SUPERVALORIZAÇÃO DA NORMA-PADRÃO: INFLUÊNCIADOR PARA O PRECONCEITO LINGUISTICO
OVERVALUATION OF THE STANDARD NORM: INFLUENCER OF LINGUISTIC PREJUDICE
DOI:
https://doi.org/10.61389/sociodialeto.v13i38.8153Palavras-chave:
Norma padrão, Heterogeneidade linguística, Preconceito linguísticoResumo
Neste artigo, colocamos em discussão a supervalorização da norma-padrão e sua relação com o preconceito linguístico. Objetivamos, discutir os conceitos de norma-padrão, heterogeneidade linguística e preconceito linguístico e refletir sobre como a supervalorização da norma-padrão alimenta o preconceito linguístico não apenas no cenário escolar, mas em outras esferas sociais. Trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo bibliográfica, em que dialogamos com Bagno (2003, 2009), Faraco (2008), Ilari e Basso (2017), Silva e Machado (2019), dentre outros. As discussões estabelecidas neste trabalho mostram que a supervalorização da norma-padrão, bem como desconsideração das demais normas ou variedades linguísticas é um fator que alimenta consideravelmente o famigerado preconceito linguístico. Concluímos, portanto, que para a quebra ou ao menos a atenuação do preconceito linguístico é de suma importância que nossas escolas, assim como as demais esferas sociais, reconheçam que ao lado da norma-padrão existem outras normas linguísticas igualmente válidas.
Downloads
Referências
ANTUNES, Irandé. Muito além da gramática: por um ensino de línguas sem pedras no caminho. São Paulo: Parábola Editorial, 2007.
BAGNO, Marcos. A norma oculta: língua e poder na sociedade brasileira. São Paulo: Parábola Editorial, 2003.
BAGNO, Marcos. Preconceito linguístico: o que é, como se faz. São Paulo: Edições Loyola. 2009.
BORTONI-RICARDO, Stella Maris. Educação em língua materna: a sociolinguística na sala de aula. São Paulo: Editora Parábola, 2004.
CAGLIARI, Luiz Carlos. Alfabetização e linguística. São Paulo: Scipione, 1989.
CALVET, Louis-Jean. Sociolinguística: uma introdução crítica. Tradução Marcos Marcionilo. 4. ed. São Paulo: Editora Parábola, 2002.
CAMACHO, Roberto Gomes. Sociolinguística parte II. In. MUSSALIM, Fernanda; BENTES, Anna Christina (Orgs.). Introdução à Linguística: domínios e fronteiras. 9. ed. São Paulo: Editora Cortez, 2012, p. 51-83.
CECILIO, Sandra Regina; MATOS Cleusa Maria Alves de. Heterogeneidade linguística no ensino de língua portuguesa. In: CELLI- COLOQUIO DE ESTUDOS LINGUISTICOS E LITERARIOS. 3, Maringá. Anais... 2009, p. 2051-2058.
FARACO, Carlos Alberto. Norma culta brasileira: desatando alguns nós. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.
FARACO, Carlos Alberto; ZILLES, Ana Maria. Para conhecer norma linguística. São Paulo: Editora Contexto, 2017.
GÖRSKI, Edair Maria; COELHO, Izete Lehmkuhl. Variação linguística e ensino de gramática. Revista Working Papers em Linguística, Santa Catarina, v. 10, n. 1, p. 73-91, 2009. DOI: https://doi.org/10.5007/1984-8420.2009v10n1p73
ILARI, Rodolfo; BASSO, Renato. O português da gente: a língua que estudamos a língua que falamos. 2 ed. São Paulo: Contexto, 2017.
LABOV, William. Padrões Sociolinguísticos. Tradução: Marcos Bagno, Maria Marta Pereira Scherre e Caroline Rodrigues Cardoso. São Paulo: Editora Parábola, 2008.
