MAIS INGLÊS MT PROGRAM – INITIAL REFLECTIONS

PROGRAMA MAIS INGLÊS MT – REFLEXÕES INICIAIS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.61389/sociodialeto.v15i43.7751

Palavras-chave:

English Language, Mais Inglês MT, Diagnosis

Resumo

The More Inglês MT Program was launched by the State Department of Education of Mato Grosso in 2022, aiming to make the state. The article aims to report how the program works in public schools, analyzing student performance data and comparing it with English language teaching regulations. We used the National Common Curricular Base – BNCC and the Curriculum Reference Document for Mato Grosso (Pedagógico de Língua Foreign) as theoretical support. Authors who discuss continuing teacher education (FREIRE, 2010), (NÓVOA, 2002), (PERRENOUD, 1997) (TARDIF, 2014) will also be used, as well as theorists who deal with English language teaching in a public context (LIMA, 2011).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Caroline Pereira de Oliveira, PPGEL-UFMT

Doutora em Linguística (Unicamp). Docente do Instituto de Linguagens da Universidade Federal de Mato Grosso (IL/UFMT). Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem (PPGEL/UFMT).

Juliana Faltz Taborelli, PPGEL-UFMT

Licensed in Portuguese-English Literature from the State University of Goiás/UEG – Brazil. English Language Teacher at the Department of Education of the State of Mato Grosso – Brazil. Master's student in Linguistic Studies at UFMT. 

Referências

ASSIS-PETERSON, A. A.; Cox, M. I. P. Inglês em tempos de globalização: para além de bem e mal. Calidoscópio vol. 5, n. 1, p. 5-14, 2007.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: língua estrangeira. Brasília, DF, 1998.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília, 23 de dez. 1996.

DENZIN, N. K; LINCOLN, I. O planejamento da pesquisa qualitativa: teorias e abordagens. Porto Alegre: Artmed, 2006.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2008

GIMENEZ, Telma Nunes. CRISTÓVÃO, Vera Lúcia Lopes. Derrubando paredes e construindo pontes: formação de professores de língua inglesa na atualidade. Rev. Brasileira de Linguística Aplicada, Londrina, v. 4, n. 2, 2004.

LIMA, Diógenes Cândido de (org.). Inglês em escolas públicas não funciona? Uma questão, múltiplos olhares. São Paulo: Parábola Editorial, 2011.

MARCONI, M. de A.; LAKATOS, E. M. Fundamentos de metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2003.

MATO GROSSO. Documento de referência Curricular para Mato Grosso - Língua Inglesa e língua espanhola, 2021. Disponível: https://sites.google.com/view/bnccmt/educa%C3%A7%C3%A3o-infantil-e-ensino-fundamental/cadernos-pedag%C3%B3gicos>. Acesso 15 jul, 2023.

NÓVOA, António. Formação de professores e trabalho pedagógico. Lisboa, Portugal: Educa, 2002.

PEREIRA, Thaiane; STANTON, Sarah. Aprendizado de inglês no Brasil. Disponível em: https://www.thedialogue.org/about/?lang=pt-br. Acesso em: 20 jul 2023.

PERRENOUD, P. Formação Continuada e Obrigatoriedade de Competências na Profissão de Professor. L´Éducateur, nº 9, 1997.

TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 17. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.

TARDIF, M. Os professores face ao saber. Teoria e Educação, n. 4. Porto Alegre: Pannônica, 1991.

Downloads

Publicado

06-07-2025

Como Citar

Oliveira, C. P. de, & Taborelli, J. F. (2025). MAIS INGLÊS MT PROGRAM – INITIAL REFLECTIONS: PROGRAMA MAIS INGLÊS MT – REFLEXÕES INICIAIS. WEB REVISTA SOCIODIALETO, 15(43), 1–13. https://doi.org/10.61389/sociodialeto.v15i43.7751