A LÍNGUA DE SINAIS NA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DOS SURDOS NO MUNICÍPIO DE JI-PARANÁ
SIGN LANGUAGE IN THE CONSTRUCTION OF DEAF IDENTITY IN THE MUNICIPALITY OF JI-PARANÁ
Visualizações: 88DOI:
https://doi.org/10.48211/sociodialeto.v11i33.325Palabras clave:
LIBRAS; Surdos; Aprendizado.Resumen
A presente pesquisa tem como objetivo evidenciar fatos da história que contribuíram para construção da identidade dos surdos, relatando os acontecimentos do início da instrução e aprendizado da Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS para a maioria dos surdos e alguns ouvintes em meados de 2001 até os dias atuais e as conquistas alcançadas pela comunidade surda no município de Ji-Paraná/Rondônia. Para a produção dos dados, foram realizadas entrevistas semiestruturada a surdo, intérpretes e envolvidos neste processo, evidenciando dados interpretativos de relevância e que ainda não havia sido registrados/catalogados. A iniciativa das instituições educacionais e religiosas foram essenciais para ensino e aprendizagem da Libras e com isso, os surdos se fizeram protagonistas da sua história nesse meio social.
Descargas
Citas
BRASIL. Decreto nº 42.728, de 3 de dezembro de 1957. Câmara dos Deputados. Disponível em: http://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/1950-1959/decreto-42728-3-dezembro-1957- 381323-publicacaooriginal-1-pe.html Acesso em: 02 out. 2018.
BRASIL. Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002. Diário oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 25abr. 2002. Disponível em: Acesso em: 29 set. 2019.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases. 9492 de 20 de dezembro de 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L9394.htm Acesso em: 29 out. 2019.
ELER, R. R. de S. Língua de sinais Paiter Suruí: sinais do ambiente escolar. 1ª ed. Ji-Paraná-RO: Clube dos Autores, ISBN 978.65.00.01316-0, 2020.
ELER, R. R, de S. Representação social surda e ouvinte: um olhar surdo sobre os ouvintes, reflexões necessárias. Revista Igarapé, v. 11, n. 2, 2018, p. 73-84.
FARIAS, S. P. de. Ao pé da letra não! Mitos que permeiam o ensino da leitura para os surdos. In: Quadros (org.). Estudos Surdos I – Petrópolis - RJ: Arara Azul, 2006, p. 252-283.
RANGEL, G. M. M.; STUMPF, M. R. A pedagogia da diferença para o surdo. In: Lodi; Harrison; Campos (orgs.). Leitura e escrita no contexto da diversidade. Porto Alegre: Mediação, 3ª ed. 2010, p. 85-96.
REILY, L. Escola Inclusiva: Linguagem e mediação. São Paulo: Papirus, 2004.
ROSA, A da S. Entre a visibilidade da tradução da língua de sinais e a invisibilidade da tarefa do intérprete. Campinas, 2005. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual de Campinas.
SANTOS, J. P. da C. Os desafios da formação docente na aprendizagem dos alunos com surdez da rede municipal de Ji-Paraná-RO. Porto Velho, 2014. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Rondônia.
SILVA, C. A. de A. CULTURA SURDA: Agentes religiosos e a construção de uma identidade. São Paulo: Terceiro nome, 2012.
SILVA, C. A. de A. O papel de agentes religiosos na surdez: considerações sobre a constituição da cultura surda. Revista Espaço. ISSN 0103-7668. N. 39 Jan-Jun de 2013. p. 05-16. Rio de Janeiro: INES.
STROBEL, K. Apostila História da Educação de Surdos. Acesso em 20 de junho de 2020, disponível em: http://www.libras.ufsc.br/colecaoLetrasLibras/eixoFormacaoEspecifica/historiaDaEducacaoDeSurdos/assets/258/TextoBase_HistoriaEducacaoSurdos.pdf
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A submissão de trabalho(s) científico(s) original(is) pelos autores, na qualidade de titulares do direito de autor do(s) texto(s) enviado(s) ao periódico, nos termos da Lei 9.610/98, implica na cessão de direitos autorais de publicação impressa e/ou digital à Web-Revista Sociodialeto do Núcleo de Pesquisa e Estudos Sociolinguísticos e Dialetológicos da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (NUPESD-UEMS), do(s) artigo(s) aprovado(s) para fins da publicação, em um único número da Web-Revista, autorizando-se, ainda, que o(s) trabalho(s) científico(s) aprovado(s) seja(m) divulgado(s) gratuitamente, sem qualquer tipo de ressarcimento a título de direitos autorais, por meio do site da Web-Revista, para fins de leitura, impressão e/ou download do arquivo do texto, a partir da data de aceitação para fins de publicação. Portanto, os autores ao procederem a submissão do(s) artigo(s) à Web-Revista, e, por conseguinte, a cessão gratuita dos direitos autorais relacionados ao trabalho científico enviado, têm plena ciência de que não serão remunerados pela publicação do(s) artigo(s) no periódico.
Autores que publicam na Web-Revista Sociodialeto concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à Web-Revista o direito de primeira publicação realizada por meio de Open Journal Systems (OJS 3.0.2.0), sistema de código livre gratuito para a administração e a publicação de revistas, desenvolvido com suporte e distribuição pelo Public Knowledge Project sob a licença GNU General Public License.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (por exemplo: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (por exemplo: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Foram feitos todos os esforços para identificar e creditar os detentores de direitos sobre as imagens publicadas. Se tem direitos sobre alguma destas imagens e não foi corretamente identificado, por favor, entre em contato com a Web-Revista Sociodialeto e publicaremos a correção num dos próximos números.
Juntamente com o e-mail de aceite (para casos de aprovação) será encaminhado modelo da Carta de Cessão de Direitos Autorais que deverá conter o nome completo dos autores, bem como dados de documentos pessoais e assinada por todos os autores e coautores envolvidos no trabalho. A Cessão de Direitos Autorais é uma condição para a publicação.
Os autores declaram expressamente concordar com os termos da presente Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a submissão caso seja publicada por esta Web-Revista.
Declaração de Direito Autoral
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution CC-BY-NC que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores; As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade. Juntamente com o e-mail de aceite (para casos de aprovação) será encaminhado modelo da Carta de Direitos Autorais que deverá conter o nome completo dos autores, bem como dados de documentos pessoais e assinada por todos os autores e coautores envolvidos no trabalho.