A VARIAÇÃO DA CONCORDÂNCIA VERBAL NO PORTUGUÊS FALADO EM CACHOEIRINHA – PE
Visualizações: 48Palavras-chave:
Variação linguística; Comunidade de fala; Concordância VerbalResumo
Este artigo tem como objetivo analisar a variação da Concordância Verbal (CV) através de uma pesquisa de campo realizada na comunidade de fala cachoeirinhense. Este estudo está fundamentado na proposta teórico-metodológica da Sociolinguística Variacionista (LABOV, 2008 [1972]) que considera e estuda a heterogeneidade da língua dentro da comunidade de fala. O corpus pesquisa foi constituído por 36 informantes, entrevistados de maneira informal, a fim de se aproximar de uma conversa espontânea, evitando o monitoramento da fala por parte dos informantes. Utilizamos o Goldvarb X (2005) para a rodada de dados; esse programa computacional apresenta os resultados em termos percentuais e em peso relativo, apontando se as variáveis escolhidas são estatisticamente significativas ou não para a ocorrência da variante em estudo. As variáveis sociais selecionadas para este trabalho foram o sexo, a escolaridade e a faixa etária; e para as variáveis linguísticas, o paralelismo formal e a saliência fônica. Das variáveis mencionadas, apenas a variável sexo foi descartada pelo programa por não ser estatisticamente significativa para a ocorrência da marcação da CV. Constatamos que há fatores linguísticos e sociais que influenciam na ocorrência do fenômeno linguístico em estudo. Esperamos, portanto, que o nosso trabalho proporcione uma melhor compreensão acerca da variação da CV, que contribua para a sua sistematização na comunidade de fala cachoeirinhense e que amplie o escopo de pesquisa do Grupo de Estudos em Análise e Descrição Linguística (CNPq/UPE).
ABSTRACT: This article aims to analyze the variation of Verbal Concordance (CV) through a field research carried out in the cachoeirinhense speech community. This study is based on the theoretical-methodological proposal of Variationist Sociolinguistics (LABOV, 2008 [1972]) that considers the heterogeneity of language and studies it within the speech community. The corpus of this research was constituted by 36 informants, who were interviewed informally, in order to get closer to a spontaneous conversation, avoiding the informants' speech monitoring. As it is a quantitative analysis, Goldvarb X (2005) was used for the data round; This computer program presents the results in percentage terms and relative weight, indicating whether the chosen variables are statistically significant or not for the occurrence of the variant under study. The social variables selected for this study were gender, education and age group; and for linguistic variables, formal parallelism and phonic salience. Of the mentioned variables, only the gender variable was discarded by the program because it was not statistically significant for the occurrence of CV marking. Thus, we found that there are linguistic and social factors that influence the occurrence of the linguistic phenomenon under study. We hope, therefore, that our work provides a better understanding of the variation of verbal agreement, contributes to its systematization in the cachoeirinhense speech community and broadens the research scope of the Study Group on Analysis and Linguistic Description (CNPq / UPE).
KEYWORDS: Linguistic variation; Speech community; Verbal agreement.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão de trabalho(s) científico(s) original(is) pelos autores, na qualidade de titulares do direito de autor do(s) texto(s) enviado(s) ao periódico, nos termos da Lei 9.610/98, implica na cessão de direitos autorais de publicação impressa e/ou digital à Web-Revista Sociodialeto do Núcleo de Pesquisa e Estudos Sociolinguísticos e Dialetológicos da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (NUPESD-UEMS), do(s) artigo(s) aprovado(s) para fins da publicação, em um único número da Web-Revista, autorizando-se, ainda, que o(s) trabalho(s) científico(s) aprovado(s) seja(m) divulgado(s) gratuitamente, sem qualquer tipo de ressarcimento a título de direitos autorais, por meio do site da Web-Revista, para fins de leitura, impressão e/ou download do arquivo do texto, a partir da data de aceitação para fins de publicação. Portanto, os autores ao procederem a submissão do(s) artigo(s) à Web-Revista, e, por conseguinte, a cessão gratuita dos direitos autorais relacionados ao trabalho científico enviado, têm plena ciência de que não serão remunerados pela publicação do(s) artigo(s) no periódico.
Autores que publicam na Web-Revista Sociodialeto concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à Web-Revista o direito de primeira publicação realizada por meio de Open Journal Systems (OJS 3.0.2.0), sistema de código livre gratuito para a administração e a publicação de revistas, desenvolvido com suporte e distribuição pelo Public Knowledge Project sob a licença GNU General Public License.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (por exemplo: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (por exemplo: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Foram feitos todos os esforços para identificar e creditar os detentores de direitos sobre as imagens publicadas. Se tem direitos sobre alguma destas imagens e não foi corretamente identificado, por favor, entre em contato com a Web-Revista Sociodialeto e publicaremos a correção num dos próximos números.
Juntamente com o e-mail de aceite (para casos de aprovação) será encaminhado modelo da Carta de Cessão de Direitos Autorais que deverá conter o nome completo dos autores, bem como dados de documentos pessoais e assinada por todos os autores e coautores envolvidos no trabalho. A Cessão de Direitos Autorais é uma condição para a publicação.
Os autores declaram expressamente concordar com os termos da presente Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a submissão caso seja publicada por esta Web-Revista.
Declaração de Direito Autoral
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution CC-BY-NC que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores; As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade. Juntamente com o e-mail de aceite (para casos de aprovação) será encaminhado modelo da Carta de Direitos Autorais que deverá conter o nome completo dos autores, bem como dados de documentos pessoais e assinada por todos os autores e coautores envolvidos no trabalho.