SOBREVALORACIÓN DE LA NORMA ESTÁNDAR: INFLUENCIA EN EL PREJUICIO LINGÜÍSTICO
SUPERVALORIZAÇÃO DA NORMA-PADRÃO: INFLUÊNCIADOR PARA O PRECONCEITO LINGUISTICO
DOI:
https://doi.org/10.61389/sociodialeto.v13i38.8153Palabras clave:
Norma estándar, Heterogeneidad lingüística, Prejuicio lingüísticoResumen
En este artículo, ponemos en discusión la sobrevaloración de la norma estándar y su relación con el prejuicio lingüístico. Nuestro objetivo es discutir los conceptos de norma estándar, heterogeneidad lingüística y prejuicio lingüístico, y reflexionar sobre cómo la sobrevaloración de la norma estándar alimenta el prejuicio lingüístico no solo en el ámbito escolar, sino también en otras esferas sociales. Se trata de una investigación cualitativa de tipo bibliográfico, en la que dialogamos con Bagno (2003, 2009), Faraco (2008), Ilari y Basso (2017), Silva y Machado (2019), entre otros. Las discusiones establecidas en este trabajo muestran que la sobrevaloración de la norma estándar, así como la desconsideración de las demás normas o variedades lingüísticas, es un factor que alimenta considerablemente el famoso prejuicio lingüístico. Por lo tanto, concluimos que para romper o al menos atenuar el prejuicio lingüístico es de suma importancia que nuestras escuelas, al igual que las demás esferas sociales, reconozcan que junto a la norma estándar existen otras normas lingüísticas igualmente válidas.
Descargas
Citas
ANTUNES, Irandé. Muito além da gramática: por um ensino de línguas sem pedras no caminho. São Paulo: Parábola Editorial, 2007.
BAGNO, Marcos. A norma oculta: língua e poder na sociedade brasileira. São Paulo: Parábola Editorial, 2003.
BAGNO, Marcos. Preconceito linguístico: o que é, como se faz. São Paulo: Edições Loyola. 2009.
BORTONI-RICARDO, Stella Maris. Educação em língua materna: a sociolinguística na sala de aula. São Paulo: Editora Parábola, 2004.
CAGLIARI, Luiz Carlos. Alfabetização e linguística. São Paulo: Scipione, 1989.
CALVET, Louis-Jean. Sociolinguística: uma introdução crítica. Tradução Marcos Marcionilo. 4. ed. São Paulo: Editora Parábola, 2002.
CAMACHO, Roberto Gomes. Sociolinguística parte II. In. MUSSALIM, Fernanda; BENTES, Anna Christina (Orgs.). Introdução à Linguística: domínios e fronteiras. 9. ed. São Paulo: Editora Cortez, 2012, p. 51-83.
CECILIO, Sandra Regina; MATOS Cleusa Maria Alves de. Heterogeneidade linguística no ensino de língua portuguesa. In: CELLI- COLOQUIO DE ESTUDOS LINGUISTICOS E LITERARIOS. 3, Maringá. Anais... 2009, p. 2051-2058.
FARACO, Carlos Alberto. Norma culta brasileira: desatando alguns nós. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.
FARACO, Carlos Alberto; ZILLES, Ana Maria. Para conhecer norma linguística. São Paulo: Editora Contexto, 2017.
GÖRSKI, Edair Maria; COELHO, Izete Lehmkuhl. Variação linguística e ensino de gramática. Revista Working Papers em Linguística, Santa Catarina, v. 10, n. 1, p. 73-91, 2009. DOI: https://doi.org/10.5007/1984-8420.2009v10n1p73
ILARI, Rodolfo; BASSO, Renato. O português da gente: a língua que estudamos a língua que falamos. 2 ed. São Paulo: Contexto, 2017.
LABOV, William. Padrões Sociolinguísticos. Tradução: Marcos Bagno, Maria Marta Pereira Scherre e Caroline Rodrigues Cardoso. São Paulo: Editora Parábola, 2008.
