O PRONOME RETO COMO ACUSATIVO NA FALA E TAMBÉM NA ESCRITA: UM ESTUDO DE CASO EM JATAIZINHO E IBIPORÃ – PR

Visualizações: 28

Autores/as

  • Ismael Ribeiro da Silva UEL
  • Josué Marques Ferreira UEL

Palabras clave:

Pronome Reto e Oblíquo; Clítico Acusativo; Sociolinguística.

Resumen

Este artigo tem o objetivo de apresentar um breve estudo a respeito do fenômeno do pronome pessoal do caso reto (função sintática de sujeito) como acusativo (exercendo a função sintática de objeto direto) no português escrito e/ou falado na cidade de Ibiporã – Estado do Paraná; a comunidade linguística por meio da qual se realizou este trabalho consiste em um grupo de alunos da Educação Básica – Ensino Fundamental (9º ano) e do Ensino Médio (1º e 2º anos). Também pretende verificar a realização do pronome pessoal do caso reto (função sintática de sujeito) como acusativo (exercendo a função sintática de objeto direto) na fala de informantes que já haviam concluído o Ensino Médio, em Jataizinho – Estado do Paraná. Para que tal pesquisa pudesse se realizar, partiu-se de fundamentos teóricos da Sociolinguística, com base em estudiosos como Alkmim, Benvenutti, Bortoni-Ricardo, Mattoso Câmara Jr. e outros teóricos dos estudos linguísticos. Os resultados obtidos demonstraram que fatores extralinguísticos, tal como o nível de escolaridade, a faixa etária e o sexo do informante exercem influência na realização desse fenômeno linguístico, observando que, apesar de o clítico acusativo ter praticamente desaparecido na oralidade, ainda ocorre no texto escrito, tanto entre os estudantes do Ensino Fundamental quanto entre os alunos do Ensino Médio.

ABSTRACT: This article aims to present a brief study about the phenomenon of the personal pronoun of the subject case (syntactic function of subject) as accusative (exercising the syntactic function of direct object) in written and / or spoken Portuguese in the city of Ibiporã - State of Parana; the linguistic community through which this work was carried out consists of a group of students from Basic Education - Elementary Education (9th grade) and High School (1st and 2nd grades). It also intends to verify the realization of the personal pronoun of the subject case (syntactic function of subject) as accusative (exercising the syntactic function of direct object) in the speech of informants who had already completed high school, in Jataizinho - State of Parana. So that such research could be carried out, it was based on theoretical foundations of Sociolinguistics, based on scholars such as Alkmim, Benvenutti, Bortoni-Ricardo, Mattoso Câmara Jr. and other theorists of linguistic studies. The results obtained demonstrated that extralinguistic factors, such as the level of education, the age group and the gender of the informant, influence the accomplishment of this linguistic phenomenon, noting that, although the accusative clitic has practically disappeared in the oral language, it still occurs in the written text, both among elementary school students and high school students.

KEYWORDS: Subject and Object Pronoun; Accusative Clitic; Sociolinguistics.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Ismael Ribeiro da Silva, UEL

Licenciado em Letras Anglo-Portuguesas – UENP (2001). Especialista em Literatura e Estudos da Linguagem – UENP (2003). Especialista em Língua Inglesa – UNOPAR (2005). Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem – Universidade Estadual de Londrina - PR.

Josué Marques Ferreira, UEL

 Licenciado em letras Vernáculas; Universidade Estadual de Londrina - PR; Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem – Universidade Estadual de Londrina - PR.

Publicado

2020-07-28

Cómo citar

Silva, I. R. da, & Ferreira, J. M. (2020). O PRONOME RETO COMO ACUSATIVO NA FALA E TAMBÉM NA ESCRITA: UM ESTUDO DE CASO EM JATAIZINHO E IBIPORÃ – PR. WEB REVISTA SOCIODIALETO, 10(30 SER.2), 62–76. Recuperado a partir de https://periodicosonline.uems.br/index.php/sociodialeto/article/view/8026