DIALETOLOGIA PLURIDIMENSIONAL E RELACIONAL: REVISITANDO O CATÁLOGO DE TESES E DISSERTAÇÕES DA CAPES
Visualizações: 144Palavras-chave:
Dialetologia Pluridimensional e Relacional; Pesquisa Bibliográfica; Catálogo de Teses e Dissertações.Resumo
Neste artigo descrevemos as pesquisas realizadas no âmbito da Dialetologia Pluridimensional e Relacional, publicadas no catálogo de teses e dissertações da Capes, para analisar os resultados das investigações no que diz respeito ao panorama linguístico do português brasileiro. Por meio de pesquisa bibliográfica, interessa-nos apresentar um panorama geral dos estudos que vêm sendo realizados nessa área, bem como quais temáticas estão sendo investigadas. Considera-se a Dialetologia como uma subdisciplina da Linguística, a qual tem como foco o estudo da língua no espaço geográfico. Especificamente a Dialetologia Pluridimensional e Relacional, que tem como precursores Radtke e Thun (1996) e Thun (1998; 2005; 2009), é considerada uma inovação dentro dos estudos da variação linguística, pois analisa as variedades linguísticas, os dialetos e as variedades em contato, a partir de diferentes dimensões e parâmetros (pluridimensional), promovendo relações entre elas (relacional). Em uma análise preliminar, constatou-se que os estudos envolvendo a Dialetologia Pluridimensional e Relacional têm se intensificado entre os pesquisadores brasileiros da área da diversidade e variação linguística, principalmente ao tratar das variedades em contato, sempre deixadas à margem e esquecidas dentro dos estudos linguísticos. Além disso, a partir da Dialetologia Pluridimensional e Relacional é possível verificar, por meio de atlas linguísticos, a realidade e a diversidade linguística de diferentes regiões. Também se observou que os estudos realizados em 2018 se intensificaram no contato do português com línguas indígenas. Porém, poucos estudos trataram das variedades de imigração. Outrossim, pode-se perceber que a região Norte é a que mais desenvolve pesquisas relacionadas à temática analisada. Assim, espera-se que com essa pesquisa seja possível expor ainda mais a importância dos estudos envolvendo a Dialetologia Pluridimensional e Relacional apresentando um panorama dos estudos que já foram realizados.
ABSTRACT: In this article we describe the researches in the context of Pluridimensional and Relational Dialectology, published in Capes' theses and dissertations catalog, to analyze the results of the investigations regarding the linguistic panorama of Brazilian Portuguese. Through bibliographic research, we are interested in presenting an overview of the studies that have been done in this area, as well as which themes are being investigated. Dialectology is considered a subdiscipline of Linguistics, which focuses on the study of language in geographic space. Specifically, Pluridimensional and Relational Dialectology, which has Radtke and Thun (1996) and Thun (1998; 2005; 2009) as precursors, is considered an innovation within the studies of linguistic variation, as it analyzes linguistic varieties, dialects and varieties in contact, from different dimensions and parameters (multi-dimensional), promoting relationships between them (relational). In a preliminary analysis, it was found that studies involving Pluridimensional and Relational Dialectology have intensified among Brazilian researchers in the area of linguistic diversity and variation, especially when dealing with varieties in contact, always left out and forgotten within linguistic studies. In addition, from the Pluridimensional and Relational Dialectology it is possible to verify, through linguistic atlases, the reality and the linguistic diversity of different regions. It was also observed that the studies carried out in 2018 intensified the contact of Portuguese with indigenous languages. However, few studies have addressed the varieties of immigration. Furthermore, it can be seen that the Northern region is the one that most develops research related to the analyzed theme. Thus, it is hoped that with this research it will be possible to further expose the importance of studies involving Pluridimensional and Relational Dialectology presenting an overview of the studies that have already been done.
KEYWORDS: Pluridimensional and Relational Dialectology; Bibliographic research; Theses and dissertations catalog.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão de trabalho(s) científico(s) original(is) pelos autores, na qualidade de titulares do direito de autor do(s) texto(s) enviado(s) ao periódico, nos termos da Lei 9.610/98, implica na cessão de direitos autorais de publicação impressa e/ou digital à Web-Revista Sociodialeto do Núcleo de Pesquisa e Estudos Sociolinguísticos e Dialetológicos da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (NUPESD-UEMS), do(s) artigo(s) aprovado(s) para fins da publicação, em um único número da Web-Revista, autorizando-se, ainda, que o(s) trabalho(s) científico(s) aprovado(s) seja(m) divulgado(s) gratuitamente, sem qualquer tipo de ressarcimento a título de direitos autorais, por meio do site da Web-Revista, para fins de leitura, impressão e/ou download do arquivo do texto, a partir da data de aceitação para fins de publicação. Portanto, os autores ao procederem a submissão do(s) artigo(s) à Web-Revista, e, por conseguinte, a cessão gratuita dos direitos autorais relacionados ao trabalho científico enviado, têm plena ciência de que não serão remunerados pela publicação do(s) artigo(s) no periódico.
Autores que publicam na Web-Revista Sociodialeto concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à Web-Revista o direito de primeira publicação realizada por meio de Open Journal Systems (OJS 3.0.2.0), sistema de código livre gratuito para a administração e a publicação de revistas, desenvolvido com suporte e distribuição pelo Public Knowledge Project sob a licença GNU General Public License.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (por exemplo: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (por exemplo: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Foram feitos todos os esforços para identificar e creditar os detentores de direitos sobre as imagens publicadas. Se tem direitos sobre alguma destas imagens e não foi corretamente identificado, por favor, entre em contato com a Web-Revista Sociodialeto e publicaremos a correção num dos próximos números.
Juntamente com o e-mail de aceite (para casos de aprovação) será encaminhado modelo da Carta de Cessão de Direitos Autorais que deverá conter o nome completo dos autores, bem como dados de documentos pessoais e assinada por todos os autores e coautores envolvidos no trabalho. A Cessão de Direitos Autorais é uma condição para a publicação.
Os autores declaram expressamente concordar com os termos da presente Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a submissão caso seja publicada por esta Web-Revista.
Declaração de Direito Autoral
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution CC-BY-NC que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores; As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade. Juntamente com o e-mail de aceite (para casos de aprovação) será encaminhado modelo da Carta de Direitos Autorais que deverá conter o nome completo dos autores, bem como dados de documentos pessoais e assinada por todos os autores e coautores envolvidos no trabalho.