LUCCHESI, Dante. Língua e sociedade partida: a polarização sociolinguística do Brasil. São Paulo: Editora Contexto, 2015.
OLIVEIRA, Roberta Pires de; QUAREZEMIN, Sandra. Gramática na escola. Petrópolis- RJ: Editora Vozes, 2016.
PRETI, Dino. A propósito do conceito de discurso oral culto: a língua e as transformações sociais. In: PRETI, Dino (Org.). O discurso oral culto. São Paulo: Humanitas Publicações – FFLCH/USP, 1999, p. 21-34.
SILVA, Lilian dos Santos; MACHADO Tania. Preconceito linguístico: Uma perspectiva no 6° ano do ensino fundamental. Mandinga- Revista de estudos linguísticos. Redenção- CG. V.03, n. 01. P.51-66. Jan/Jul. 2019.
SILVA, Maria Luciléia Gonçalves da. O papel da escola como instrumento de combate ao preconceito linguístico. Rev. Pemo, Fortaleza, v. 3, n. 2, e 324614, 2021. DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v3i2.4614
VIEIRA, Sílvia Rodrigues. Concordância verbal. In.: VIEIRA, Sílvia Rodrigues; BRANDÃO, Sílvia Figueiredo (Orgs.). Ensino de gramática: descrição e uso, 2007, p. 86-10.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão de trabalho(s) científico(s) original(is) pelos autores, na qualidade de titulares do direito de autor do(s) texto(s) enviado(s) ao periódico, nos termos da Lei 9.610/98, implica na cessão de direitos autorais de publicação impressa e/ou digital à Web-Revista Sociodialeto do Núcleo de Pesquisa e Estudos Sociolinguísticos e Dialetológicos da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (NUPESD-UEMS), do(s) artigo(s) aprovado(s) para fins da publicação, em um único número da Web-Revista, autorizando-se, ainda, que o(s) trabalho(s) científico(s) aprovado(s) seja(m) divulgado(s) gratuitamente, sem qualquer tipo de ressarcimento a título de direitos autorais, por meio do site da Web-Revista, para fins de leitura, impressão e/ou download do arquivo do texto, a partir da data de aceitação para fins de publicação. Portanto, os autores ao procederem a submissão do(s) artigo(s) à Web-Revista, e, por conseguinte, a cessão gratuita dos direitos autorais relacionados ao trabalho científico enviado, têm plena ciência de que não serão remunerados pela publicação do(s) artigo(s) no periódico.
Autores que publicam na Web-Revista Sociodialeto concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à Web-Revista o direito de primeira publicação realizada por meio de Open Journal Systems (OJS 3.0.2.0), sistema de código livre gratuito para a administração e a publicação de revistas, desenvolvido com suporte e distribuição pelo Public Knowledge Project sob a licença GNU General Public License.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (por exemplo: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (por exemplo: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Foram feitos todos os esforços para identificar e creditar os detentores de direitos sobre as imagens publicadas. Se tem direitos sobre alguma destas imagens e não foi corretamente identificado, por favor, entre em contato com a Web-Revista Sociodialeto e publicaremos a correção num dos próximos números.
Juntamente com o e-mail de aceite (para casos de aprovação) será encaminhado modelo da Carta de Cessão de Direitos Autorais que deverá conter o nome completo dos autores, bem como dados de documentos pessoais e assinada por todos os autores e coautores envolvidos no trabalho. A Cessão de Direitos Autorais é uma condição para a publicação.
Os autores declaram expressamente concordar com os termos da presente Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a submissão caso seja publicada por esta Web-Revista.
Declaração de Direito Autoral
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution CC-BY-NC que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores; As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade. Juntamente com o e-mail de aceite (para casos de aprovação) será encaminhado modelo da Carta de Direitos Autorais que deverá conter o nome completo dos autores, bem como dados de documentos pessoais e assinada por todos os autores e coautores envolvidos no trabalho.