DEAF WORLD: ANALYSIS AND DISCUSSION OF THE SIGN "EU TE AMO" AS AN IDEOLOGICAL SIGN
MUNDO DOS SURDOS: ANÁLISE E DISCUSSÃO DO SINAL “EU TE AMO” COMO SIGNO IDEOLÓGICO
Visualizações: 122DOI:
https://doi.org/10.48211/sociodialeto.v12i34.383Keywords:
World of the deaf. Libras. Sign of the expressionAbstract
ABSTRACT: This article aims to analyze and discuss the constructions that permeate the sign of the expression "Eu te amo", in Brazilian Sign Language (Libras), as an ideological sign given according to Bakhtinian concepts. As methodology, we chose to follow the assumptions of post-critical methodology, for the freedom it allows to establish methods, forms and materials for research, according to need. Thus, as material for analysis, it was used the social networks, Facebook and Instagram, to collect images disclosed in real moments of use, as well as blogs and websites to present the sign in question, being held the analysis and discussion following the authorial bibliographies of Bakhtin, which present concepts about the ideological sign. As theoretical support in discussions involving the world of deaf people, it was based on: Skliar (2015), Quadros and Karnopp (2004), Perlin (1998), Perlin and Strobel (2008), among others, as well as blogs and websites. Therefore, it was found that the sign of the expression "Eu te amo" leaves its specific literal primary meaning field of love, leaving the material plane, starting to reflect other representations / meanings, according to the context in which it is used. Given these asseverations, we arrive at the considerations that, at various times, it becomes an ideological sign by becoming a sign of representation, because it reflects love for his people and everything that is intrinsic to it, such as language, culture, identity, as well as assumes other meanings, of union in times of struggle in search of recognition, respect and breaking of stereotypes.
KEYWORDS: World of the deaf. Libras. Sign of the expression "I love you". Bakhtinian ideological sign.
Downloads
References
BAKHTIN, Mikhail. “Os gêneros do discurso”. In M. Bakhtin, Estética da criação verbal. São Paulo: Livraria Martins Fontes Editora Ltda. [Tradução do francês de M.H. Galvão Gomes Pereira. 1992, 1ª ed.]. (Texto escrito em russo entre 1952-1953).
BRASIL. Decreto Nº 5.626, de 22 de Dezembro de 2005. Regulamenta a Lei 10.436, de 24 de abril de 2002, que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais – Libras, e o art. 18 da Lei nº 10.098, de 19 de dezembro de 2000. Disponível em: HTTP://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2005/decreto/d526.htm. Acesso em: 22 set. 2020.
COSTA, Ruzel. Projeto açaí com Libras. (22/10/2014). Disponível em: https://www.newsrondonia.com.br/noticias/projeto+acai+com+libras/50383 . Acesso em: 29 mar.2021.
COSTA. Sheila Batista Maia Santos Reis da. JESUS. Higor Carvalho de. Por que os surdos anseiam por uma educação bilingue. ANAIS Congresso Internacional Seminário de Educação Bilíngue para Surdos Universidade do Estado da Bahia. Departamento de Educação. Salvador/BA. Biblioteca Professor Edivaldo Machado Boaventura. CDD: 371.912 Volume 1, 2016. Páginas: 395-406. Publicação: 24 de Abril de 2017 ISSN: 2526-6195 2016 395? Disponível em: https://www.researchgate.net/profile/Sheila-Santos-Reis-Da-Costa/publication/342992758_POR_QUE_OS_SURDOS_ANSEIAM_POR_UMA_EDUCACAO_BILINGUE/links/5f10c2a745851512999f2f84/POR-QUE-OS-SURDOS-ANSEIAM-POR-UMA-EDUCACAO-BILINGUE.pdf Acesso em 31 de mar.2021
MARTINS, Fernanda. Como é o sinal Eu Te Amo em Libras? Disponível em: https://blog.surdoparasurdo.com.br/como-e-o-sinal-eu-te-amo-em-libras-6457af1d0b09. Acesso em: 22 mar.2021.
MCDONNELL, Patrick. Deficiência, Surdez e Ideologia no Final do Século XX e Início do Século XXI. Revista Educação & Realidade - ISSN 0100-3143 (impresso) e 2175-6236 (online), vl. 41 nº 3, 2016. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/article/view/61091. Acesso em: 21 set. 2020.
MEYER, Dagmar Estermann; PARAÍSO, Marlucy Alves (orgs.). Metodologias de Pesquisas Pós-Críticas em Educação. Belo Horizonte: Editora Mazza Edições, 2012.
