THE IMPACTS OF COVID-19 ON INDIGENOUS SCHOOL EDUCATION IN SOUTHEASTERN PARÁ
OS IMPACTOS DA COVID-19 NA EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA DO SUDESTE PARAENSE
Visualizações: 48DOI:
https://doi.org/10.48211/sociodialeto.v12i34.397Keywords:
Indigenous Communities. Indigenous School Education.Abstract
ABSTRACT: This article is an analysis of the impacts of Covid-19 on indigenous communities in southeastern Pará with regard to Indigenous School Education and the political factors that affect the fight against the pandemic in these traditional communities. The work consisted of data obtained during remote meetings held this year, which were attended by several indigenous leaders (Parkatêjê, Kyikatêjê, Suruí, Guarani, among others) and representatives of associations of traditional groups (quilombolas, extractivists) and rural communities), in order to direct measures to combat the disease, which is killing the indigenous population, and to discuss possible return to classes remotely, through the Interactive Education System (SEI) proposed by the Department of Education of the State of Pará. The theoretical basis is based on data from recent theses, which point to the educational disparities that reflect in indigenous communities, such as Alencar (2018), and in authors such as Munduruku (2012), that address the importance of the participation of the indigenous themselves in the construction of a differentiated Indigenous School Education made by them. These considerations are conducive to the political and sanitary moment that we live in Brazil, where the lack of assistance to these communities is even more evident, so that the amount referring to confirmed cases and deaths among the indigenous people is questionable, since they do not register those live outside the villages. In short, there are countless problems caused by the Covid-19 pandemic, however, the focus of this work is the impacts on Indigenous School Education, which excels, especially, for specific, intercultural and differentiated education.
KEYWORDS: COVID-19. Indigenous Communities. Indigenous School Education.
Downloads
References
AZEVEDO, Ana Lucia. Geneticista diz que imunidade de indígenas à Covid-19 é menor. O Globo Sociedade, 2021. Disponível em: https://oglobo.globo.com/sociedade/coronavirus/geneticista-diz-que-imunidade-de-indigenas-covid-19-menor-1-24915816. Acesso em: 02 de abril de 2021.
BRASIL. Referencial curricular nacional para as escolas indígenas/Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. - Brasília: MEC/SEF, 1998.
CANDAU, V. M. Cotidiano escolar e cultura (s): encontros e desencontros. In: CANDAU, V. M. Reinventar a escola. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.
CARDOSO DE OLIVEIRA, Roberto. A crise no indigenismo. Campinas: Editora da Unicamp, 1988.
MPF e MPPA promovem diálogo sobre a educação no Pará e o Sistema Educacional Interativo (SEI). Ministério Público Federal, 2021. Disponível em: http://www.mpf.mp.br/pa/sala-de-imprensa/noticias-pa/mpf-e-mppa-promovem-dialogo-sobre-a-educacao-no-para-e-o-sistema-educacional-interativo-sei. Acesso em: 02 de abril de 2021.
MUNDURUKU, Daniel. O caráter educativo do movimento indígena brasileiro (1970-1990). Coleção educação em foco. Série educação, história e cultura. São Paulo: Paulinas, 2012.
Pará segue com a vacinação contra Covid-19 para grupos prioritários. Agência Pará, 2021. Disponível em: https://agenciapara.com.br/noticia/24523/. Acesso em: 09 de abril de 2021.
PIMENTEL DA SILVA, Maria do Socorro. Letramento bilíngue em contextos de tradição oral. Goiânia: PROLIND; FUNAPE, 2012.
WHO calls for further studies, data on origin of SARS-CoV-2 virus, reiterates that all hypotheses remain open. World Health Organization, 2021. Disponível em: https://www.who.int/news/item/30-03-2021-who-calls-for-further-studies-data-on-origin-of-sars-cov-2-virus-reiterates-that-all-hypotheses-remain-open. Acesso em: 09 de abril de 2021.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
A submissão de trabalho(s) científico(s) original(is) pelos autores, na qualidade de titulares do direito de autor do(s) texto(s) enviado(s) ao periódico, nos termos da Lei 9.610/98, implica na cessão de direitos autorais de publicação impressa e/ou digital à Web-Revista Sociodialeto do Núcleo de Pesquisa e Estudos Sociolinguísticos e Dialetológicos da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (NUPESD-UEMS), do(s) artigo(s) aprovado(s) para fins da publicação, em um único número da Web-Revista, autorizando-se, ainda, que o(s) trabalho(s) científico(s) aprovado(s) seja(m) divulgado(s) gratuitamente, sem qualquer tipo de ressarcimento a título de direitos autorais, por meio do site da Web-Revista, para fins de leitura, impressão e/ou download do arquivo do texto, a partir da data de aceitação para fins de publicação. Portanto, os autores ao procederem a submissão do(s) artigo(s) à Web-Revista, e, por conseguinte, a cessão gratuita dos direitos autorais relacionados ao trabalho científico enviado, têm plena ciência de que não serão remunerados pela publicação do(s) artigo(s) no periódico.
Autores que publicam na Web-Revista Sociodialeto concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à Web-Revista o direito de primeira publicação realizada por meio de Open Journal Systems (OJS 3.0.2.0), sistema de código livre gratuito para a administração e a publicação de revistas, desenvolvido com suporte e distribuição pelo Public Knowledge Project sob a licença GNU General Public License.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (por exemplo: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (por exemplo: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Foram feitos todos os esforços para identificar e creditar os detentores de direitos sobre as imagens publicadas. Se tem direitos sobre alguma destas imagens e não foi corretamente identificado, por favor, entre em contato com a Web-Revista Sociodialeto e publicaremos a correção num dos próximos números.
Juntamente com o e-mail de aceite (para casos de aprovação) será encaminhado modelo da Carta de Cessão de Direitos Autorais que deverá conter o nome completo dos autores, bem como dados de documentos pessoais e assinada por todos os autores e coautores envolvidos no trabalho. A Cessão de Direitos Autorais é uma condição para a publicação.
Os autores declaram expressamente concordar com os termos da presente Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a submissão caso seja publicada por esta Web-Revista.
Declaração de Direito Autoral
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution CC-BY-NC que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores; As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade. Juntamente com o e-mail de aceite (para casos de aprovação) será encaminhado modelo da Carta de Direitos Autorais que deverá conter o nome completo dos autores, bem como dados de documentos pessoais e assinada por todos os autores e coautores envolvidos no trabalho.