PRÁTICAS DE MULTILETRAMENTO EM LÍNGUA PORTUGUESA COM O USO DE TECNOLOGIAS PARA O ENSINO DE DISCENTES SURDOS
Visualizações: 69Palavras-chave:
Multiletramento. Surdo. Língua PortuguesaResumo
O presente artigo tem como objetivo analisar investigar como as práticas de multiletramento em Língua Portuguesa estão sendo desenvolvidas no ensino de discentes surdos com o uso de tecnologias. A pesquisa de caráter qualitativo, tem como instrumento metodológico a pesquisa bibliográfica, tendo como pretensão oferecer ao pesquisador uma possibilidade na busca de resolução para o seu problema de pesquisa. Investiga-se a partir de conceitos teóricos especificidades de práticas de multiletramento em língua portuguesa no uso de tecnologias com discentes surdos, para tal dividi-se em: elementos introdutórios; o letramento no processo de educação de surdos; multiletramento e língua portuguesa na educação de surdos. Refletiu-se também, os processos de Multiletramento de surdos utilizados na escola. Foi possível perceber o quão necessário é explorar multiletramentos na escola e, mais especificamente, o multiletramento de surdos. O que significa refletir mais atentamente sobre o papel da linguagem, dos sujeitos e da sua relação com as práticas de multiletramento em Língua Portuguesa na escola. Aqui, evidencia-se novamente a urgência de se pensar a escola como um espaço de formação social identitária, que ajude o discente surdo a se desenvolver e se comunicar amplamente em sua língua. De modo a fundamentar teoricamente o trabalho escolheu-se ROJO (2009); ROJO, MOURA (2012) e SOARES (1988).
ABSTRACT: The aim of this paper is to analyze how Portuguese language multiliteration practices are being developed in the teaching of deaf students using technologies. The qualitative research has as its methodological instrument the bibliographic research, with the intention of offering the researcher a possibility in the search for resolution to his research problem. It is investigated from theoretical concepts specificities of Portuguese language multi-practice practices in the use of technologies with deaf students, for this it is divided into: introductory elements; literacy in the deaf education process; multiliteration and Portuguese language in deaf education. It was also reflected, the deaf Multiletration processes used in the school. It was possible to see how necessary it is to explore multi-skills at school and, more specifically, the deaf multi-literacy. This means reflecting more closely on the role of language, subjects and their relationship with Portuguese language multiliteration practices in school. Here again the urgency of thinking of the school as a space of social identity formation, which helps the deaf student to develop and communicate widely in their language, is highlighted. In order to theoretically substantiate the work was chosen ROJO (2009); ROJO, MOURA (2012) and SOARES (1988).
KEYWORDS: Multiliteration. Deaf. Portuguese language
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão de trabalho(s) científico(s) original(is) pelos autores, na qualidade de titulares do direito de autor do(s) texto(s) enviado(s) ao periódico, nos termos da Lei 9.610/98, implica na cessão de direitos autorais de publicação impressa e/ou digital à Web-Revista Sociodialeto do Núcleo de Pesquisa e Estudos Sociolinguísticos e Dialetológicos da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (NUPESD-UEMS), do(s) artigo(s) aprovado(s) para fins da publicação, em um único número da Web-Revista, autorizando-se, ainda, que o(s) trabalho(s) científico(s) aprovado(s) seja(m) divulgado(s) gratuitamente, sem qualquer tipo de ressarcimento a título de direitos autorais, por meio do site da Web-Revista, para fins de leitura, impressão e/ou download do arquivo do texto, a partir da data de aceitação para fins de publicação. Portanto, os autores ao procederem a submissão do(s) artigo(s) à Web-Revista, e, por conseguinte, a cessão gratuita dos direitos autorais relacionados ao trabalho científico enviado, têm plena ciência de que não serão remunerados pela publicação do(s) artigo(s) no periódico.
Autores que publicam na Web-Revista Sociodialeto concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à Web-Revista o direito de primeira publicação realizada por meio de Open Journal Systems (OJS 3.0.2.0), sistema de código livre gratuito para a administração e a publicação de revistas, desenvolvido com suporte e distribuição pelo Public Knowledge Project sob a licença GNU General Public License.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (por exemplo: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (por exemplo: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Foram feitos todos os esforços para identificar e creditar os detentores de direitos sobre as imagens publicadas. Se tem direitos sobre alguma destas imagens e não foi corretamente identificado, por favor, entre em contato com a Web-Revista Sociodialeto e publicaremos a correção num dos próximos números.
Juntamente com o e-mail de aceite (para casos de aprovação) será encaminhado modelo da Carta de Cessão de Direitos Autorais que deverá conter o nome completo dos autores, bem como dados de documentos pessoais e assinada por todos os autores e coautores envolvidos no trabalho. A Cessão de Direitos Autorais é uma condição para a publicação.
Os autores declaram expressamente concordar com os termos da presente Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a submissão caso seja publicada por esta Web-Revista.
Declaração de Direito Autoral
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution CC-BY-NC que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores; As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade. Juntamente com o e-mail de aceite (para casos de aprovação) será encaminhado modelo da Carta de Direitos Autorais que deverá conter o nome completo dos autores, bem como dados de documentos pessoais e assinada por todos os autores e coautores envolvidos no trabalho.