APONTAMENTOS DA LÍNGUA OFAIÉ (MACRO-JÊ) DIANTE DO CONTATO LINGUÍSTICO
NOTES ON THE OFAIÉ LANGUAGE (MACRO-JÊ) AND LINGUISTIC CONTACT
Visualizações: 129DOI:
https://doi.org/10.48211/sociodialeto.v11i32.339Palabras clave:
Língua Ofaié; Criação lexical; Línguas de contatoResumen
Este artigo apresenta uma reflexão sobre as palavras neológicas na língua Ofaié, oriundas do contato linguístico. A língua Ofaié está em perigo de extinção, sendo classificada como pertencente ao Tronco Macro-Jê. Entre os fatores que colaboraram para que a língua chegasse a este estágio, temos a assimetria predominante em relação ao português, o que, certamente, contribuiu como um aspecto de maior impacto. O povo ofaié se encontra entre a minoria que possui sua língua nativa ameaçada. Diante disso, olhar para as criações lexicais como parte do contato com a língua majoritária, ou seja, a língua portuguesa, também é uma forma de preservar a memória lexical desse povo. Este trabalho segue bases epistemológicas de Couto (2009), Trasck (2004), Weinreich (1970), Correira (2012), Langacker (1972), entre outros. Esta reflexão é parte da pesquisa desenvolvida sobre o léxico da língua ofaié.
Descargas
Citas
CORREIA, Margarita. Neologia em português. São Paulo: Parábola, 2012.
COUTO, Hildo H. do. Contato interlinguístico - da interação à gramática. Brasília: Programa de Pós-graduação em Linguística, Universidade de Brasília, 2017. Disponível em < http://www.ecoling.unb.br/images/e-book-Forma.pdf>. Acesso em 11 out. 2020.
COUTO, Hildo H. do. Linguística, ecologia e ecolinguística: contato de línguas. São Paulo: Contexto, 2009.
DUTRA, Carlos Alberto dos Santos. O território ofaié: pelos caminhos da história. Editora Life. Campo Grande, 2011.
FERREIRA, Rogério V. Palavras Ofaié: um resgate da memória lexical. Campo Grande: UFMS, 2017.
FERRAZ A.P. A inovação lexical e a dimensão social da língua. In: SEABRA, M.C.T. C. De (Org.) O léxico em estudo. Belo Horizonte: FALE/UFMG, 2006, p. 217-234.
FERRAZ A.P. Publicidade: a linguagem da inovação lexical. In: ALVES, Ieda. M. (Org.) Neologia e Neologismos em diferentes perspectivas. São Paulo: Paulistana, 2010. p. 251-275.
FUNASA/DSEI-MS. Relatório Anual de Gestão de 2009. Publicação institucional, 2010.
GONÇALVES, Carlos Alexandre. Atuais tendências em formação de palavras. São Paulo: Contexto, 2016.
LANGACKER, Ronald W. A linguagem e sua estrutura. Trad. Gilda Maria Corrêa de Azevedo. Petrópolis: Vozes, 1972.
LOUKOTKA, Estmír. Les Indiens Kukura du río Verde, Matto Grosso, Brésil. Journal de la Société des Américanistes. Tome 23-1, 1931. pp. 121-125.
NETTLE, D. & ROMAINE, S. Vanishing Voices. The extincion of the wold´s
languages. Oxford: Oxford University Press, 2000.
NIMUENDAJU, Curt. Idiomas Indígenas del Brasil. Revista del Instituto de Etnologia de la Universid Nacional de Tucuman 2. 1932 [1909]. p.543-618.
OLIVEIRA, Maria das Dores. Ofayé, a língua do povo do mel: fonologia e gramática. 2006. Tese (Doutorado em Letras e Linguística) - Universidade Federal de Alagoas.
