O Método Halliwick de Natação
uma revisão bibliográfica
Visualizações: 1718DOI:
https://doi.org/10.61389/iproxo.v4i1.7024Palabras clave:
Educação Especial, Educação Física, Deficiência Visual, Método HalliwickResumen
A natação é um dos desportos mais completos e mais acessíveis a todo o gênero de pessoas. Os benefícios da natação para deficiente visual estão relacionados ao desenvolvimento social, cognitivo, motor e afetivo. O presente artigo objetivou, por revisão bibliográfica, analisar o programa dos dez pontos do Método Halliwick de natação em crianças com Deficiência Visual, enfatizando principalmente os benefícios obtidos com esta realidade instaurada, nas dimensões cognitivas, afetivas e motoras dessas crianças em ambiente aquático. A água permite as pessoas realizem movimentos incríveis que se fossem feitos no solo seriam de maior dificuldade e executados por poucos, a água também proporciona às pessoas com deficiência inúmeros benefícios como: reeducação e estimulação de músculos paralisados, fortalecimento da musculatura que auxilia na postura, alivio de dores, trabalho de
força sem preocupações com atrito, intervenção perceptivo-motora, independência na mobilidade, entre outras. Sendo assim, os procedimentos metodológicos adotados foram aplicados em crianças de sete a treze anos de idade.
Citas
ASSOCIAÇÃO BRASIL HALLIWICK. Hallwick. 2010. Disponível em: <http://www.halliwick.com.br/>. Acessado em: 28/06/2021.
ASSOCIATION OF SWIMMING THERAPY (A.S.T). Natação para Deficientes. São Paulo: Manole, 1986.
ASSOCIATION OF SWIMMING THERAPY (A.S.T). Natação para Deficientes. 2ª Ed. São Paulo: Manole, 2000.
BÔSCOLO, E. F. M; VANÍCOLA, M. C; TEIXEIRA, L. Atividades Aquáticas Adaptadas. In: TEIXEIRA, L. Atividade Física Adaptada e Saúde: da teoria à prática. São Paulo: Phorte, 2008.
CAMPION, M. R. Hidroterapia: princípios e prática. Barueri: Manole, 2000. 1 ª edição brasileira.
GARCIA, M. K. Método Halliwick. In: Freitas Júnior, G. C. A Cura pela Água: hidrocinesioterapia – teoria e prática. Rio de Janeiro: Ed. Rio, 2005.
KELSEY, B. Apostila do Curso de Fundamentação do Conceito Halliwick. Halliwick Association of Swimming Therapy. London, 2010.
MICHAELIS. Moderno Dicionário da Língua Portuguesa. Editora Melhoramentos Ltda., 2009. Disponível em: <http://michaelis.uol.com.br/moderno/portugues/in dex.php?lingua=portugues- portugues&palavra=empuxo>. Acessado em: 14/05/2021.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution [ESPECIFICAR TEMPO AQUI] após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista;
b. autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
c. autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.