O MOMENTO DE INSERÇÃO DO COORDENADOR PEDAGÓGICO NA ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO DIDÁTICO
Visualizações: 527DOI :
https://doi.org/10.61389/iproxo.v3i1.6357Résumé
Este artigo tem o objetivo de buscar, na história, as origens da coordenação pedagógica e sua inserção na organização do trabalho didático no interior da escola pública contemporânea, a luz do amparo legal que determinou a função de acordo com a lei 5692/1971 e a lei 9394/1996, para se compreender a função do profissional da gestão escolar pedagógica ao longo da história. Para tanto, traçamos os estudos de Gilberto Luiz Alves (2005, 2006) sobre o momento histórico em que se forjou a “organização do trabalho didático” entendida como matriz teórica, que fundamenta o trabalho didático na escola pública moderna. Como metodologia usou-se uma revisão da literatura pertinente ao objeto de estudo e fundamentou-se na análise de obras e artigos científicos, que visaram entender a função de coordenador pedagógico na contemporaneidade. Entende-se que a função de coordenador pedagógico, historicamente, é relacionada a um caráter fiscalizador do trabalho docente no interior da instituição escolar. Tal origem remonta aos anos 1970, em contexto de ditadura militar e atrelada ao governo autoritárioTéléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution [ESPECIFICAR TEMPO AQUI] após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista;
b. autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
c. autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.