ENQUANTO O ÔNIBUS NÃO CHEGA:

NARRATIVAS DE ESTUDANTES DA ZONA RURAL SOBRE O PROCESSO DE INCLUSÃO NA ESCOLA URBANA

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Autores

  • JOZECLEIA CARVALHO UEMS

Palavras-chave:

Inclusão; Educação no campo; Narrativas autobiográficas

Resumo

Esta pesquisa teve por objetivo principal deslindar o processo de inclusão de estudantes da zona rural em escolas urbanas. A partir do problema:  quais são os desafios dos estudantes da zona rural que utilizam o transporte escolar para se deslocar as escolas urbanas? Foram coletadas narrativas autobiográficas da pesquisadora e de três estudantes que moram na zona rural para compreender estas vivências, desde o uso do transporte público escolar como meio de locomoção da zona rural para a zona urbana, como suas impressões sobre sentirem-se incluídos. Como objetivos específicos buscamos: a) verificar aspectos da inclusão de estudantes por meio de mapeamento da produção acadêmica no Banco Digital de Teses e Dissertações- BDTD e b) analisar aspectos sobre a inclusão por meio das narrativas. Como metodologia foi utilizada entrevista narrativa autobiográfica apoiada por um roteiro, construído a partir de teses e dissertações que discutem a temática em tela. Em relação ao mapeamento da produção acadêmica, constatamos que a falta de escolas nas áreas rurais culminou numa política de transporte escolar e que dificultou inclusão escolar dos estudantes da zona rural. As narrativas evidenciaram o cotidiano dos estudantes da zona rural e seu percurso até as escolas da área urbana e seus anseios. As perspectivas narradas que sugerem um trabalho que vise a inclusão escolar efetiva para estes estudantes.

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Publicado

2024-12-21

Como Citar

CARVALHO, J. (2024). ENQUANTO O ÔNIBUS NÃO CHEGA: : NARRATIVAS DE ESTUDANTES DA ZONA RURAL SOBRE O PROCESSO DE INCLUSÃO NA ESCOLA URBANA. REVISTA DE CIÊNCIAS SOCIAIS DA UEMS - ISSN 2764-0655, 4(4), p. 92–112. Recuperado de https://periodicosonline.uems.br/index.php/rcs/article/view/9242