CRENÇAS E ATITUDES LINGUÍSTICAS EM CONTEXTO DE LÍNGUAS EM CONTATO
Visualizações: 58Palavras-chave:
Dialetologia pluridimensional, língua pomerana, crenças e atitudes linguísticasResumo
Este artigo apresenta as crenças e atitudes linguísticas dos falantes da língua pomerana da localidade de Marechal Cândido Rondon (PR). O corpus foi coletado por meio de entrevista semiestruturada com base em Dück (2011). Com base na Metodologia Pluridimensional de (THUN, 1998; 2008; 2009) e (ALTHENHOFEN, 2004, 2011), pressupostos teóricos da Sociolinguística e Psicologia Social (LAMBERT e LAMDERT, 1975). A Psicologia Social analisa a identidade, papeis crenças e atitudes que regem o comportamento linguístico do falante e a Sociolinguística abrange a organização social do comportamento linguístico, ou seja, atitudes implícitas pela organização de uma comunidade, na distribuição de categorias, grupos de falantes, que sofrem pressão simbólica de poder linguístico, neste caso o grupo étnico pomerano que tem contato com falantes de língua alemã e a língua portuguesa. Foram selecionados oito informantes, da GI e GII, de cada geração duas mulheres e dois homens; para a transcrição utilizou-se a técnica grafemática. A análise orientou-se pelos aspectos metalinguísticos para identificar o componente afetivos na fala dos entrevistados pomeranos.
ABSTRACT: This article presents the linguistic beliefs and attitudes of the speakers of the Pomeranian language of the locality of Marechal Cândido Rondon (PR). The corpus was collected through a semi-structured interview based on Dück (2011). Based on the Pluridimensional Methodology of (THUN, 1998; 2008; 2009) and (ALTHENHOFEN, 2004, 2011), theoretical assumptions of Sociolinguistics and Social Psychology (LAMBERT and LAMDERT, 1975). Social Psychology analyzes the identity, roles, beliefs and attitudes that govern the speaker's linguistic behavior, and Sociolinguistics encompasses the social organization of linguistic behavior, that is, attitudes implied by the organization of a community, in the distribution of categories, groups of speakers, which Suffer symbolic pressure of linguistic power, in this case the Pomeranian ethnic group that has contact with German speakers and the Portuguese language. Eight informants were selected from GI and GII, from each generation two women and two men; for the transcription was used the graphematic technique. The analysis was guided by the Metalinguistics aspects to identify the affective component in the speech of the interviewed Pomeranians.
KEYWORDS: Dialetologia multi-dimensional ; pomerana language; beliefs and attitudes
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão de trabalho(s) científico(s) original(is) pelos autores, na qualidade de titulares do direito de autor do(s) texto(s) enviado(s) ao periódico, nos termos da Lei 9.610/98, implica na cessão de direitos autorais de publicação impressa e/ou digital à Web-Revista Sociodialeto do Núcleo de Pesquisa e Estudos Sociolinguísticos e Dialetológicos da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (NUPESD-UEMS), do(s) artigo(s) aprovado(s) para fins da publicação, em um único número da Web-Revista, autorizando-se, ainda, que o(s) trabalho(s) científico(s) aprovado(s) seja(m) divulgado(s) gratuitamente, sem qualquer tipo de ressarcimento a título de direitos autorais, por meio do site da Web-Revista, para fins de leitura, impressão e/ou download do arquivo do texto, a partir da data de aceitação para fins de publicação. Portanto, os autores ao procederem a submissão do(s) artigo(s) à Web-Revista, e, por conseguinte, a cessão gratuita dos direitos autorais relacionados ao trabalho científico enviado, têm plena ciência de que não serão remunerados pela publicação do(s) artigo(s) no periódico.
Autores que publicam na Web-Revista Sociodialeto concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à Web-Revista o direito de primeira publicação realizada por meio de Open Journal Systems (OJS 3.0.2.0), sistema de código livre gratuito para a administração e a publicação de revistas, desenvolvido com suporte e distribuição pelo Public Knowledge Project sob a licença GNU General Public License.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (por exemplo: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (por exemplo: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Foram feitos todos os esforços para identificar e creditar os detentores de direitos sobre as imagens publicadas. Se tem direitos sobre alguma destas imagens e não foi corretamente identificado, por favor, entre em contato com a Web-Revista Sociodialeto e publicaremos a correção num dos próximos números.
Juntamente com o e-mail de aceite (para casos de aprovação) será encaminhado modelo da Carta de Cessão de Direitos Autorais que deverá conter o nome completo dos autores, bem como dados de documentos pessoais e assinada por todos os autores e coautores envolvidos no trabalho. A Cessão de Direitos Autorais é uma condição para a publicação.
Os autores declaram expressamente concordar com os termos da presente Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a submissão caso seja publicada por esta Web-Revista.
Declaração de Direito Autoral
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution CC-BY-NC que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores; As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade. Juntamente com o e-mail de aceite (para casos de aprovação) será encaminhado modelo da Carta de Direitos Autorais que deverá conter o nome completo dos autores, bem como dados de documentos pessoais e assinada por todos os autores e coautores envolvidos no trabalho.