ANÁLISE E INTERVENÇÃO DA AQUISIÇÃO TARDIA DA LIBRAS NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO BILÍNGUE DE SURDOS

Visualizações: 471

Authors

DOI:

https://doi.org/10.61389/iproxo.v4i1.6980

Keywords:

Literacy. Brazilian Sign Language/Portuguese Language. Deaf person.

Abstract

This article emerged from an experience as a pedagogue, specifically
aimed at working with a deaf student, in which difficulties led to
research and reflection on the practice. Thus, this work aims to analyze
the effects of late language acquisition on the deaf person's
development in the literacy and socialization process at school. The
action research with a class from the 4th year of elementary school, of
which the student was a part, went through the stages of recognition
in the field; application of activities; open interviews; and evaluation,
with records in field diaries. The results show the interest of the school
community in learning Libras and the difficulties in language acquisition
for the student's literacy, which points to the need to expand the debate
and promote affirmative inclusive actions.

Author Biographies

Kátia Cristina Aragão, Faculdade São Luís de França

Graduação em Pedagogia e Pós graduação em LIBRAS: Língua Brasileira de Sinais - Educação Especial. Experiencia em sala multifuncional trabalhando com alunos com deficiência e construções semelhantes. Visando ampliar habilidades , promover autonomia, participação e acessibilidade na sala de aula do ensino regular e na comunidade escolar. Experiencia como pedagoga com alunos surdos e ouvintes. Atuando em sala de aula regular no planejamento, elaboração, produção e execução de plano de atendimento educacional especializado. Experiencia na organização, coordenação e administração de eventos em gerais.

Edivaldo da Silva Costa, Universidade Federal de Sergipe

Doutor em Educação, mestre em Ensino de Ciências e Matemática e graduado em Química Licenciatura pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Especialista em Língua Brasileira de Sinais (Libras) e em Atendimento Educacional Especializado (AEE) pela Faculdade São Luís de França (FSLF). Atualmente, Professor Adjunto do Departamento de Letras Libras (DELI) no Curso de Graduação em Letras Libras Licenciatura da Universidade Federal de Sergipe.

Ann Letícia Aragão Guarany, Universidade Federal de Sergipe

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Sergipe (PPGED/UFS). Mestra em Educação (PPGED/UFS). Especialista em Didática e Metodologia do Ensino Superior (FSLF). Licenciada em Ciências Biológicas - UFS. Atua como Técnica em Assuntos Educacionais no serviço público federal. Pesquisa na área de prática pedagógica, formação de professores e currículo.

References

ARAÚJO, C. C. M.; LACERDA, C. B. F.. Esferas de atividade simbólica e a construção

de conhecimento pela criança surda. Revista Brasileira de Educação Especial, 2008.

BALDISSERA, A. Pesquisa-ação: Uma metodologia do “conhecer” e do “agira” coletivo.

Sociedade em Debate, Pelotas, 7 (23):5-25, Agosto/2001.

FERNANDES, C. C.; ROMEIRO, C. A. A contribuição da datilologia como estratégia

metodológica no processo de alfabetização. Revista Diálogos. V. 4, N. 1, 2016.

GÓES, M. C. R. Linguagem, surdez e educação. São Paulo: Autores Associados, 1996.

JEREMIAS, D. do A. Alfabetização de surdos por uma prática alinhada ao modelo

ideológico de letramento. Revista Linguagens & Letramentos, Cajazeiras - Paraíba. v.3,

nº 1, Jan -Jun, 2018.

LACERDA, C. B. F. Um pouco da história das diferentes abordagens na educação dos

surdos. Cadernos Cedes, Campinas, v. 19, n. 46, 1998, p. 68-80.

LACERDA, C. B. F. A prática pedagógica mediada (também) pela língua de sinais:

Trabalhando com sujeitos surdos. Cadernos Cedes, v.20 n.50 Campinas Apr. 2000.

LACERDA, C. B. F. A inclusão escolar de alunos surdos: o que dizem alunos, professores

e intérpretes sobre esta experiência. Cadernos Cedes, v. 26, n.69 Campinas, 2006.

LEITE, T. de A. Língua, Identidade e Educação de Surdos. Ponto Urbe [Online], 2 |

Disponível em: http:// journals.openedition.org/pontourbe/1912 ; DOI :

4000/pontourbe.1912. Acessado em: 20 de fevereiro de 2020

MINAYO, M. C. de S. Pesquisa Social: Teoria, método e criatividade. Petrópolis, Vozes,

PETITTO, L. A. et al. The Bilingual Paradox: How signing-speaking bilingual children

help us to resolve it and teach us about the brain’s mechanisms underlying all langyage

acquisition. Learning Languages, v. 8, n. 3 p. 5-18, 2003. Disponível em: http://www.

dartmouth,edu/ Ipetitto/Largequick.html. Acessado em: 29 de janeiro de 2020.

ROSSI, T.R.F. Um processo em direção ao bilingüismo. In: LACERDA, C.B.F.;

NAKAMURA, H.; LIMA, M.C. (Org.). Fonoaudiologia: surdez e abordagem bilíngüe.

São Paulo: Plexus, 2000. p. 99-102.

SACKS, O. Vendo vozes: uma jornada pelo mundo dos surdos. Rio de Janeiro: Imago,

SANTOS, B. de S. Um discurso sobre as ciências. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2006.

SANTOS, R. M. et. al. Os desafios de alfabetizar alunos surdos na sala de ensino regular.

Anais do II CINTEDI – Congresso Internacional de Educação Inclusiva, Campo Grande,

Disponível em: https://editorarealize.com.br/revistas/cintedi/

trabalhos/TRABALHOEV060MD1SA12ID326513102016184204.pdf. Acessado em: 20

de novembro de 2019.

SALGADO, M.; SILVA, D. J. da. Análises de pesquisas sobre a Educação Especial

Inclusiva: a (in)diferenciação e o preconceito. Olhar de Professor, v. 23, p. 1-13, 21 out.

SIGOLO, C.; LACERDA, C. B. F. Da suspeita à intervenção em surdez: caracterização

deste processo na região de Campinas/SP. Revista Jornal da Sociedade Brasileira de

Fonoaudiologia. n.23, Vol. 1, Mar 2011.

SOARES, M. Letramento e escolarização: as muitas facetas. Trabalho apresentado no GT

Alfabetização, Leitura e Escrita, durante a 26ª Reunião Anual da ANPED, realizada em

Poços de Caldas, MG, de 5 a 8 de outubro de 2003. Revista de Educação, n.25 Jan /Fev

/Mar /Abr 2004.

TRIPP, D. Pesquisa-ação: uma introdução metodológica. Educação e Pesquisa, São

Paulo, v. 31, n. 3, p. 443-466, set./dez. 2005.

Published

2022-05-11

How to Cite

Cristina Aragão, K., da Silva Costa, E., & Aragão Guarany, A. L. . (2022). ANÁLISE E INTERVENÇÃO DA AQUISIÇÃO TARDIA DA LIBRAS NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO BILÍNGUE DE SURDOS. IPÊ ROXO, 4(1). https://doi.org/10.61389/iproxo.v4i1.6980

Issue

Section

Artigos