INCLUSÃO EM UMA ESCOLA PÚBLICA NO INTERIOR DA AMAZÔNIA: DESAFIOS E PERSPECTIVAS
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Alunos. Inclusão escolar. Professores. Práticas pedagógicas.Resumo
Este artigo tem por desiderato compreender como os professores de uma instituição de ensino fundamental de Alenquer/PA, concebem a inclusão de alunos especiais, e como procedem ao se depararem com esses alunos em sala de aula. Para tanto, elaboramos um questionário com indagações abertas, que foi aplicado a cinco professores da escola pesquisada. Como respaldo teórico, nos embasamos nos trabalhos de Brasil (1998, 1993, 2006), Mantoan e Prieto (2006), Carneiro (1997), UNESCO (1994), Gavioli (2000), Martins (1999), Stobaus (2006), Mazzotta (1992), dentre outros. Como resultado, observamos que as posições dos professores no que diz respeito à compreensão da inclusão de alunos especiais deixa a desejar, bem como a escola não está preparada para receber esses alunos, ocasionando desarticulação entre teoria e a prática.
ABSTRACT: This article aims to understand how the teachers of an elementary school in Alenquer / PA conceive the inclusion of special students, and how they come across these students in the classroom. To this end, we designed a questionnaire with open questions, which was applied to five teachers of the school surveyed. As theoretical support, we are based on the works of Brazil (1998, 1993, 2006), Mantoan and Prieto (2006), Carneiro (1997), UNESCO (1994), Gavioli (2000), Martins (1999), Stobaus (2006), Mazzotta (1992), among others. As a result, we observed that the teachers' positions regarding the comprehension of the inclusion of special pupils are not suitable, as well as the school is not prepared to receive these pupils, causing a disarticulation between theory and practice.
KEYWORDS: Students. School inclusion. Teachers. Pedagogical practices
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