O PENSAMENTO FREIREANO E A RESISTÊNCIA ORGANIZADA À (CONTRA) REFORMA DO ENSINO MÉDIO NO BRASIL
FREIREAN THOUGHT AND ORGANISED RESISTANCE TO THE (COUNTER) REFORM OF SECONDARY EDUCATION IN BRAZIL
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https://doi.org/10.48211/sociodialeto.v12i36.455Palavras-chave:
Paulo Freire, Ensino Médio, Formação HumanaResumo
Esse artigo apresenta reflexões acerca do estudo que vem sendo realizado sobre a reforma do Ensino Médio (EM) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) no Brasil. O objetivo é destacar a Pedagogia Libertadora de Paulo Freire como fundamento ao debate e defesa da formação humana, esse, um dos pressupostos que devem orientar a formação dos alunos do EM, em conformidade com o legado freireano para a educação dos oprimidos. Para tanto, ressalta-se a contribuição da obra de Freire como referencial importante aos educadores que atuam nesse nível de ensino, uma vez que é necessária a crítica às contrarreformas da educação brasileira na atualidade, com destaque para as que foram empreendidas pela Base Nacional Comum Curricular do Ensino Médio. O percurso teórico-metodológico requereu uma revisão de literatura por meio da pesquisa de fontes bibliográficas e documentais, especialmente o estudo dos autores e obras do campo da crítica à educação sob os imperativos do mercado. Conclui-se que está em curso uma reforma empresarial da educação, contudo, há projetos de educação e de formação em disputa, o que significa que ocorrem resistências e a certeza de que a educação é um ato político e uma particularidade humana, conforme Paulo Freire destacou.
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