NOTES ON THE OFAIÉ LANGUAGE (MACRO-JÊ) AND LINGUISTIC CONTACT
APONTAMENTOS DA LÍNGUA OFAIÉ (MACRO-JÊ) DIANTE DO CONTATO LINGUÍSTICO
Visualizações: 127DOI:
https://doi.org/10.48211/sociodialeto.v11i32.339Keywords:
Ofaié language; Lexical creation; Contact languagesAbstract
This article presents a reflection on the neologisms in the Ofaié language, derived from linguistic contact. The Ofaié language is in danger of extinction, being classified as belonging to the Macro-Jê trunk. Among the factors that contributed to this language reaching this stage is the predominant asymmetry in relation to Portuguese, which certainly contributed as an aspect of greater impact. The Ofaié people are among the minority groups that have their native languages threatened. Therefore, looking at lexical creations as part of contact with the majority language, that is Brazilian Portuguese, is also a way of preserving the lexical memory of these people. This work follows the epistemological foundations of Couto (2009), Trasck (2004), Weinreich (1970), Correira (2012), Langacker (1972), and others. This reflection is part of the research developed on the lexicon of the Ofaié language.
KEYWORDS: Ofaié language; Lexical creation; Contact languages
Downloads
References
CORREIA, Margarita. Neologia em português. São Paulo: Parábola, 2012.
COUTO, Hildo H. do. Contato interlinguístico - da interação à gramática. Brasília: Programa de Pós-graduação em Linguística, Universidade de Brasília, 2017. Disponível em < http://www.ecoling.unb.br/images/e-book-Forma.pdf>. Acesso em 11 out. 2020.
COUTO, Hildo H. do. Linguística, ecologia e ecolinguística: contato de línguas. São Paulo: Contexto, 2009.
DUTRA, Carlos Alberto dos Santos. O território ofaié: pelos caminhos da história. Editora Life. Campo Grande, 2011.
FERREIRA, Rogério V. Palavras Ofaié: um resgate da memória lexical. Campo Grande: UFMS, 2017.
FERRAZ A.P. A inovação lexical e a dimensão social da língua. In: SEABRA, M.C.T. C. De (Org.) O léxico em estudo. Belo Horizonte: FALE/UFMG, 2006, p. 217-234.
FERRAZ A.P. Publicidade: a linguagem da inovação lexical. In: ALVES, Ieda. M. (Org.) Neologia e Neologismos em diferentes perspectivas. São Paulo: Paulistana, 2010. p. 251-275.
FUNASA/DSEI-MS. Relatório Anual de Gestão de 2009. Publicação institucional, 2010.
GONÇALVES, Carlos Alexandre. Atuais tendências em formação de palavras. São Paulo: Contexto, 2016.
LANGACKER, Ronald W. A linguagem e sua estrutura. Trad. Gilda Maria Corrêa de Azevedo. Petrópolis: Vozes, 1972.
LOUKOTKA, Estmír. Les Indiens Kukura du río Verde, Matto Grosso, Brésil. Journal de la Société des Américanistes. Tome 23-1, 1931. pp. 121-125.
NETTLE, D. & ROMAINE, S. Vanishing Voices. The extincion of the wold´s
languages. Oxford: Oxford University Press, 2000.
NIMUENDAJU, Curt. Idiomas Indígenas del Brasil. Revista del Instituto de Etnologia de la Universid Nacional de Tucuman 2. 1932 [1909]. p.543-618.
OLIVEIRA, Maria das Dores. Ofayé, a língua do povo do mel: fonologia e gramática. 2006. Tese (Doutorado em Letras e Linguística) - Universidade Federal de Alagoas.
RENAULT-LESCURE, Odile. As palavras e as coisas do contato: os neologismos Kali’na (Guiana Francesa). In: ALBERT, Bruce; Rita Ramos, Alcida (eds.). Pacificando o branco: cosmologias do contato no norte-amazônico. São Paulo: UNESP, 2002. p. 85-112
RODRIGUES, Aryon D. Línguas brasileiras: para o conhecimento das línguas indígenas. São Paulo: Loyola, 1986.
SILVA, Jennifer Ellen. Aspectos morfossintáticos dos verbos na língua Ofaié. 2012. Dissertação (Mestrado em Letras). Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.
SIQUEIRA, Simoni S. A trajetória do povo ofaié: territorialidade e reconhecimento de direitos territoriais. In: XIV Encontro de História da ANPUH/MS - "História: o que é, quanto vale, para que serve?", 2018, Dourados. Anais [...]. Dourados: Mato Grosso do Sul: Universidade Federal da Grande Dourados, 2018. s/p
TARALLO, Fernando & ALKIMIN, Tânia. Falares Crioulos: Línguas em contato. São Paulo: Ática, 1987.
TRASK, R. L. Dicionário de Linguagem e Linguística. São Paulo: Editora Contexto. 2004.
THURSTON W. F. Processes of change in the languages of northwestern. New Britain. Canberra: Pacific Linguistics, 1987.
WEINREICH, U. Languages in contact: Findings and Problems. 7th. ed. Mouton: Den Haag, 1970.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
A submissão de trabalho(s) científico(s) original(is) pelos autores, na qualidade de titulares do direito de autor do(s) texto(s) enviado(s) ao periódico, nos termos da Lei 9.610/98, implica na cessão de direitos autorais de publicação impressa e/ou digital à Web-Revista Sociodialeto do Núcleo de Pesquisa e Estudos Sociolinguísticos e Dialetológicos da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (NUPESD-UEMS), do(s) artigo(s) aprovado(s) para fins da publicação, em um único número da Web-Revista, autorizando-se, ainda, que o(s) trabalho(s) científico(s) aprovado(s) seja(m) divulgado(s) gratuitamente, sem qualquer tipo de ressarcimento a título de direitos autorais, por meio do site da Web-Revista, para fins de leitura, impressão e/ou download do arquivo do texto, a partir da data de aceitação para fins de publicação. Portanto, os autores ao procederem a submissão do(s) artigo(s) à Web-Revista, e, por conseguinte, a cessão gratuita dos direitos autorais relacionados ao trabalho científico enviado, têm plena ciência de que não serão remunerados pela publicação do(s) artigo(s) no periódico.
Autores que publicam na Web-Revista Sociodialeto concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à Web-Revista o direito de primeira publicação realizada por meio de Open Journal Systems (OJS 3.0.2.0), sistema de código livre gratuito para a administração e a publicação de revistas, desenvolvido com suporte e distribuição pelo Public Knowledge Project sob a licença GNU General Public License.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (por exemplo: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (por exemplo: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Foram feitos todos os esforços para identificar e creditar os detentores de direitos sobre as imagens publicadas. Se tem direitos sobre alguma destas imagens e não foi corretamente identificado, por favor, entre em contato com a Web-Revista Sociodialeto e publicaremos a correção num dos próximos números.
Juntamente com o e-mail de aceite (para casos de aprovação) será encaminhado modelo da Carta de Cessão de Direitos Autorais que deverá conter o nome completo dos autores, bem como dados de documentos pessoais e assinada por todos os autores e coautores envolvidos no trabalho. A Cessão de Direitos Autorais é uma condição para a publicação.
Os autores declaram expressamente concordar com os termos da presente Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a submissão caso seja publicada por esta Web-Revista.
Declaração de Direito Autoral
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution CC-BY-NC que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores; As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade. Juntamente com o e-mail de aceite (para casos de aprovação) será encaminhado modelo da Carta de Direitos Autorais que deverá conter o nome completo dos autores, bem como dados de documentos pessoais e assinada por todos os autores e coautores envolvidos no trabalho.