Planejamento, Programação e Controle da Manutenção de Dormentes de Madeira no Interior de São Paulo

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Autores

  • Felipe Ramon de Araújo Ribeiro

Palavras-chave:

Manutenção ferroviária, Planejamento, Monitoramento ferroviário, Via Permanente

Resumo

A continuidade das operações ferroviárias depende diretamente da condição da Via Permanente e da integridade de seus componentes. Este estudo avalia os benefícios da adoção de práticas de planejamento, programação e controle da manutenção de dormentes no interior do Estado de São Paulo, região estratégica para o transporte de mercadorias como produtos agrícolas, cimento, celulose, ferro gusa, cargas industrializadas e contêineres. As principais atividades de controle implementadas para prolongar o ciclo de vida dos dormentes incluem a criação de ordens de serviço, medição das atividades, gestão de estoque e monitoramento de falhas. Em 2023, foram registradas 1.297 ordens de serviço, sendo 46% direcionadas para a revitalização de dormentes no trecho entre Jundiaí e Campinas, com um investimento total de R$ 641.979,92. As cidades de Campinas e Valinhos apresentaram a maior demanda. O processo de medição e gestão do acordo de nível de serviço registrou a instalação de 6.309 dormentes, dos quais 82% eram dormentes livres e 18% confinados. Além disso, foram realizadas 2.708 inspeções e 966 análises de falhas, contribuindo para a identificação preventiva de anomalias. Esses indicadores reforçam a importância do monitoramento contínuo dos componentes ferroviários para prevenir interdições e acidentes operacionais.

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Publicado

2024-12-21

Como Citar

Ramon de Araújo Ribeiro , F. . (2024). Planejamento, Programação e Controle da Manutenção de Dormentes de Madeira no Interior de São Paulo. REVISTA DE CIÊNCIAS SOCIAIS DA UEMS - ISSN 2764-0655, 4(4), p. 67–91. Recuperado de https://periodicosonline.uems.br/index.php/rcs/article/view/9244