O ENSINO DE ESPANHOL COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA: NOVAS PERSPECTIVAS PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TÉCNICA
Visualizações: 24Keywords:
Práticas didáticas, Espanhol, Interacionismo SociodiscursivoAbstract
A proposta deste trabalho consiste em discutir o ensino de Espanhol como língua estrangeira, a partir de sua implantação no IFPR Cascavel - Paraná - Brasil, mediante o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego - Pronatec, criado pelo Governo Federal brasileiro em 2011. Tal programa apresenta entre vários objetivos o desejo de expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos de Educação Profissional e Tecnológica de nível médio e de cursos de formação inicial e continuada, procurando desse modo aumentar as oportunidades educacionais aos trabalhadores e demais cidadãos. A implantação do curso, que possui duração mínima de 160 horas, exige uma específica seleção e organização de conteúdos, escolha e/ou modificação de materiais, em síntese, novas didáticas para o ensino da língua espanhola como língua estrangeira. Nesse sentido, buscamos subsidiar na teoria do Interacionismo Sociodiscursivo a análise dessas novas perspectivas.
RESUMEN: La propuesta de este trabajo consiste en discutir la enseñanza de español como lengua extranjera, a partir de su implantación en el IFPR Cascavel - Paraná - Brasil, mediante el Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego - Pronatec, creado por el Gobierno Federal brasileño en 2011. Este programa presenta entre varios objetivos el deseo de expandir, interiorizar y democratizar la oferta de cursos de Educación Profesional y Tecnológica de nivel medio y de cursos de formación inicial y continuada, buscando de ese modo aumentar las oportunidades educativas a los alumnos trabajadores y demás ciudadanos. La implantación del curso, que tiene una duración mínima de 160 horas, exige una específica selección y organización de contenidos, elección y / o modificación de materiales, en síntesis, nuevas didácticas para la enseñanza de la lengua española como lengua extranjera. En ese sentido, buscamos subsidiar en la teoría del Interaccionismo Sociodiscursivo el análisis de esas nuevas perspectivas.
PALABRAS CLAVE: Prácticas didácticas; Español; Interaccionismo Sociodiscursivo.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
A submissão de trabalho(s) científico(s) original(is) pelos autores, na qualidade de titulares do direito de autor do(s) texto(s) enviado(s) ao periódico, nos termos da Lei 9.610/98, implica na cessão de direitos autorais de publicação impressa e/ou digital à Web-Revista Sociodialeto do Núcleo de Pesquisa e Estudos Sociolinguísticos e Dialetológicos da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (NUPESD-UEMS), do(s) artigo(s) aprovado(s) para fins da publicação, em um único número da Web-Revista, autorizando-se, ainda, que o(s) trabalho(s) científico(s) aprovado(s) seja(m) divulgado(s) gratuitamente, sem qualquer tipo de ressarcimento a título de direitos autorais, por meio do site da Web-Revista, para fins de leitura, impressão e/ou download do arquivo do texto, a partir da data de aceitação para fins de publicação. Portanto, os autores ao procederem a submissão do(s) artigo(s) à Web-Revista, e, por conseguinte, a cessão gratuita dos direitos autorais relacionados ao trabalho científico enviado, têm plena ciência de que não serão remunerados pela publicação do(s) artigo(s) no periódico.
Autores que publicam na Web-Revista Sociodialeto concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à Web-Revista o direito de primeira publicação realizada por meio de Open Journal Systems (OJS 3.0.2.0), sistema de código livre gratuito para a administração e a publicação de revistas, desenvolvido com suporte e distribuição pelo Public Knowledge Project sob a licença GNU General Public License.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (por exemplo: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (por exemplo: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Foram feitos todos os esforços para identificar e creditar os detentores de direitos sobre as imagens publicadas. Se tem direitos sobre alguma destas imagens e não foi corretamente identificado, por favor, entre em contato com a Web-Revista Sociodialeto e publicaremos a correção num dos próximos números.
Juntamente com o e-mail de aceite (para casos de aprovação) será encaminhado modelo da Carta de Cessão de Direitos Autorais que deverá conter o nome completo dos autores, bem como dados de documentos pessoais e assinada por todos os autores e coautores envolvidos no trabalho. A Cessão de Direitos Autorais é uma condição para a publicação.
Os autores declaram expressamente concordar com os termos da presente Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a submissão caso seja publicada por esta Web-Revista.
Declaração de Direito Autoral
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution CC-BY-NC que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores; As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade. Juntamente com o e-mail de aceite (para casos de aprovação) será encaminhado modelo da Carta de Direitos Autorais que deverá conter o nome completo dos autores, bem como dados de documentos pessoais e assinada por todos os autores e coautores envolvidos no trabalho.