FREIREAN THOUGHT AND ORGANISED RESISTANCE TO THE (COUNTER) REFORM OF SECONDARY EDUCATION IN BRAZIL
O PENSAMENTO FREIREANO E A RESISTÊNCIA ORGANIZADA À (CONTRA) REFORMA DO ENSINO MÉDIO NO BRASIL
Visualizações: 55DOI:
https://doi.org/10.48211/sociodialeto.v12i36.455Keywords:
Paulo Freire; Secondary School; Human formationAbstract
This article presents reflections on a specific study that has been made on the reform of Secondary Education (EM) and the Common National Curriculum Base (BNCC) in Brazil. This paper aims to highlight Paulo Freire's Liberating Pedagogy as a foundation for the debate and defense of human formation, one of the assumptions that should guide the formation of Secondary Education students, by the Freirean legacy for the education of the oppressed. Therefore, the contribution of Freire's work is pointed out as an important reference for educators who work in Secondary Schools, given that it is necessary to critique the current counter-reforms of Brazilian education, emphasizing those undertaken by the Common National Curriculum Base for Secondary Education. The methodological and theoretical path required a literature review through the research of bibliographic and documental sources, especially the study of authors and works in the education criticism under market imperatives. It is concluded that a business reform of education is underway, however, there are education and human formation projects in dispute, which means that there is resistance and the certainty that education is a political act and a human particularity, according to Paulo Freire’s highlights.
KEYWORDS: Paulo Freire; Secondary School; Human formation
Downloads
References
ANTUNES, Ricardo. O privilégio da servidão: o novo proletariado de serviços na era digital. São Paulo: Boitempo, 2020.
BRASIL. Presidência da República; Casa Civil; Subchefia para Assuntos Jurídicos. Lei nº 13.415, de 16 de fevereiro de 2017. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2017/lei/l13415.htm. Acesso em: 30 dez. 2017.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular: Ensino Médio – Versão Final. Brasília: MEC: Secretaria de Educação Básica, 2018.
FERREIRA, Naura Syria Carapeto; BITTENCOURT, Bernardete Gueda. Formação humana e gestão da educação: a arte de pensar ameaçada. São Paulo: Cortez, 2008.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 2019.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2004.
FREIRE, Paulo. Política e educação. São Paulo: Cortez, 1993. (Coleção Questões de Nossa Época; v.23).
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Esperança: um reencontro com a Pedagogia do Oprimido, Rio de janeiro: Paz e Terra, 1992.
FREIRE, Paulo. Carta de Paulo Freire aos Professores. Estudos Avançados, 15 (42), 2001.
FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. São Paulo: Autores Associados: Cortez, 1989. (Coleção polêmicas do nosso tempo; 4)
FREITAS, Luís Carlos de. A Reforma empresarial da educação: nova direita, velhas ideias. São Paulo: Expressão Popular, 2018.
FRIGOTTO, Gaudêncio; CIAVATTA, Maria (Org.). Ensino médio: ciência, cultura e trabalho. Brasília: MEC, SEMTEC, 2004.
MALANCHEN, Julia; MATOS, Neide da Silveira Duarte de; ORSO, José (ORG.). A Pedagogia Histórico-Crítica, as políticas educacionais e a base nacional comum curricular. Campinas, SP: Autores Associados, 2020. (Coleção educação contemporânea).
MALANCHEN, Julia. Currículo e Pedagogia histórico-crítica: a defesa da universalidade dos conteúdos escolares. X reunião ANPED SUL, Florianópolis, out. 2014.
MALANCHEN, Julia. Cultura, conhecimento e currículo: contribuições da pedagogia histórico-crítica. Campinas, SP: Autores Associados, 2016.
SAVIANI, Nereide. Saber escolar, currículo e didática: problemas da unidade conteúdo/método no processo pedagógico. Campinas, São Paulo: Autores Associados, 1994.
SINDICATO NACIONAL DOS DOCENTES DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR – ANDES/SN. Cartilha da contrarreforma do ensino médio: o caráter excludente, pragmático e imediatista da Lei nº 13.415/2017. Brasília: ANDES/SN, 2017.
SOUZA, Ana Inês. Pensando com Paulo Freire. Guararema, SP: Escola Nacional Florestan Fernandes, 2012.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
A submissão de trabalho(s) científico(s) original(is) pelos autores, na qualidade de titulares do direito de autor do(s) texto(s) enviado(s) ao periódico, nos termos da Lei 9.610/98, implica na cessão de direitos autorais de publicação impressa e/ou digital à Web-Revista Sociodialeto do Núcleo de Pesquisa e Estudos Sociolinguísticos e Dialetológicos da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (NUPESD-UEMS), do(s) artigo(s) aprovado(s) para fins da publicação, em um único número da Web-Revista, autorizando-se, ainda, que o(s) trabalho(s) científico(s) aprovado(s) seja(m) divulgado(s) gratuitamente, sem qualquer tipo de ressarcimento a título de direitos autorais, por meio do site da Web-Revista, para fins de leitura, impressão e/ou download do arquivo do texto, a partir da data de aceitação para fins de publicação. Portanto, os autores ao procederem a submissão do(s) artigo(s) à Web-Revista, e, por conseguinte, a cessão gratuita dos direitos autorais relacionados ao trabalho científico enviado, têm plena ciência de que não serão remunerados pela publicação do(s) artigo(s) no periódico.
Autores que publicam na Web-Revista Sociodialeto concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à Web-Revista o direito de primeira publicação realizada por meio de Open Journal Systems (OJS 3.0.2.0), sistema de código livre gratuito para a administração e a publicação de revistas, desenvolvido com suporte e distribuição pelo Public Knowledge Project sob a licença GNU General Public License.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (por exemplo: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (por exemplo: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Foram feitos todos os esforços para identificar e creditar os detentores de direitos sobre as imagens publicadas. Se tem direitos sobre alguma destas imagens e não foi corretamente identificado, por favor, entre em contato com a Web-Revista Sociodialeto e publicaremos a correção num dos próximos números.
Juntamente com o e-mail de aceite (para casos de aprovação) será encaminhado modelo da Carta de Cessão de Direitos Autorais que deverá conter o nome completo dos autores, bem como dados de documentos pessoais e assinada por todos os autores e coautores envolvidos no trabalho. A Cessão de Direitos Autorais é uma condição para a publicação.
Os autores declaram expressamente concordar com os termos da presente Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a submissão caso seja publicada por esta Web-Revista.
Declaração de Direito Autoral
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution CC-BY-NC que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores; As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade. Juntamente com o e-mail de aceite (para casos de aprovação) será encaminhado modelo da Carta de Direitos Autorais que deverá conter o nome completo dos autores, bem como dados de documentos pessoais e assinada por todos os autores e coautores envolvidos no trabalho.