ANÁLISE E INTERVENÇÃO DA AQUISIÇÃO TARDIA DA LIBRAS NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO BILÍNGUE DE SURDOS
Visualizações: 546DOI:
https://doi.org/10.61389/iproxo.v4i1.6980Keywords:
Literacy. Brazilian Sign Language/Portuguese Language. Deaf person.Abstract
This article emerged from an experience as a pedagogue, specifically
aimed at working with a deaf student, in which difficulties led to
research and reflection on the practice. Thus, this work aims to analyze
the effects of late language acquisition on the deaf person's
development in the literacy and socialization process at school. The
action research with a class from the 4th year of elementary school, of
which the student was a part, went through the stages of recognition
in the field; application of activities; open interviews; and evaluation,
with records in field diaries. The results show the interest of the school
community in learning Libras and the difficulties in language acquisition
for the student's literacy, which points to the need to expand the debate
and promote affirmative inclusive actions.
References
ARAÚJO, C. C. M.; LACERDA, C. B. F.. Esferas de atividade simbólica e a construção
de conhecimento pela criança surda. Revista Brasileira de Educação Especial, 2008.
BALDISSERA, A. Pesquisa-ação: Uma metodologia do “conhecer” e do “agira” coletivo.
Sociedade em Debate, Pelotas, 7 (23):5-25, Agosto/2001.
FERNANDES, C. C.; ROMEIRO, C. A. A contribuição da datilologia como estratégia
metodológica no processo de alfabetização. Revista Diálogos. V. 4, N. 1, 2016.
GÓES, M. C. R. Linguagem, surdez e educação. São Paulo: Autores Associados, 1996.
JEREMIAS, D. do A. Alfabetização de surdos por uma prática alinhada ao modelo
ideológico de letramento. Revista Linguagens & Letramentos, Cajazeiras - Paraíba. v.3,
nº 1, Jan -Jun, 2018.
LACERDA, C. B. F. Um pouco da história das diferentes abordagens na educação dos
surdos. Cadernos Cedes, Campinas, v. 19, n. 46, 1998, p. 68-80.
LACERDA, C. B. F. A prática pedagógica mediada (também) pela língua de sinais:
Trabalhando com sujeitos surdos. Cadernos Cedes, v.20 n.50 Campinas Apr. 2000.
LACERDA, C. B. F. A inclusão escolar de alunos surdos: o que dizem alunos, professores
e intérpretes sobre esta experiência. Cadernos Cedes, v. 26, n.69 Campinas, 2006.
LEITE, T. de A. Língua, Identidade e Educação de Surdos. Ponto Urbe [Online], 2 |
Disponível em: http:// journals.openedition.org/pontourbe/1912 ; DOI :
4000/pontourbe.1912. Acessado em: 20 de fevereiro de 2020
MINAYO, M. C. de S. Pesquisa Social: Teoria, método e criatividade. Petrópolis, Vozes,
PETITTO, L. A. et al. The Bilingual Paradox: How signing-speaking bilingual children
help us to resolve it and teach us about the brain’s mechanisms underlying all langyage
acquisition. Learning Languages, v. 8, n. 3 p. 5-18, 2003. Disponível em: http://www.
dartmouth,edu/ Ipetitto/Largequick.html. Acessado em: 29 de janeiro de 2020.
ROSSI, T.R.F. Um processo em direção ao bilingüismo. In: LACERDA, C.B.F.;
NAKAMURA, H.; LIMA, M.C. (Org.). Fonoaudiologia: surdez e abordagem bilíngüe.
São Paulo: Plexus, 2000. p. 99-102.
SACKS, O. Vendo vozes: uma jornada pelo mundo dos surdos. Rio de Janeiro: Imago,
SANTOS, B. de S. Um discurso sobre as ciências. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2006.
SANTOS, R. M. et. al. Os desafios de alfabetizar alunos surdos na sala de ensino regular.
Anais do II CINTEDI – Congresso Internacional de Educação Inclusiva, Campo Grande,
Disponível em: https://editorarealize.com.br/revistas/cintedi/
trabalhos/TRABALHOEV060MD1SA12ID326513102016184204.pdf. Acessado em: 20
de novembro de 2019.
SALGADO, M.; SILVA, D. J. da. Análises de pesquisas sobre a Educação Especial
Inclusiva: a (in)diferenciação e o preconceito. Olhar de Professor, v. 23, p. 1-13, 21 out.
SIGOLO, C.; LACERDA, C. B. F. Da suspeita à intervenção em surdez: caracterização
deste processo na região de Campinas/SP. Revista Jornal da Sociedade Brasileira de
Fonoaudiologia. n.23, Vol. 1, Mar 2011.
SOARES, M. Letramento e escolarização: as muitas facetas. Trabalho apresentado no GT
Alfabetização, Leitura e Escrita, durante a 26ª Reunião Anual da ANPED, realizada em
Poços de Caldas, MG, de 5 a 8 de outubro de 2003. Revista de Educação, n.25 Jan /Fev
/Mar /Abr 2004.
TRIPP, D. Pesquisa-ação: uma introdução metodológica. Educação e Pesquisa, São
Paulo, v. 31, n. 3, p. 443-466, set./dez. 2005.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution [ESPECIFICAR TEMPO AQUI] após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista;
b. autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
c. autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.