MONOTONGAÇÃO DO DITONGO [EJ] NA ESCRITA DE ESTUDANTES EM FASE DE ALFABETIZAÇÃO
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Monotongação, Sociolinguística, DitongoAbstract
Os primeiros estudos na área da sociolinguística foram realizados por William Labov (1972), que passou a analisar a relação entre a língua e a sociedade. Esses estudos têm contribuído para o aprimoramento das aulas, tanto de língua materna quanto de língua estrangeira, analisando as variações linguísticas na fala e na escrita. Este trabalho tem como objetivo analisar a ocorrência de monotongação, processo em que ocorre o apagamento da semivogal em ditongos crescentes e decrescentes, tanto na fala quanto na escrita. Neste caso, investigamos a ocorrência de monotongação do ditongo fechado [ej], como em “peixe”, na escrita de 48 alunos dos primeiros anos do ensino fundamental. A coleta de dados foi realizada em duas escolas públicas, uma na cidade de Novo Hamburgo/RS e a outra de Estância Velha/RS. Os dados foram obtidos por meio de entrevistas nas quais as acadêmicas apresentavam substantivos representados por imagens. Dessa maneira, eles deveriam produzir frases utilizando as palavras em questão. Os dados foram sistematizados no Goldvarb X e analisados à luz das teorias de Labov (1972), Hora e Aquino (2006) e Hora e Henrique (2013). Observamos que a escolaridade e o contexto fonológico posterior são fatores relevantes para a ocorrência dessa redução.
ABSTRACT: The first studies in the field of sociolinguistics were performed by William Labov (1972), which have examined the relationship between language and society. These studies have contributed for the improvement in classes, thus of mother tongue as a foreign language, analyzing the linguistic variations in speaking and writing abilities. This work aims to analyze the occurrence of monophthongization, process where the suppression of glide in increasing and decreasing diphthongs, both in speech and in writing. In this case, we have investigated the occurrence of monophthongization of the closed diphthong [ej] such as in "peixe" in the writing of 48 students of the first years of Elementary School. Data collection was conducted in two public schools, in Novo Hamburgo/RS and Estancia Velha/RS. Data were obtained through interviews that the academics have shown, to the students, nouns represented by images. Thus, they should produce sentences using the nouns. The data were codified in Goldvarb X and analyzed from the perspective of Labov (1972), Hora & Aquino (2006) and Hora & Henrique’s (2013) theories. We have watched that schooling and later phonological context are relevant factors for the occurrence of monophthongization reducing.
KEYWORDS: Monophthongization; Sociolinguistics; Diphthong.
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