A LÍNGUA DE SINAIS NA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DOS SURDOS NO MUNICÍPIO DE JI-PARANÁ
SIGN LANGUAGE IN THE CONSTRUCTION OF DEAF IDENTITY IN THE MUNICIPALITY OF JI-PARANÁ
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https://doi.org/10.48211/sociodialeto.v11i33.325Palavras-chave:
LIBRAS; Surdos; Aprendizado.Resumo
A presente pesquisa tem como objetivo evidenciar fatos da história que contribuíram para construção da identidade dos surdos, relatando os acontecimentos do início da instrução e aprendizado da Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS para a maioria dos surdos e alguns ouvintes em meados de 2001 até os dias atuais e as conquistas alcançadas pela comunidade surda no município de Ji-Paraná/Rondônia. Para a produção dos dados, foram realizadas entrevistas semiestruturada a surdo, intérpretes e envolvidos neste processo, evidenciando dados interpretativos de relevância e que ainda não havia sido registrados/catalogados. A iniciativa das instituições educacionais e religiosas foram essenciais para ensino e aprendizagem da Libras e com isso, os surdos se fizeram protagonistas da sua história nesse meio social.
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