O PRECONCEITO SOCIAL E LINGUÍSTICO EM A HORA DA ESTRELA
SOCIAL AND LINGUISTIC PREJUDICE IN THE HOUR OF THE STAR
Visualizações: 111DOI:
https://doi.org/10.61389/sociodialeto.v12i35.8121Palavras-chave:
Preconceito social, Preconceito linguístico, A Hora da EstrelaResumo
Este artigo apresenta uma leitura do filme A hora da Estrela(1985) pelo viés do preconceito social e linguístico, conforme discute Bagno (2002)e outros estudiosos que tratam do assunto.O objetivo geral é compreender a partir da caracterização da personagem, como funciona o preconceito social contra o nordestino e a criação de estereótipos para o sujeito desta região. Desta forma, nossa análise recai sobre a personagem Macabéa, protagonista do filme. Metodologicamente, realizamos recortes de falas e cenas do filme a fim de verificar as caracterizações da personagem e isso nos mostrou, entre outras questões, que existe um estereótipo social da cultura dos sujeitos nordestinos que perpassa pelo preconceito linguístico e social.
Downloads
Referências
A HORA DA ESTRELA. Direção de Suzana Amaral. Brasília 1985: Labo Cine, 2008-2009. 1 DVD (138 min.). Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=MBxAMJvSip0.
ANDRADE, K, S, A; SANTANA, I, M,;RIBEIRO, J, S.O Preconceito linguístico: discriminação social ou linguística?Disponível em: http://educonse.com.br/2012/eixo_02/PDF/10.pdf Acesso em: 23 set. 2020.
BAGNO, Marcos. Preconceito Linguístico o que é, como se faz.15.ed.São Paulo: Loyola, 2002.
SILVA, Camila R.; BASTIANI, Carla.;OLIVEIRA, Luiz, R, P, F, O. Análise do preconceito linguístico como violência simbólica: o ensino da gramática normativa e o silenciamento do sujeito no contexto escolar. Entreletras, v. 5 n. 2, 2014. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/entreletras/article/view/1322 Acesso em: 23 set. 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão de trabalho(s) científico(s) original(is) pelos autores, na qualidade de titulares do direito de autor do(s) texto(s) enviado(s) ao periódico, nos termos da Lei 9.610/98, implica na cessão de direitos autorais de publicação impressa e/ou digital à Web-Revista Sociodialeto do Núcleo de Pesquisa e Estudos Sociolinguísticos e Dialetológicos da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (NUPESD-UEMS), do(s) artigo(s) aprovado(s) para fins da publicação, em um único número da Web-Revista, autorizando-se, ainda, que o(s) trabalho(s) científico(s) aprovado(s) seja(m) divulgado(s) gratuitamente, sem qualquer tipo de ressarcimento a título de direitos autorais, por meio do site da Web-Revista, para fins de leitura, impressão e/ou download do arquivo do texto, a partir da data de aceitação para fins de publicação. Portanto, os autores ao procederem a submissão do(s) artigo(s) à Web-Revista, e, por conseguinte, a cessão gratuita dos direitos autorais relacionados ao trabalho científico enviado, têm plena ciência de que não serão remunerados pela publicação do(s) artigo(s) no periódico.
Autores que publicam na Web-Revista Sociodialeto concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à Web-Revista o direito de primeira publicação realizada por meio de Open Journal Systems (OJS 3.0.2.0), sistema de código livre gratuito para a administração e a publicação de revistas, desenvolvido com suporte e distribuição pelo Public Knowledge Project sob a licença GNU General Public License.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (por exemplo: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (por exemplo: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Foram feitos todos os esforços para identificar e creditar os detentores de direitos sobre as imagens publicadas. Se tem direitos sobre alguma destas imagens e não foi corretamente identificado, por favor, entre em contato com a Web-Revista Sociodialeto e publicaremos a correção num dos próximos números.
Juntamente com o e-mail de aceite (para casos de aprovação) será encaminhado modelo da Carta de Cessão de Direitos Autorais que deverá conter o nome completo dos autores, bem como dados de documentos pessoais e assinada por todos os autores e coautores envolvidos no trabalho. A Cessão de Direitos Autorais é uma condição para a publicação.
Os autores declaram expressamente concordar com os termos da presente Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a submissão caso seja publicada por esta Web-Revista.
Declaração de Direito Autoral
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution CC-BY-NC que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores; As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade. Juntamente com o e-mail de aceite (para casos de aprovação) será encaminhado modelo da Carta de Direitos Autorais que deverá conter o nome completo dos autores, bem como dados de documentos pessoais e assinada por todos os autores e coautores envolvidos no trabalho.