ESTUDO VARIACIONISTA DE UM RECORTE DE TRAÇOS DO PORTUGUÊS FALADO EM IGUATEMI-MS
Visualizações: 29Palavras-chave:
Sociolinguística, Fenômeno linguístico variável, Variável linguísticaResumo
Este trabalho ampara-se na proposta laboviana e tem por objetivo a análise de alguns fenômenos variáveis usados por alunos das series finais do ensino fundamental ao apresentar alguns processos fonológicos que estão diretamente relacionados à síncope nas proparoxítonas, finalização dos verbos no gerúndio, apagamento da vogal postônica e fenômeno da ditongação e monotongação. No sentido de assessorar o professor na mediação do processo da variação linguística no que diz respeito às diferenças entre a língua oral e a escrita. O corpus de análise foi constituído de transcrição da fala dos alunos supracitados, matriculados no 8º ano de uma escola da rede estadual de ensino em Iguatemi-MS. O dinamismo marcado por fenômenos fonológicos sempre estiveram presentes nos estudos linguísticos e isso corrobora para mostrar que a língua é dinâmica por natureza e é suscetível a sofrer modificações determinadas por fatores fonéticos, morfológicos e sintáticos e que pode ser comprovada essa materialização na observação da língua vernácula dos sujeitos da pesquisa. Os resultados da amostragem evidenciam que independente do aluno frequentar o ensino formal, ele quase sempre, em alguma ocasião de sua vida, articulará frases que não estejam de acordo com as normas prescritas pelas gramaticas da língua portuguesa, pois há momentos que a língua retrata diferentes processos de variação e mudanças linguísticas, seja no comportamento do falante ou no contexto de uso da língua em circunstâncias reais de comunicação verbal.
RESUMEN: Este trabajo se ampara en la propuesta laboviana y tiene por objetivo el análisis de algunos fenómenos variables usados por alumnos de las series finales de la enseñanza fundamental al presentar algunos procesos fonológicos que están directamente relacionados al síncope en las proparoxítonas, finalización de los verbos en el gerundio, supresión de la vocal y el fenómeno de la ditongación y monotongación. En el sentido de asesorar al profesor en la mediación del proceso de la variación lingüística en lo que se refiere a las diferencias entre la lengua oral y la escritura. El corpus de análisis fue constituido de transcripción del habla de los alumnos arriba citados, matriculados en el 8º año de una escuela de la red estadual de enseñanza en Iguatemi-MS. El dinamismo marcado por fenómenos fonológicos siempre estuvieron presentes en los estudios lingüísticos y eso corrobora para mostrar que la lengua es dinámica por naturaleza y es susceptible a sufrir modificaciones determinadas por factores fonéticos, morfológicos y sintácticos y que puede comprobarse esa materialización en la observación de la lengua vernácula de los sujetos de la investigación. Los resultados del muestreo indican que los estudiantes independientes de asistir a la educación formal, casi siempre en algún momento de su vida, frases elocuentes que no se ajusten a las normas prescritas por las gramáticas de la lengua portuguesa, ya que hay veces que el lenguaje representa diferentes procesos de variación y cambios lingüísticos, sea en el comportamiento del hablante o en el contexto de uso de la lengua en circunstancias reales de comunicación verbal.
PALABRAS CLAVE: Sociolinguística. Fenómeno linguístico variable. Variable lingüística
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão de trabalho(s) científico(s) original(is) pelos autores, na qualidade de titulares do direito de autor do(s) texto(s) enviado(s) ao periódico, nos termos da Lei 9.610/98, implica na cessão de direitos autorais de publicação impressa e/ou digital à Web-Revista Sociodialeto do Núcleo de Pesquisa e Estudos Sociolinguísticos e Dialetológicos da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (NUPESD-UEMS), do(s) artigo(s) aprovado(s) para fins da publicação, em um único número da Web-Revista, autorizando-se, ainda, que o(s) trabalho(s) científico(s) aprovado(s) seja(m) divulgado(s) gratuitamente, sem qualquer tipo de ressarcimento a título de direitos autorais, por meio do site da Web-Revista, para fins de leitura, impressão e/ou download do arquivo do texto, a partir da data de aceitação para fins de publicação. Portanto, os autores ao procederem a submissão do(s) artigo(s) à Web-Revista, e, por conseguinte, a cessão gratuita dos direitos autorais relacionados ao trabalho científico enviado, têm plena ciência de que não serão remunerados pela publicação do(s) artigo(s) no periódico.
Autores que publicam na Web-Revista Sociodialeto concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à Web-Revista o direito de primeira publicação realizada por meio de Open Journal Systems (OJS 3.0.2.0), sistema de código livre gratuito para a administração e a publicação de revistas, desenvolvido com suporte e distribuição pelo Public Knowledge Project sob a licença GNU General Public License.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (por exemplo: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (por exemplo: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Foram feitos todos os esforços para identificar e creditar os detentores de direitos sobre as imagens publicadas. Se tem direitos sobre alguma destas imagens e não foi corretamente identificado, por favor, entre em contato com a Web-Revista Sociodialeto e publicaremos a correção num dos próximos números.
Juntamente com o e-mail de aceite (para casos de aprovação) será encaminhado modelo da Carta de Cessão de Direitos Autorais que deverá conter o nome completo dos autores, bem como dados de documentos pessoais e assinada por todos os autores e coautores envolvidos no trabalho. A Cessão de Direitos Autorais é uma condição para a publicação.
Os autores declaram expressamente concordar com os termos da presente Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a submissão caso seja publicada por esta Web-Revista.
Declaração de Direito Autoral
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution CC-BY-NC que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores; As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade. Juntamente com o e-mail de aceite (para casos de aprovação) será encaminhado modelo da Carta de Direitos Autorais que deverá conter o nome completo dos autores, bem como dados de documentos pessoais e assinada por todos os autores e coautores envolvidos no trabalho.