MÉTODOS E TÉCNICAS NAS AULAS DE LE (INGLÊS)
O DESAFIO DAS ESCOLHAS METODOLÓGICAS NA SALA DE AULA
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Ensino, Língua Inglesa, Métodos e TécnicasAbstract
O ensino e a aprendizagem de Língua Estrangeira (Inglesa) têm apresentado vários entraves no setor educacional, os fatores que ocasionam este insucesso são diversos, como a pouca importância dada pelos alunos à disciplina, classes superlotadas, carga horária reduzida, aspectos relacionados à formação do professor e ainda a escolha de métodos e técnicas adotados pelos professores. Nessa perspectiva, este trabalho tem por objetivo discutir os avanços e retrocessos do ensino de LE inglesa no Brasil, da implantação dos primeiros cursos até os nossos dias, apresentar um panorama histórico dos métodos, técnicas e abordagens utilizadas do início até a era do pós-método, compreender o efeito desses métodos na sala de aula e identificar as concepções de língua e de aprendizagem que cada método adota. Para isso apoiamo-nos nas concepções teóricas apontadas pelo PCN (1998), Oliveira (2010) Freemam (1986), Leffa (2007), Richards, Rodgers (2001), dentre outros que norteiam a temática deste trabalho. O tipo de pesquisa utilizado é de caráter exploratório e a metodologia inclui um levantamento bibliográfico da literatura específica. Como possível resultado da pesquisa empreendida, pode-se inferir que os professores da área detêm pouco conhecimento teórico, com isso priorizam em suas aulas aspectos estruturais da língua e não garantem o desenvolvimento da competência comunicativa.
ABSTRACT: The teaching and learning of Foreign Language (English) have presented several obstacles in the educational sector, the factors that cause this failure are diverse, such as the little importance given by the students to the discipline, overcrowded classes, reduced hours, aspects related to and the choice of methods and techniques adopted by teachers. In this perspective, the objective of this work is to discuss the advances and setbacks of English LE teaching in Brazil, from the introduction of the first courses to the present day, to present a historical overview of the methods, techniques and approaches used from the beginning to the post- Method, to understand the effect of these methods in the classroom and to identify the language and learning conceptions that each method adopts. For this, we support the theoretical conceptions pointed out by the PCN (1998), Oliveira (2010) Freemam (1986), Leffa (2007), Richards, Rodgers (2001), among others that guide the theme of this work. The type of research used is exploratory and the methodology includes a literature review of the specific literature. As a possible result of the research undertaken, it can be inferred that the teachers of the area have little theoretical knowledge, so they prioritize in their classes structural aspects of the language and do not guarantee the development of communicative competence.
KEYWORDS: Teaching. English language. Methods and Techniques.
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