SIGN LANGUAGE IN THE CONSTRUCTION OF DEAF IDENTITY IN THE MUNICIPALITY OF JI-PARANÁ
A LÍNGUA DE SINAIS NA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DOS SURDOS NO MUNICÍPIO DE JI-PARANÁ
Visualizações: 88DOI:
https://doi.org/10.48211/sociodialeto.v11i33.325Keywords:
LIBRAS; Deaf; Learning.Abstract
The present research aims to evidence facts from history where the beginning of instruction and learning of the Brazilian Language of Signals - LIBRAS for the majority of the deaf and some listeners in the middle of 2001 until the present day and the achievements achieved by the deaf community in the municipality of Ji-Paraná / Rondônia. For the collection of the facts, semi-structured interviews were conducted with the deaf, interpreted and involved in this process, showing relevant interpretative data and not yet recorded / cataloged. The initiative of educational and religious institutions was essential for the teaching and learning of Libras and with this, the deaf became protagonists in society.
KEYWORDS: LIBRAS; Deaf; Learning.
Downloads
References
BRASIL. Decreto nº 42.728, de 3 de dezembro de 1957. Câmara dos Deputados. Disponível em: http://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/1950-1959/decreto-42728-3-dezembro-1957- 381323-publicacaooriginal-1-pe.html Acesso em: 02 out. 2018.
BRASIL. Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002. Diário oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 25abr. 2002. Disponível em: Acesso em: 29 set. 2019.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases. 9492 de 20 de dezembro de 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L9394.htm Acesso em: 29 out. 2019.
ELER, R. R. de S. Língua de sinais Paiter Suruí: sinais do ambiente escolar. 1ª ed. Ji-Paraná-RO: Clube dos Autores, ISBN 978.65.00.01316-0, 2020.
ELER, R. R, de S. Representação social surda e ouvinte: um olhar surdo sobre os ouvintes, reflexões necessárias. Revista Igarapé, v. 11, n. 2, 2018, p. 73-84.
FARIAS, S. P. de. Ao pé da letra não! Mitos que permeiam o ensino da leitura para os surdos. In: Quadros (org.). Estudos Surdos I – Petrópolis - RJ: Arara Azul, 2006, p. 252-283.
RANGEL, G. M. M.; STUMPF, M. R. A pedagogia da diferença para o surdo. In: Lodi; Harrison; Campos (orgs.). Leitura e escrita no contexto da diversidade. Porto Alegre: Mediação, 3ª ed. 2010, p. 85-96.
REILY, L. Escola Inclusiva: Linguagem e mediação. São Paulo: Papirus, 2004.
ROSA, A da S. Entre a visibilidade da tradução da língua de sinais e a invisibilidade da tarefa do intérprete. Campinas, 2005. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual de Campinas.
SANTOS, J. P. da C. Os desafios da formação docente na aprendizagem dos alunos com surdez da rede municipal de Ji-Paraná-RO. Porto Velho, 2014. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Rondônia.
SILVA, C. A. de A. CULTURA SURDA: Agentes religiosos e a construção de uma identidade. São Paulo: Terceiro nome, 2012.
SILVA, C. A. de A. O papel de agentes religiosos na surdez: considerações sobre a constituição da cultura surda. Revista Espaço. ISSN 0103-7668. N. 39 Jan-Jun de 2013. p. 05-16. Rio de Janeiro: INES.
STROBEL, K. Apostila História da Educação de Surdos. Acesso em 20 de junho de 2020, disponível em: http://www.libras.ufsc.br/colecaoLetrasLibras/eixoFormacaoEspecifica/historiaDaEducacaoDeSurdos/assets/258/TextoBase_HistoriaEducacaoSurdos.pdf
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
A submissão de trabalho(s) científico(s) original(is) pelos autores, na qualidade de titulares do direito de autor do(s) texto(s) enviado(s) ao periódico, nos termos da Lei 9.610/98, implica na cessão de direitos autorais de publicação impressa e/ou digital à Web-Revista Sociodialeto do Núcleo de Pesquisa e Estudos Sociolinguísticos e Dialetológicos da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (NUPESD-UEMS), do(s) artigo(s) aprovado(s) para fins da publicação, em um único número da Web-Revista, autorizando-se, ainda, que o(s) trabalho(s) científico(s) aprovado(s) seja(m) divulgado(s) gratuitamente, sem qualquer tipo de ressarcimento a título de direitos autorais, por meio do site da Web-Revista, para fins de leitura, impressão e/ou download do arquivo do texto, a partir da data de aceitação para fins de publicação. Portanto, os autores ao procederem a submissão do(s) artigo(s) à Web-Revista, e, por conseguinte, a cessão gratuita dos direitos autorais relacionados ao trabalho científico enviado, têm plena ciência de que não serão remunerados pela publicação do(s) artigo(s) no periódico.
Autores que publicam na Web-Revista Sociodialeto concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à Web-Revista o direito de primeira publicação realizada por meio de Open Journal Systems (OJS 3.0.2.0), sistema de código livre gratuito para a administração e a publicação de revistas, desenvolvido com suporte e distribuição pelo Public Knowledge Project sob a licença GNU General Public License.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (por exemplo: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (por exemplo: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Foram feitos todos os esforços para identificar e creditar os detentores de direitos sobre as imagens publicadas. Se tem direitos sobre alguma destas imagens e não foi corretamente identificado, por favor, entre em contato com a Web-Revista Sociodialeto e publicaremos a correção num dos próximos números.
Juntamente com o e-mail de aceite (para casos de aprovação) será encaminhado modelo da Carta de Cessão de Direitos Autorais que deverá conter o nome completo dos autores, bem como dados de documentos pessoais e assinada por todos os autores e coautores envolvidos no trabalho. A Cessão de Direitos Autorais é uma condição para a publicação.
Os autores declaram expressamente concordar com os termos da presente Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a submissão caso seja publicada por esta Web-Revista.
Declaração de Direito Autoral
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution CC-BY-NC que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores; As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade. Juntamente com o e-mail de aceite (para casos de aprovação) será encaminhado modelo da Carta de Direitos Autorais que deverá conter o nome completo dos autores, bem como dados de documentos pessoais e assinada por todos os autores e coautores envolvidos no trabalho.