MOTTA SOUZA, Andreia Teschi. A poética do olhar: a cultura visual surda no contexto Amazônico. Porto Velho, Rondônia, 2016. Dissertação (Mestrado em Letras) Fundação Universidade Federal de Rondônia / UNIR.
PERLIN, Gladis. Histórias de vida surda: Identidades em questão. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 1998. Disponível em: https://www.porsinal.pt/index.php?ps=artigos&idt=artc&cat=20&idart=153
PERLIN, Gladis; STROBEL, Karin. Fundamentos da educação de surdos. Universidade federal de Santa Catarina licenciatura e bacharelado em letras/ língua brasileira de sinais disciplina: Florianópolis, 2008. Disponível em: https://www.libras.ufsc.br/colecaoLetrasLibras/eixoFormacaoEspecifica/fundamentosDaEducacaoDeSurdos/assets/279/TEXTO_BASE-Fundamentos_Educ_Surdos.pdf. Acesso em 30 mar. 2021.
QUADROS, Ronice Muller de; KARNOPP, Lodenir Becker. Língua de sinais brasileira: estudos linguísticos. Porto Alegre: Artmed, 2004.
ROCHA, Danilo Ramos. Currículo do sistema currículo Lattes. [Brasília], 22 fev. 2021. Disponível em: http://lattes.cnpq.br/9486081007295216. Acesso em: 30 mar. 2021.
SKLIAR, Carlos. Os Estudos Surdos em educação: problematizando a normalidade. In: SKLIAR C. (org.). A surdez: um olhar sobre as diferenças. Porto Alegre: Mediação, 2015.
TERRA BOA. Blog. Eu te amo... (em libras). 2015. Disponível em http://www.terraboa.blog.br/2015/01/eu-te-amo-em-libras.html. Acesso em 30 mar. 2021.
ZANETTE, Fernanda. A importância de LIBRAS, na comunicação com pessoas surdas. 2010. Disponível em: http://librasverisfaculdades.blogspot.com/2010/07/importancia-de-libras-na-comunicacao.html. Acesso em 30 de mar. 2021.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
A submissão de trabalho(s) científico(s) original(is) pelos autores, na qualidade de titulares do direito de autor do(s) texto(s) enviado(s) ao periódico, nos termos da Lei 9.610/98, implica na cessão de direitos autorais de publicação impressa e/ou digital à Web-Revista Sociodialeto do Núcleo de Pesquisa e Estudos Sociolinguísticos e Dialetológicos da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (NUPESD-UEMS), do(s) artigo(s) aprovado(s) para fins da publicação, em um único número da Web-Revista, autorizando-se, ainda, que o(s) trabalho(s) científico(s) aprovado(s) seja(m) divulgado(s) gratuitamente, sem qualquer tipo de ressarcimento a título de direitos autorais, por meio do site da Web-Revista, para fins de leitura, impressão e/ou download do arquivo do texto, a partir da data de aceitação para fins de publicação. Portanto, os autores ao procederem a submissão do(s) artigo(s) à Web-Revista, e, por conseguinte, a cessão gratuita dos direitos autorais relacionados ao trabalho científico enviado, têm plena ciência de que não serão remunerados pela publicação do(s) artigo(s) no periódico.
Autores que publicam na Web-Revista Sociodialeto concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à Web-Revista o direito de primeira publicação realizada por meio de Open Journal Systems (OJS 3.0.2.0), sistema de código livre gratuito para a administração e a publicação de revistas, desenvolvido com suporte e distribuição pelo Public Knowledge Project sob a licença GNU General Public License.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (por exemplo: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (por exemplo: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Foram feitos todos os esforços para identificar e creditar os detentores de direitos sobre as imagens publicadas. Se tem direitos sobre alguma destas imagens e não foi corretamente identificado, por favor, entre em contato com a Web-Revista Sociodialeto e publicaremos a correção num dos próximos números.
Juntamente com o e-mail de aceite (para casos de aprovação) será encaminhado modelo da Carta de Cessão de Direitos Autorais que deverá conter o nome completo dos autores, bem como dados de documentos pessoais e assinada por todos os autores e coautores envolvidos no trabalho. A Cessão de Direitos Autorais é uma condição para a publicação.
Os autores declaram expressamente concordar com os termos da presente Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a submissão caso seja publicada por esta Web-Revista.
Declaração de Direito Autoral
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution CC-BY-NC que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores; As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade. Juntamente com o e-mail de aceite (para casos de aprovação) será encaminhado modelo da Carta de Direitos Autorais que deverá conter o nome completo dos autores, bem como dados de documentos pessoais e assinada por todos os autores e coautores envolvidos no trabalho.