A LÍNGUA EM USO: O GRAU DE ESCOLARIDADE NA REPRODUÇÃO DOS FENÔMENOS LINGUÍSTICOS EM LÍNGUA PORTUGUESA
Visualizações: 93Palavras-chave:
Fenômenos linguísticos. Variação linguística. Fala. Sujeitos.Resumo
Este trabalho tem como objetivo principal descrever e analisar a ocorrência de fenômenos linguísticos na fala de sujeitos analfabetos e escolarizados, cujos critérios são: sujeitos mulheres, sendo três com ensino superior completo e três analfabetas, com idade acima 50 anos e residentes da cidade de Belém. Para isso, foi realizado um estudo bibliográfico, o qual teve como fundamentação teórica: Bagno (2006) e Bechara (2009). A metodologia utilizada foi do tipo de análise quali-quantitativo, sob o aporte da pesquisa de campo; houve também, a coleta de dados por meio do Questionário Fonético e Fonológico (QFF), composto de 159 perguntas. A partir disto, transcrevemos as repostas e analisamos como e com que frequência ocorreram os fenômenos na pronúncia dos sujeitos investigados. Posteriormente à análise dos dados obtidos, observou-se que dentre os oito fenômenos averiguados, quatro ocorreram na fala dos sujeitos analfabetos e três ocorreram na fala dos sujeitos com ensino superior, isto é, os primeiros sujeitos se diferenciam dos segundos porque realizaram um fenômeno a mais. Com isso, observamos que a diferença é ínfima na fala dos sujeitos analfabetos e dos sujeitos com ensino superior completo. Portanto, a relevância deste estudo não é ir contra o ensino da Gramática Normativa, mas sim, nos fazer perceber que embora a ortografia de cada palavra seja uma só em cada país, cada falante terá o seu jeito particular de pronunciá-la.
ABSTRACT: This work has as main objective describe and analyze the occurrence of linguistics phenomena in the speech of illiterate and educated subjects, whose criteria are: female subjects, three with complete higher education and three illiterate, aged over 50 and residents of the city of Belem. For that, a bibliographic study was carried out, which had as theoretical basis: Bagno (2006) and Bechara (2009). The methodology used was of the type of quali-quantitative analysis, under the contribution of the field research; there was also the collection of data through the Phonetic and Phonological Questionnaire (QFF), composed by 159 questions. From this, we transcribe the answers and analyze how and how often the phenomena in the pronunciation of the investigated subjects occurred. After analyzing the data obtained, it was observed that among the eight phenomena investigated, four occurred in the speech of illiterate subjects and three occurred in the speech of subjects with higher education, that is, the first subjects differ from the second because they performed a phenomenon a more. Finally, was observed that the difference is negligible in the speech of illiterate subjects and subjects with complete higher education. Thus, the relevance of this study is not to go against the teaching of Normative Grammar, but rather, to make us realize that although the spelling of each word is only one in each country, each speaker will have their own particular way of pronouncing it.
KEYWORDS: Linguistics phenomena, Linguistics variation. Speech. Subjects.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão de trabalho(s) científico(s) original(is) pelos autores, na qualidade de titulares do direito de autor do(s) texto(s) enviado(s) ao periódico, nos termos da Lei 9.610/98, implica na cessão de direitos autorais de publicação impressa e/ou digital à Web-Revista Sociodialeto do Núcleo de Pesquisa e Estudos Sociolinguísticos e Dialetológicos da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (NUPESD-UEMS), do(s) artigo(s) aprovado(s) para fins da publicação, em um único número da Web-Revista, autorizando-se, ainda, que o(s) trabalho(s) científico(s) aprovado(s) seja(m) divulgado(s) gratuitamente, sem qualquer tipo de ressarcimento a título de direitos autorais, por meio do site da Web-Revista, para fins de leitura, impressão e/ou download do arquivo do texto, a partir da data de aceitação para fins de publicação. Portanto, os autores ao procederem a submissão do(s) artigo(s) à Web-Revista, e, por conseguinte, a cessão gratuita dos direitos autorais relacionados ao trabalho científico enviado, têm plena ciência de que não serão remunerados pela publicação do(s) artigo(s) no periódico.
Autores que publicam na Web-Revista Sociodialeto concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à Web-Revista o direito de primeira publicação realizada por meio de Open Journal Systems (OJS 3.0.2.0), sistema de código livre gratuito para a administração e a publicação de revistas, desenvolvido com suporte e distribuição pelo Public Knowledge Project sob a licença GNU General Public License.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (por exemplo: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (por exemplo: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Foram feitos todos os esforços para identificar e creditar os detentores de direitos sobre as imagens publicadas. Se tem direitos sobre alguma destas imagens e não foi corretamente identificado, por favor, entre em contato com a Web-Revista Sociodialeto e publicaremos a correção num dos próximos números.
Juntamente com o e-mail de aceite (para casos de aprovação) será encaminhado modelo da Carta de Cessão de Direitos Autorais que deverá conter o nome completo dos autores, bem como dados de documentos pessoais e assinada por todos os autores e coautores envolvidos no trabalho. A Cessão de Direitos Autorais é uma condição para a publicação.
Os autores declaram expressamente concordar com os termos da presente Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a submissão caso seja publicada por esta Web-Revista.
Declaração de Direito Autoral
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution CC-BY-NC que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores; As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade. Juntamente com o e-mail de aceite (para casos de aprovação) será encaminhado modelo da Carta de Direitos Autorais que deverá conter o nome completo dos autores, bem como dados de documentos pessoais e assinada por todos os autores e coautores envolvidos no trabalho.