OS ESTRANGEIRISMOS E ALGUNS RESQUÍCIOS DA VARIEDADE LINGUÍSTICA ITALODESCENDENTE EM CARDÁPIOS DE RESTAURANTES
Visualizações: 58Palavras-chave:
Gastronomia, Cardápios, Italianismos, CascavelResumo
Os costumes de um povo podem ser observados por meio da culinária, dos pratos típicos, do cotidiano gastronômico da comunidade. Para tanto, Certeau (1996) em seus estudos trata que o comer sempre é bem mais que comer. Nesse âmbito, são revelados não apenas a cultura, mas também aspectos do tempo e do espaço geográfico, assim como questões econômicas e sociais de determinado grupo, os quais podem ser identificados por fatores linguísticos. Os restaurantes étnicos se destacam pela cozinha de um determinado país, assim como das etnias: italiana, japonesa, chinesa, mexicana, libanesa. Em Cascavel, no oeste do Paraná, são encontrados estabelecimentos comerciais de todas as etnias descritas acima. A cozinha italiana, no entanto, se sobressai neste município, tanto com inúmeras pizzarias, como com restaurantes que se autodenominam italianos. Há diferenças, no entanto, da cozinha italiana internacional daquela italodescendente (trazida pelos imigrantes). Com isso, o objetivo é vislumbrar os processos linguísticos (empréstimos e estrangeirismos) e, consequentemente, discursivo-argumentativos e persuasivos, presentes em cardápios de restaurantes cascavelenses, disponíveis na web. Os resultados demonstram que os impactos da globalização se sobressaem sobre a cultura regional italiana, restando apenas vestígios da cozinha italodescendente nesses estabelecimentos.
ABSTRACT: The customs of a people may be noted through its cuisine, typical dishes, the community’s food habits. For that purpose, Certeau (1996) in his studies affirms that “eating always goes beyond the act of eating”. Within this scope, not only culture is revealed, but also elements of a certain time and geographic space, as well as economic and social issues of a certain group, which may be identified through linguistic factors. Ethnic restaurants attract attention because of the cuisine of a certain country, as well of their ethnic groups: Italian, Japanese, Chinese, Mexican and Lebanese. In the city of Cascavel, located in the Northwest region of Paraná State, there are restaurants of all the aforementioned ethnic groups. The Italian cuisine, however, stands out in such city, not only through many pizza restaurants, but also through restaurants that call themselves Italian. There are differences, however, between the Italian international cuisine and the Italian-descendant cuisine (brought by the immigrants). In light of this, the purpose of this paper is to contemplate the linguistic processes (loanwords and foreignisms), and consequently the discursive-argumentative processes seen in Cascavel’s restaurant menus available on the web. Results show that the impacts of globalization overshadow the regional Italian culture, leading to nothing but reminiscences of the Italian-descendant cuisine in such restaurants.
KEYWORDS: Gastronomy; Menus; Italianisms; Cascavel.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão de trabalho(s) científico(s) original(is) pelos autores, na qualidade de titulares do direito de autor do(s) texto(s) enviado(s) ao periódico, nos termos da Lei 9.610/98, implica na cessão de direitos autorais de publicação impressa e/ou digital à Web-Revista Sociodialeto do Núcleo de Pesquisa e Estudos Sociolinguísticos e Dialetológicos da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (NUPESD-UEMS), do(s) artigo(s) aprovado(s) para fins da publicação, em um único número da Web-Revista, autorizando-se, ainda, que o(s) trabalho(s) científico(s) aprovado(s) seja(m) divulgado(s) gratuitamente, sem qualquer tipo de ressarcimento a título de direitos autorais, por meio do site da Web-Revista, para fins de leitura, impressão e/ou download do arquivo do texto, a partir da data de aceitação para fins de publicação. Portanto, os autores ao procederem a submissão do(s) artigo(s) à Web-Revista, e, por conseguinte, a cessão gratuita dos direitos autorais relacionados ao trabalho científico enviado, têm plena ciência de que não serão remunerados pela publicação do(s) artigo(s) no periódico.
Autores que publicam na Web-Revista Sociodialeto concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à Web-Revista o direito de primeira publicação realizada por meio de Open Journal Systems (OJS 3.0.2.0), sistema de código livre gratuito para a administração e a publicação de revistas, desenvolvido com suporte e distribuição pelo Public Knowledge Project sob a licença GNU General Public License.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (por exemplo: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (por exemplo: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Foram feitos todos os esforços para identificar e creditar os detentores de direitos sobre as imagens publicadas. Se tem direitos sobre alguma destas imagens e não foi corretamente identificado, por favor, entre em contato com a Web-Revista Sociodialeto e publicaremos a correção num dos próximos números.
Juntamente com o e-mail de aceite (para casos de aprovação) será encaminhado modelo da Carta de Cessão de Direitos Autorais que deverá conter o nome completo dos autores, bem como dados de documentos pessoais e assinada por todos os autores e coautores envolvidos no trabalho. A Cessão de Direitos Autorais é uma condição para a publicação.
Os autores declaram expressamente concordar com os termos da presente Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a submissão caso seja publicada por esta Web-Revista.
Declaração de Direito Autoral
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution CC-BY-NC que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores; As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade. Juntamente com o e-mail de aceite (para casos de aprovação) será encaminhado modelo da Carta de Direitos Autorais que deverá conter o nome completo dos autores, bem como dados de documentos pessoais e assinada por todos os autores e coautores envolvidos no trabalho.