O PRONOME RETO COMO ACUSATIVO NA FALA E TAMBÉM NA ESCRITA: UM ESTUDO DE CASO EM JATAIZINHO E IBIPORÃ – PR
Visualizações: 48Keywords:
Pronome Reto e Oblíquo; Clítico Acusativo; Sociolinguística.Abstract
Este artigo tem o objetivo de apresentar um breve estudo a respeito do fenômeno do pronome pessoal do caso reto (função sintática de sujeito) como acusativo (exercendo a função sintática de objeto direto) no português escrito e/ou falado na cidade de Ibiporã – Estado do Paraná; a comunidade linguística por meio da qual se realizou este trabalho consiste em um grupo de alunos da Educação Básica – Ensino Fundamental (9º ano) e do Ensino Médio (1º e 2º anos). Também pretende verificar a realização do pronome pessoal do caso reto (função sintática de sujeito) como acusativo (exercendo a função sintática de objeto direto) na fala de informantes que já haviam concluído o Ensino Médio, em Jataizinho – Estado do Paraná. Para que tal pesquisa pudesse se realizar, partiu-se de fundamentos teóricos da Sociolinguística, com base em estudiosos como Alkmim, Benvenutti, Bortoni-Ricardo, Mattoso Câmara Jr. e outros teóricos dos estudos linguísticos. Os resultados obtidos demonstraram que fatores extralinguísticos, tal como o nível de escolaridade, a faixa etária e o sexo do informante exercem influência na realização desse fenômeno linguístico, observando que, apesar de o clítico acusativo ter praticamente desaparecido na oralidade, ainda ocorre no texto escrito, tanto entre os estudantes do Ensino Fundamental quanto entre os alunos do Ensino Médio.
ABSTRACT: This article aims to present a brief study about the phenomenon of the personal pronoun of the subject case (syntactic function of subject) as accusative (exercising the syntactic function of direct object) in written and / or spoken Portuguese in the city of Ibiporã - State of Parana; the linguistic community through which this work was carried out consists of a group of students from Basic Education - Elementary Education (9th grade) and High School (1st and 2nd grades). It also intends to verify the realization of the personal pronoun of the subject case (syntactic function of subject) as accusative (exercising the syntactic function of direct object) in the speech of informants who had already completed high school, in Jataizinho - State of Parana. So that such research could be carried out, it was based on theoretical foundations of Sociolinguistics, based on scholars such as Alkmim, Benvenutti, Bortoni-Ricardo, Mattoso Câmara Jr. and other theorists of linguistic studies. The results obtained demonstrated that extralinguistic factors, such as the level of education, the age group and the gender of the informant, influence the accomplishment of this linguistic phenomenon, noting that, although the accusative clitic has practically disappeared in the oral language, it still occurs in the written text, both among elementary school students and high school students.
KEYWORDS: Subject and Object Pronoun; Accusative Clitic; Sociolinguistics.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
A submissão de trabalho(s) científico(s) original(is) pelos autores, na qualidade de titulares do direito de autor do(s) texto(s) enviado(s) ao periódico, nos termos da Lei 9.610/98, implica na cessão de direitos autorais de publicação impressa e/ou digital à Web-Revista Sociodialeto do Núcleo de Pesquisa e Estudos Sociolinguísticos e Dialetológicos da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (NUPESD-UEMS), do(s) artigo(s) aprovado(s) para fins da publicação, em um único número da Web-Revista, autorizando-se, ainda, que o(s) trabalho(s) científico(s) aprovado(s) seja(m) divulgado(s) gratuitamente, sem qualquer tipo de ressarcimento a título de direitos autorais, por meio do site da Web-Revista, para fins de leitura, impressão e/ou download do arquivo do texto, a partir da data de aceitação para fins de publicação. Portanto, os autores ao procederem a submissão do(s) artigo(s) à Web-Revista, e, por conseguinte, a cessão gratuita dos direitos autorais relacionados ao trabalho científico enviado, têm plena ciência de que não serão remunerados pela publicação do(s) artigo(s) no periódico.
Autores que publicam na Web-Revista Sociodialeto concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à Web-Revista o direito de primeira publicação realizada por meio de Open Journal Systems (OJS 3.0.2.0), sistema de código livre gratuito para a administração e a publicação de revistas, desenvolvido com suporte e distribuição pelo Public Knowledge Project sob a licença GNU General Public License.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (por exemplo: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (por exemplo: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Foram feitos todos os esforços para identificar e creditar os detentores de direitos sobre as imagens publicadas. Se tem direitos sobre alguma destas imagens e não foi corretamente identificado, por favor, entre em contato com a Web-Revista Sociodialeto e publicaremos a correção num dos próximos números.
Juntamente com o e-mail de aceite (para casos de aprovação) será encaminhado modelo da Carta de Cessão de Direitos Autorais que deverá conter o nome completo dos autores, bem como dados de documentos pessoais e assinada por todos os autores e coautores envolvidos no trabalho. A Cessão de Direitos Autorais é uma condição para a publicação.
Os autores declaram expressamente concordar com os termos da presente Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a submissão caso seja publicada por esta Web-Revista.
Declaração de Direito Autoral
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution CC-BY-NC que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores; As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade. Juntamente com o e-mail de aceite (para casos de aprovação) será encaminhado modelo da Carta de Direitos Autorais que deverá conter o nome completo dos autores, bem como dados de documentos pessoais e assinada por todos os autores e coautores envolvidos no trabalho.