MOVIMENTO SOCIAL NEGRO E COMUNIDADES DE CANDOMBLÉ: AMBIENTES FORMADORES E EDUCATIVOS

BLACK SOCIAL MOVEMENT AND CANDOMBLÉ COMMUNITIES: FORMATIVE AND EDUCATIONAL ENVIRONMENTS

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Autores

DOI:

https://doi.org/10.48211/sociodialeto.v12i36.460

Palavras-chave:

Negros; Movimento Social; Educação; Paulo Freire

Resumo

Quando falamos de educação, não estamos necessariamente considerando exclusivamente a escola, ainda que que se trate de uma instância formativa socialmente referendada. Defendemos uma concepção de educação pautada na vida, saberes e conhecimento de diferentes ambientes e pessoas que para além do ambiente escolar, podem contribuir significativamente com a escola. O objetivo deste ensaio é afirmar o movimento social negro e comunidades de matrizes africanas, em especial, as comunidades de candomblé, como ambientes educacionais e socializadores que em conformidade com o pensamento de Paulo Freire preparam para a vida. A partir da experiência vivida nesses dois ambientes não escolares apresento a relevância dessa formação para a problematização e compreensão da minha condição de mulher negra em uma sociedade em que sujeitos que não integram a normativa hegemônica convivem com a opressão racial, social e sexual. Tais espaços não escolares, porém, formativos, desenvolvem uma educação pautada no diálogo e centrada na cultura, história e saberes da população negra. Também apresentam como proposta a transformação da realidade vivida. Este texto busca tão somente contribuir com o diálogo das ideias de Paulo Freire em espaços formadores e educativos que respeitam e valorizam a cultura, o saber e o conhecimento de diferentes comunidades e pessoas, mas não estão integrados a educação escolar.

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Biografia do Autor

Mariana Semião Lima, UNICAMP

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Estadual de Campinas-Unicamp

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Publicado

17-10-2022

Como Citar

Lima, M. S. (2022). MOVIMENTO SOCIAL NEGRO E COMUNIDADES DE CANDOMBLÉ: AMBIENTES FORMADORES E EDUCATIVOS: BLACK SOCIAL MOVEMENT AND CANDOMBLÉ COMMUNITIES: FORMATIVE AND EDUCATIONAL ENVIRONMENTS. WEB REVISTA SOCIODIALETO, 12(36), 1–12. https://doi.org/10.48211/sociodialeto.v12i36.460
Received 2022-01-31
Accepted 2022-06-07
Published 2022-10-17