RENAULT-LESCURE, Odile. As palavras e as coisas do contato: os neologismos Kali’na (Guiana Francesa). In: ALBERT, Bruce; Rita Ramos, Alcida (eds.). Pacificando o branco: cosmologias do contato no norte-amazônico. São Paulo: UNESP, 2002. p. 85-112
RODRIGUES, Aryon D. Línguas brasileiras: para o conhecimento das línguas indígenas. São Paulo: Loyola, 1986.
SILVA, Jennifer Ellen. Aspectos morfossintáticos dos verbos na língua Ofaié. 2012. Dissertação (Mestrado em Letras). Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.
SIQUEIRA, Simoni S. A trajetória do povo ofaié: territorialidade e reconhecimento de direitos territoriais. In: XIV Encontro de História da ANPUH/MS - "História: o que é, quanto vale, para que serve?", 2018, Dourados. Anais [...]. Dourados: Mato Grosso do Sul: Universidade Federal da Grande Dourados, 2018. s/p
TARALLO, Fernando & ALKIMIN, Tânia. Falares Crioulos: Línguas em contato. São Paulo: Ática, 1987.
TRASK, R. L. Dicionário de Linguagem e Linguística. São Paulo: Editora Contexto. 2004.
THURSTON W. F. Processes of change in the languages of northwestern. New Britain. Canberra: Pacific Linguistics, 1987.
WEINREICH, U. Languages in contact: Findings and Problems. 7th. ed. Mouton: Den Haag, 1970.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A submissão de trabalho(s) científico(s) original(is) pelos autores, na qualidade de titulares do direito de autor do(s) texto(s) enviado(s) ao periódico, nos termos da Lei 9.610/98, implica na cessão de direitos autorais de publicação impressa e/ou digital à Web-Revista Sociodialeto do Núcleo de Pesquisa e Estudos Sociolinguísticos e Dialetológicos da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (NUPESD-UEMS), do(s) artigo(s) aprovado(s) para fins da publicação, em um único número da Web-Revista, autorizando-se, ainda, que o(s) trabalho(s) científico(s) aprovado(s) seja(m) divulgado(s) gratuitamente, sem qualquer tipo de ressarcimento a título de direitos autorais, por meio do site da Web-Revista, para fins de leitura, impressão e/ou download do arquivo do texto, a partir da data de aceitação para fins de publicação. Portanto, os autores ao procederem a submissão do(s) artigo(s) à Web-Revista, e, por conseguinte, a cessão gratuita dos direitos autorais relacionados ao trabalho científico enviado, têm plena ciência de que não serão remunerados pela publicação do(s) artigo(s) no periódico.
Autores que publicam na Web-Revista Sociodialeto concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à Web-Revista o direito de primeira publicação realizada por meio de Open Journal Systems (OJS 3.0.2.0), sistema de código livre gratuito para a administração e a publicação de revistas, desenvolvido com suporte e distribuição pelo Public Knowledge Project sob a licença GNU General Public License.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (por exemplo: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (por exemplo: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Foram feitos todos os esforços para identificar e creditar os detentores de direitos sobre as imagens publicadas. Se tem direitos sobre alguma destas imagens e não foi corretamente identificado, por favor, entre em contato com a Web-Revista Sociodialeto e publicaremos a correção num dos próximos números.
Juntamente com o e-mail de aceite (para casos de aprovação) será encaminhado modelo da Carta de Cessão de Direitos Autorais que deverá conter o nome completo dos autores, bem como dados de documentos pessoais e assinada por todos os autores e coautores envolvidos no trabalho. A Cessão de Direitos Autorais é uma condição para a publicação.
Os autores declaram expressamente concordar com os termos da presente Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a submissão caso seja publicada por esta Web-Revista.
Declaração de Direito Autoral
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution CC-BY-NC que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores; As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade. Juntamente com o e-mail de aceite (para casos de aprovação) será encaminhado modelo da Carta de Direitos Autorais que deverá conter o nome completo dos autores, bem como dados de documentos pessoais e assinada por todos os autores e coautores envolvidos no trabalho.