“SE PODES VER, REPARA”: A (RE)EDUCAÇÃO DO OLHAR EM CENA

Autores

  • Alaide de Oliveira Cabanha ULBRA
  • Igor Linhares de Carvalho UNESP
  • Viviane Soares Vilasanti

Resumo

Após a palestra online "Teoria Crítica, Cinema e Escola: Aportes Teórico-Metodológicos", ministrada pela Dra. Helga Caroline Peres no primeiro encontro do “I Seminário de Pesquisa em Teoria Crítica e Educação”, em 31 de maio de 2021, os integrantes do grupo de estudo TCEducS - Teoria Crítica, Educação e Sociedade da UEMS - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Alaíde de Oliveira Cabanha e Igor Linhares de Carvalho, sob a orientação da Professora Viviane Soares Vilasanti, realizaram uma entrevista com a palestrante.A entrevista abarcou nove questionamentos, os quais tiveram como cerne a relação entre linguagem cinematográfica e formação estética na escola, oportunizando à entrevistada compartilhar os resultados de sua Tese de Doutorado, concluída em fevereiro de 2021, cuja metodologia contemplou a realização de intervenções pedagógicas em uma sala de aula do 5º ano do Ensino Fundamental, mediante a apresentação e discussão crítico-reflexiva de produções cinematográficas. Para realizar a pesquisa, Helga teve como ponto de partida o seguinte questionamento: poderia a apropriação da linguagem cinematográfica na escola ser ressignificada na direção de uma formação estético-cultural voltada para a reeducação do olhar?

Biografia do Autor

Viviane Soares Vilasanti

Teoria Crítica

Downloads

Publicado

21/10/2021

Como Citar

Cabanha, A. de O., de Carvalho, I. L., & Soares Vilasanti, V. (2021). “SE PODES VER, REPARA”: A (RE)EDUCAÇÃO DO OLHAR EM CENA. IPÊ ROXO, 3(1), 108–124. Recuperado de https://periodicosonline.uems.br/index.php/iperoxo/article/view/6509

Edição

Seção

Entrevistas