iperoxo/article/view/3430

Numéro

Rubrique

Artigos