A LÍNGUA DE SINAIS NA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DOS SURDOS NO MUNICÍPIO DE JI-PARANÁ

SIGN LANGUAGE IN THE CONSTRUCTION OF DEAF IDENTITY IN THE MUNICIPALITY OF JI-PARANÁ

Visualizações: 88

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48211/sociodialeto.v11i33.325

Palavras-chave:

LIBRAS; Surdos; Aprendizado.

Resumo

A presente pesquisa tem como objetivo evidenciar fatos da história que contribuíram para construção da identidade dos surdos, relatando os acontecimentos do início da instrução e aprendizado da Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS para a maioria dos surdos e alguns ouvintes em meados de 2001 até os dias atuais e as conquistas alcançadas pela comunidade surda no município de Ji-Paraná/Rondônia. Para a produção dos dados, foram realizadas entrevistas semiestruturada a surdo, intérpretes e envolvidos neste processo, evidenciando dados interpretativos de relevância e que ainda não havia sido registrados/catalogados. A iniciativa das instituições educacionais e religiosas foram essenciais para ensino e aprendizagem da Libras e com isso, os surdos se fizeram protagonistas da sua história nesse meio social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Flavia Regina Stur, Faculdade São Lucas

Graduada em Pedagogia pela Universidade Luterana do Brasil - ULBRA, Graduanda em Licenciatura em Letras Libras pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI; e professora de Língua Brasileira de Sinais na Faculdade São Lucas.

Rosiane Ribas de Souza Eler, PPGL-UNEMAT/UNIR

Doutoranda em Linguística pela Universidade Estadual do Mato Grosso – UNEMAT e professora de Língua Brasileira de Sinais do departamento de Ciências Humanas – Campus de Ji-Paraná da Universidade Federal de Rondônia – UNIR.

Olga Maria Mota, UNIR

Mestre em Letras pela Universidade Federal de Rondônia – UNIR e professora de Língua Brasileira de Sinais do departamento de Pedagogia – Campus de Guajará Mirim da  Universidade Federal de Rondônia – UNIR.

Rosangela Santos, UNIASSELVI

Especialista em Educação Especial –Formação Continuada para o Atendimento Educacional Especializado – A.E.E. pela Universidade Federal do Ceará – UFC;  professora, graduanda em Licenciatura em Letras Libras pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI

Referências

BRASIL. Decreto nº 5.626, de 22 de dezembro de 2005. Diário oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 23 dez. 2005. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2004-2006/2005/Decreto/D5626.htm Acesso em: 25 out. 2018.
BRASIL. Decreto nº 42.728, de 3 de dezembro de 1957. Câmara dos Deputados. Disponível em: http://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/1950-1959/decreto-42728-3-dezembro-1957- 381323-publicacaooriginal-1-pe.html Acesso em: 02 out. 2018.
BRASIL. Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002. Diário oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 25abr. 2002. Disponível em: Acesso em: 29 set. 2019.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases. 9492 de 20 de dezembro de 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L9394.htm Acesso em: 29 out. 2019.
ELER, R. R. de S. Língua de sinais Paiter Suruí: sinais do ambiente escolar. 1ª ed. Ji-Paraná-RO: Clube dos Autores, ISBN 978.65.00.01316-0, 2020.
ELER, R. R, de S. Representação social surda e ouvinte: um olhar surdo sobre os ouvintes, reflexões necessárias. Revista Igarapé, v. 11, n. 2, 2018, p. 73-84.
FARIAS, S. P. de. Ao pé da letra não! Mitos que permeiam o ensino da leitura para os surdos. In: Quadros (org.). Estudos Surdos I – Petrópolis - RJ: Arara Azul, 2006, p. 252-283.
RANGEL, G. M. M.; STUMPF, M. R. A pedagogia da diferença para o surdo. In: Lodi; Harrison; Campos (orgs.). Leitura e escrita no contexto da diversidade. Porto Alegre: Mediação, 3ª ed. 2010, p. 85-96.
REILY, L. Escola Inclusiva: Linguagem e mediação. São Paulo: Papirus, 2004.
ROSA, A da S. Entre a visibilidade da tradução da língua de sinais e a invisibilidade da tarefa do intérprete. Campinas, 2005. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual de Campinas.
SANTOS, J. P. da C. Os desafios da formação docente na aprendizagem dos alunos com surdez da rede municipal de Ji-Paraná-RO. Porto Velho, 2014. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Rondônia.
SILVA, C. A. de A. CULTURA SURDA: Agentes religiosos e a construção de uma identidade. São Paulo: Terceiro nome, 2012.
SILVA, C. A. de A. O papel de agentes religiosos na surdez: considerações sobre a constituição da cultura surda. Revista Espaço. ISSN 0103-7668. N. 39 Jan-Jun de 2013. p. 05-16. Rio de Janeiro: INES.
STROBEL, K. Apostila História da Educação de Surdos. Acesso em 20 de junho de 2020, disponível em: http://www.libras.ufsc.br/colecaoLetrasLibras/eixoFormacaoEspecifica/historiaDaEducacaoDeSurdos/assets/258/TextoBase_HistoriaEducacaoSurdos.pdf

Downloads

Publicado

19-05-2021

Como Citar

Stur, F. R., Eler, R. R. de S., Mota, O. M., & Santos, R. (2021). A LÍNGUA DE SINAIS NA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DOS SURDOS NO MUNICÍPIO DE JI-PARANÁ: SIGN LANGUAGE IN THE CONSTRUCTION OF DEAF IDENTITY IN THE MUNICIPALITY OF JI-PARANÁ. WEB REVISTA SOCIODIALETO, 11(33), 1–15. https://doi.org/10.48211/sociodialeto.v11i33.325