APONTAMENTOS DA LÍNGUA OFAIÉ (MACRO-JÊ) DIANTE DO CONTATO LINGUÍSTICO

NOTES ON THE OFAIÉ LANGUAGE (MACRO-JÊ) AND LINGUISTIC CONTACT

Visualizações: 129

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.48211/sociodialeto.v11i32.339

Palabras clave:

Língua Ofaié; Criação lexical; Línguas de contato

Resumen

Este artigo apresenta uma reflexão sobre as palavras neológicas na língua Ofaié, oriundas do contato linguístico. A língua Ofaié está em perigo de extinção, sendo classificada como pertencente ao Tronco Macro-Jê. Entre os fatores que colaboraram para que a língua chegasse a este estágio, temos a assimetria predominante em relação ao português, o que, certamente, contribuiu como um aspecto de maior impacto. O povo ofaié se encontra entre a minoria que possui sua língua nativa ameaçada. Diante disso, olhar para as criações lexicais como parte do contato com a língua majoritária, ou seja, a língua portuguesa, também é uma forma de preservar a memória lexical desse povo. Este trabalho segue bases epistemológicas de Couto (2009), Trasck (2004), Weinreich (1970), Correira (2012), Langacker (1972), entre outros. Esta reflexão é parte da pesquisa desenvolvida sobre o léxico da língua ofaié.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Rogério Vicente Ferreira, UFMS

Possui graduação em Letras com habilitação em Linguística pela Universidade de São Paulo (1994), Mestrado em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (2001), doutorado em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (2005) e pós-doutoramento pela Universidade de São Paulo (2013) Atualmente é professor Associado III na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Possui experiência na área de Linguística, atuando principalmente nos seguintes temas: Descrição Linguística, com línguas sem tradição de escrita (agrafas), atuando principalmente com fonologia e morfossintaxe, também desenvolvendo projeto com Português como Segunda Língua.

Nataniel dos Santos Gomes, UEMS

Graduação em Letras (Português / Literatura) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1996), mestrado em Linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002) e doutorado em Linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2007). Atualmente faz Pós-Doutorado em Língua Portuguesa na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). É professor da graduação e do programa de pós-graduação (Mestrado Acadêmico em Letras e Mestrado Profissional em Letras) da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), unidade de Campo Grande. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Teoria e Análise Linguística, atuando principalmente nos seguintes temas: descrição linguística, línguas indígenas brasileiras, weblinguagem e histórias em quadrinhos. É líder do Núcleo de Pesquisa em Quadrinhos (NuPeQ-UEMS) e do Núcleo de Línguas Indígenas de Mato Grosso do Sul (NuLIMS). Além disso é pesquisador do Grupo de Semiótica, Leitura e Produção de Texto (SELEPROT-UERJ). Autor de inúmeros artigos e de mais de 20 livros.

Citas

ALENCAR, Fabíola Tobias de. Neologismo na Língua Ofaié. 2014. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.
CORREIA, Margarita. Neologia em português. São Paulo: Parábola, 2012.
COUTO, Hildo H. do. Contato interlinguístico - da interação à gramática. Brasília: Programa de Pós-graduação em Linguística, Universidade de Brasília, 2017. Disponível em < http://www.ecoling.unb.br/images/e-book-Forma.pdf>. Acesso em 11 out. 2020.
COUTO, Hildo H. do. Linguística, ecologia e ecolinguística: contato de línguas. São Paulo: Contexto, 2009.
DUTRA, Carlos Alberto dos Santos. O território ofaié: pelos caminhos da história. Editora Life. Campo Grande, 2011.
FERREIRA, Rogério V. Palavras Ofaié: um resgate da memória lexical. Campo Grande: UFMS, 2017.
FERRAZ A.P. A inovação lexical e a dimensão social da língua. In: SEABRA, M.C.T. C. De (Org.) O léxico em estudo. Belo Horizonte: FALE/UFMG, 2006, p. 217-234.
FERRAZ A.P. Publicidade: a linguagem da inovação lexical. In: ALVES, Ieda. M. (Org.) Neologia e Neologismos em diferentes perspectivas. São Paulo: Paulistana, 2010. p. 251-275.
FUNASA/DSEI-MS. Relatório Anual de Gestão de 2009. Publicação institucional, 2010.
GONÇALVES, Carlos Alexandre. Atuais tendências em formação de palavras. São Paulo: Contexto, 2016.
LANGACKER, Ronald W. A linguagem e sua estrutura. Trad. Gilda Maria Corrêa de Azevedo. Petrópolis: Vozes, 1972.
LOUKOTKA, Estmír. Les Indiens Kukura du río Verde, Matto Grosso, Brésil. Journal de la Société des Américanistes. Tome 23-1, 1931. pp. 121-125.
NETTLE, D. & ROMAINE, S. Vanishing Voices. The extincion of the wold´s
languages. Oxford: Oxford University Press, 2000.
NIMUENDAJU, Curt. Idiomas Indígenas del Brasil. Revista del Instituto de Etnologia de la Universid Nacional de Tucuman 2. 1932 [1909]. p.543-618.
OLIVEIRA, Maria das Dores. Ofayé, a língua do povo do mel: fonologia e gramática. 2006. Tese (Doutorado em Letras e Linguística) - Universidade Federal de Alagoas.
RENAULT-LESCURE, Odile. As palavras e as coisas do contato: os neologismos Kali’na (Guiana Francesa). In: ALBERT, Bruce; Rita Ramos, Alcida (eds.). Pacificando o branco: cosmologias do contato no norte-amazônico. São Paulo: UNESP, 2002. p. 85-112
RODRIGUES, Aryon D. Línguas brasileiras: para o conhecimento das línguas indígenas. São Paulo: Loyola, 1986.
SILVA, Jennifer Ellen. Aspectos morfossintáticos dos verbos na língua Ofaié. 2012. Dissertação (Mestrado em Letras). Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.
SIQUEIRA, Simoni S. A trajetória do povo ofaié: territorialidade e reconhecimento de direitos territoriais. In: XIV Encontro de História da ANPUH/MS - "História: o que é, quanto vale, para que serve?", 2018, Dourados. Anais [...]. Dourados: Mato Grosso do Sul: Universidade Federal da Grande Dourados, 2018. s/p
TARALLO, Fernando & ALKIMIN, Tânia. Falares Crioulos: Línguas em contato. São Paulo: Ática, 1987.
TRASK, R. L. Dicionário de Linguagem e Linguística. São Paulo: Editora Contexto. 2004.
THURSTON W. F. Processes of change in the languages of northwestern. New Britain. Canberra: Pacific Linguistics, 1987.
WEINREICH, U. Languages in contact: Findings and Problems. 7th. ed. Mouton: Den Haag, 1970.

Publicado

2021-05-04

Cómo citar

Ferreira, R. V., & Gomes, N. dos S. (2021). APONTAMENTOS DA LÍNGUA OFAIÉ (MACRO-JÊ) DIANTE DO CONTATO LINGUÍSTICO: NOTES ON THE OFAIÉ LANGUAGE (MACRO-JÊ) AND LINGUISTIC CONTACT. WEB REVISTA SOCIODIALETO, 11(32), 70–87. https://doi.org/10.48211/sociodialeto.v11i32.339