LUCCHESI, Dante. Língua e sociedade partida: a polarização sociolinguística do Brasil. São Paulo: Editora Contexto, 2015.
OLIVEIRA, Roberta Pires de; QUAREZEMIN, Sandra. Gramática na escola. Petrópolis- RJ: Editora Vozes, 2016.
PRETI, Dino. A propósito do conceito de discurso oral culto: a língua e as transformações sociais. In: PRETI, Dino (Org.). O discurso oral culto. São Paulo: Humanitas Publicações – FFLCH/USP, 1999, p. 21-34.
SILVA, Lilian dos Santos; MACHADO Tania. Preconceito linguístico: Uma perspectiva no 6° ano do ensino fundamental. Mandinga- Revista de estudos linguísticos. Redenção- CG. V.03, n. 01. P.51-66. Jan/Jul. 2019.
SILVA, Maria Luciléia Gonçalves da. O papel da escola como instrumento de combate ao preconceito linguístico. Rev. Pemo, Fortaleza, v. 3, n. 2, e 324614, 2021. DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v3i2.4614
VIEIRA, Sílvia Rodrigues. Concordância verbal. In.: VIEIRA, Sílvia Rodrigues; BRANDÃO, Sílvia Figueiredo (Orgs.). Ensino de gramática: descrição e uso, 2007, p. 86-10.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A submissão de trabalho(s) científico(s) original(is) pelos autores, na qualidade de titulares do direito de autor do(s) texto(s) enviado(s) ao periódico, nos termos da Lei 9.610/98, implica na cessão de direitos autorais de publicação impressa e/ou digital à Web-Revista Sociodialeto do Núcleo de Pesquisa e Estudos Sociolinguísticos e Dialetológicos da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (NUPESD-UEMS), do(s) artigo(s) aprovado(s) para fins da publicação, em um único número da Web-Revista, autorizando-se, ainda, que o(s) trabalho(s) científico(s) aprovado(s) seja(m) divulgado(s) gratuitamente, sem qualquer tipo de ressarcimento a título de direitos autorais, por meio do site da Web-Revista, para fins de leitura, impressão e/ou download do arquivo do texto, a partir da data de aceitação para fins de publicação. Portanto, os autores ao procederem a submissão do(s) artigo(s) à Web-Revista, e, por conseguinte, a cessão gratuita dos direitos autorais relacionados ao trabalho científico enviado, têm plena ciência de que não serão remunerados pela publicação do(s) artigo(s) no periódico.
Autores que publicam na Web-Revista Sociodialeto concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à Web-Revista o direito de primeira publicação realizada por meio de Open Journal Systems (OJS 3.0.2.0), sistema de código livre gratuito para a administração e a publicação de revistas, desenvolvido com suporte e distribuição pelo Public Knowledge Project sob a licença GNU General Public License.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (por exemplo: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (por exemplo: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Foram feitos todos os esforços para identificar e creditar os detentores de direitos sobre as imagens publicadas. Se tem direitos sobre alguma destas imagens e não foi corretamente identificado, por favor, entre em contato com a Web-Revista Sociodialeto e publicaremos a correção num dos próximos números.
Juntamente com o e-mail de aceite (para casos de aprovação) será encaminhado modelo da Carta de Cessão de Direitos Autorais que deverá conter o nome completo dos autores, bem como dados de documentos pessoais e assinada por todos os autores e coautores envolvidos no trabalho. A Cessão de Direitos Autorais é uma condição para a publicação.
Os autores declaram expressamente concordar com os termos da presente Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a submissão caso seja publicada por esta Web-Revista.
Declaração de Direito Autoral
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution CC-BY-NC que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores; As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade. Juntamente com o e-mail de aceite (para casos de aprovação) será encaminhado modelo da Carta de Direitos Autorais que deverá conter o nome completo dos autores, bem como dados de documentos pessoais e assinada por todos os autores e coautores envolvidos no trabalho.