Sobre a Revista

Foco e Escopo

A Revista de Ciências Sociais da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul – RCS é uma publicação da área de Ciências Sociais com periodicidade semestral em fluxo contínuo e em formato de dossies temáticos e, com a possibilidade de edições extras  a partir de chamadas especificas conforme demanda de seus editores. Além disso a revista também está aberta a recepção de dossiês de pesquisadores de  outras instituições de ensino e pesquisa na área (Conforme guia). Atualmente vinculada ao curso de bacharelado e licenciatura em Ciências Sociais de Paranaíba - MS o periódico tem como missão contribuir para suprir uma lacuna de produção cientifica na área de ciência sociais, dando espaço para produção nacional e internacional, bem como para estudos de âmbido local e regional e, em torno de contextos periféricos, sobretudo, no âmbito da antropologia, ciência política e sociologia. 

A RCS recebe trabalhos de diferentes campos de saberes que visam dialogar com uma das áreas centrais das ciências sociais sendo aberta a toda comunidade acadêmica a partir de trabalhos teóricos e empíricos inéditos na modalidade de artigo, ensaio, resenha e entrevistas.  Todos os trabalhos são recebidos na modalidade de fluxo continuo em português, inglês e espanhol.

Processo de Avaliação pelos Pares

Os trabalhos manuscritos recebidos não devem ser nomeados, devendo os autores e coautores retirar qualquer menção de registro, visto que os mesmos são dirigidos pelos editores sem identificação de autoria para a avaliação duplo-cega de pareceristas ad hoc,  com pareceristas ad hoc, que emitirão um dos seguintes pareceres: Aceito, quando o manuscrito é aceito para publicação sem nenhuma alteração ou mudança; Aceito mediante ajustes e/ou Alterações ou Recusado, sugerindo um novo reenvio sem garantias de publicação. Entre os aspectos de avaliação os mesmos levarão em conta a originalidade e a forma de tratamento do tema, consistência e rigor cientifico no âmbito das ciências sociais. O tempo de avaliação das contribuições não deverá ultrapassar o prazo médio de 60 dias.

Para os textos submetidos com mais de um autor será necessário que o autor responsável pela submissão aponte no campo observações ao longo do processo de envio do manuscrito para avaliação, as partes que cada um dos autores efetivamente contribuiu no artigo submetido. 

Em caso de trabalhos resultantes de pesquisa com algum tipo de financiamento parcial ou integral o autor ou autores deverão fazer referência em nota de rodapé. As abordagens que envolvam pessoas conforme legislação vigente deverão informar no campo informações adicionais no momento da submissão do manuscrito e em nota de rodapé o número do parecer do Comitê de Ética de pesquisa atestando sua aprovação referido órgão.

Ao enviar seu manuscrito para revista o autor (a) ou autores devem estar devidamente cadastrados na revista e manifestar que o submetido é inédito, original e com todas as citações referenciadas sem cópias de trechos parciais ou literais de texto ou de figuras e desenhos já publicados ou sem as devidas autorizações ou menção e, ainda de que não está submetendo o mesmo texto até o termino da avaliação em outra revista. Em casos expecionais a revista poderá a critério dos editores aceitar artigos apresentados em eventos internacionais com a devida menção dos autores. A revista também se reserva ao direito de submeter os textos dos autores a software antiplágio e constatando indícios de copias ou fraude devolverá os textos aos referidos atores recusando seu aceite. Além disso, constatados plágios intencionais, serão seus autores responsáveis suspensos por 12 (doze) meses para nova submissão na revista. 

 

Periodicidade

A Revista de Ciências Sociais da UEMS é de periodicidade semestral.

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Guia para recepção de Dossiês Temáticos na Revista de Ciências Sociais da UEMS

Informes gerais para proposição de Dossiês Temáticos na Revista de Ciências Sociais da UEMS

 Aos proponentes:  Requisitos e demais informações:

A)    Devem ter titulação mínima de doutorado em caso de proposição individual ou entre dois ou três proponentes, que pelo menos um tenha título de doutorado.

B)  As propostas a serem submetidas devem ser enviadas para o e-mail da revista: rcs.uems@gmail.com  informando em texto de forma clara e objetiva: As motivações, a temática, forma de divulgação, cronograma de organização e entregas dos artigos do dossiê, considerando a busca de pareceristas, respostas e fechamento da edição do dossiê. Obrigatoriamente os textos devem estar de acordo com as normas da revista e focado em uma ou mais áreas que contempla a revista. Além disso, é necessário que os proponentes enviem um mini currículo com o endereço de seus currículos lattes.

C) Aceito o dossiê temático os proponentes devem obter ao menos 6 trabalhos nas diferentes formas: artigo, ensaio,  resenha e/ou entrevistas conforme explicito nas seções da Revista de Ciências Sociais da UEMS, bem como informar em documento anexo quais os pareceristas das avaliações, artigos aceitos e recusados após revisão às cegas por pares e outras informações pertinentes. 

 D) Os proponentes também deverão solicitar aos autores que tiverem seus artigos aceitos no dossiê, que os mesmos façam cadastros na revista e submetam, apenas como registro seus artigos no sistema e indicar isso por e-mail os nomes dos trabalhos aceitos e os nomes e e-mails dos pareceristas de cada artigo para envio de certificado de avaliação.

F) Os trabalhos já finalizados e dentro do sistema da revista serão editados e preparados para o novo número de edição da revista, entendo que os mesmos já tiveram o processo de avaliação às cegas por pares. Os proponentes, caso desejarem também poderão fazer a apresentação do número da revista, caso a edição seja feita em sua totalidade pelos artigos do dossiê temático.

A Revista de Ciências Sociais da UEMS se compromete:

a) Estabelecer contatos frequentes com os organizadores visando auxiliá-los na organização e, posteriormente na divulgação dos dossiês

b) Receber os artigos e passá-los no software antiplágio para garantir o ineditismo e excelência do dossiê e do periódico;

d) Realizar a comunicação com os autores dos artigos através da plataforma da revista, indicando aos mesmos se seus artigos foram aceitos, aceitos mediante modificações ou recusados.

e) Elaborar os certificados para os pareceristas e organizadores do dossiê e encaminhá-los por e-mail. 

f) Publicar o dossiê em até 1 ano da data de recebimento do mesmo.

Observação: Informações adicionais ou outras questões não contempladas poderão ser dirimidas via contato com a revista a qualquer tempo através dos editores desta revista pelo e-mail: rcs.uems@gmail.com

Dr. Ailton Souza (Editor chefe)

Dr. Rogério da Palma (Editor Adjunto)

Dra. Amanda Danaga (Editora de área – Antropologia)

Dra. Patrícia Benedita Aparecida Braga (Editora de área – Ciência Política)

Dra. Luciana Henrique da Silva (Editora de área – Sociologia)

Editores da Revista de Ciências Sociais da UEMS

 

Histórico do periódico

A Revista de Ciências Sociais da UEMS foi aprovada em setembro de 2020 com o propósito de ocupar um espaço ainda não preenchido no âmbito das ciências sociais. O mesmo se relaciona a ideia de oferecer uma opção de publicação significativa para pesquisadores nacionais e internacionais. Neste intento, contando com  colaboração de pesquisadores internos e externos consolidou-se uma equipe editorial e um conselho amplo e representativo com a missão de viabilizar a proposta em tela. Diante a este objetivo o primeiro número da revista foi lançado no segundo semestre de 2021 e seu ISSN em setembro deste ano.