O GÊNERO HISTÓRIA EM QUADRINHOS NO ENSINO: UMA ANÁLISE DE LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA
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Ensino;, Gênero discursivo;, História em quadrinhos.Resumo
Neste trabalho, analisa-se o gênero história em quadrinhos (HQs) como objeto de ensino em Língua Portuguesa. Para tanto, foi selecionado um exemplar do livro didático de Língua Portuguesa adotado por uma escola do campo em uma turma de 9° ano do Ensino Fundamental. A pesquisa traz um breve histórico das HQs e a utilização desse gênero na sala de aula. A HQs é tomada na pesquisa como gênero do discurso na perspectiva bakhtiniana. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, de abordagem qualitativa. Considerando que as HQs eram utilizadas como meio de ilustração para textos ou como auxílio para a aplicação de algum conteúdo que se exige uma explicação mais visual, esta pesquisa tem sua relevância ao mostrar que as HQs trazem diversos elementos considerados fundamentais ao processo de ensino e aprendizagem da língua(gem), já que esse tipo de gênero possui em sua composição dois tipos de linguagem: verbal e não verbal.
ABSTRACT: In this paper, we analyze the comic books genre (HQs) as an object of teaching in Portuguese language. For this purpose, we selected a copy of the Portuguese Language textbook adopted by a rural school in a 9th grade Elementary School class. The research brings a brief history of HQs and the use of this genre in the classroom teaching. HQs is taken in research as a discursive genre in the Bakhtinian perspective. This is a bibliographic research, with a qualitative approach. Whereas HQs were used as a means of illustration for texts or as an aid to teach some content that requires a more visual explanation, this research has its relevance in trying to show that the HQs they bring several elements considered fundamental to the language teaching and learning process, since this discursive genre has in its composition two types of language: verbal and non-verbal.
KEYWORDS: Teaching; Discursive genre; Comic books.
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