“SE PODES VER, REPARA”: A (RE)EDUCAÇÃO DO OLHAR EM CENA
Visualizações: 203DOI:
https://doi.org/10.61389/iproxo.v3i1.6509Abstract
Após a palestra online "Teoria Crítica, Cinema e Escola: Aportes Teórico-Metodológicos", ministrada pela Dra. Helga Caroline Peres no primeiro encontro do “I Seminário de Pesquisa em Teoria Crítica e Educação”, em 31 de maio de 2021, os integrantes do grupo de estudo TCEducS - Teoria Crítica, Educação e Sociedade da UEMS - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Alaíde de Oliveira Cabanha e Igor Linhares de Carvalho, sob a orientação da Professora Viviane Soares Vilasanti, realizaram uma entrevista com a palestrante.A entrevista abarcou nove questionamentos, os quais tiveram como cerne a relação entre linguagem cinematográfica e formação estética na escola, oportunizando à entrevistada compartilhar os resultados de sua Tese de Doutorado, concluída em fevereiro de 2021, cuja metodologia contemplou a realização de intervenções pedagógicas em uma sala de aula do 5º ano do Ensino Fundamental, mediante a apresentação e discussão crítico-reflexiva de produções cinematográficas. Para realizar a pesquisa, Helga teve como ponto de partida o seguinte questionamento: poderia a apropriação da linguagem cinematográfica na escola ser ressignificada na direção de uma formação estético-cultural voltada para a reeducação do olhar?
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution [ESPECIFICAR TEMPO AQUI] após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista;
b. autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
c. autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.