O PENSAMENTO FREIREANO E A RESISTÊNCIA ORGANIZADA À (CONTRA) REFORMA DO ENSINO MÉDIO NO BRASIL

FREIREAN THOUGHT AND ORGANISED RESISTANCE TO THE (COUNTER) REFORM OF SECONDARY EDUCATION IN BRAZIL

Visualizações: 52

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48211/sociodialeto.v12i36.455

Palavras-chave:

Paulo Freire, Ensino Médio, Formação Humana

Resumo

Esse artigo apresenta reflexões acerca do estudo que vem sendo realizado sobre a reforma do Ensino Médio (EM) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) no Brasil. O objetivo é destacar a Pedagogia Libertadora de Paulo Freire como fundamento ao debate e defesa da formação humana, esse, um dos pressupostos que devem orientar a formação dos alunos do EM, em conformidade com o legado freireano para a educação dos oprimidos. Para tanto, ressalta-se a contribuição da obra de Freire como referencial importante aos educadores que atuam nesse nível de ensino, uma vez que é necessária a crítica às contrarreformas da educação brasileira na atualidade, com destaque para as que foram empreendidas pela Base Nacional Comum Curricular do Ensino Médio. O percurso teórico-metodológico requereu uma revisão de literatura por meio da pesquisa de fontes bibliográficas e documentais, especialmente o estudo dos autores e obras do campo da crítica à educação sob os imperativos do mercado. Conclui-se que está em curso uma reforma empresarial da educação, contudo, há projetos de educação e de formação em disputa, o que significa que ocorrem resistências e a certeza de que a educação é um ato político e uma particularidade humana, conforme Paulo Freire destacou.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paula Roberta Coutinho Rodrigues, UFMA

Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Maranhão – UFMA.

Edinolia Lima Portela, UFMA

Doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia-UFBA, Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Maranhão – UFMA.

Referências

ANTUNES, Ricardo (Org.). Uberização, trabalho digital e indústria 4.0. São Paulo: Boitempo, 2020.
ANTUNES, Ricardo. O privilégio da servidão: o novo proletariado de serviços na era digital. São Paulo: Boitempo, 2020.
BRASIL. Presidência da República; Casa Civil; Subchefia para Assuntos Jurídicos. Lei nº 13.415, de 16 de fevereiro de 2017. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2017/lei/l13415.htm. Acesso em: 30 dez. 2017.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular: Ensino Médio – Versão Final. Brasília: MEC: Secretaria de Educação Básica, 2018.
FERREIRA, Naura Syria Carapeto; BITTENCOURT, Bernardete Gueda. Formação humana e gestão da educação: a arte de pensar ameaçada. São Paulo: Cortez, 2008.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 2019.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2004.
FREIRE, Paulo. Política e educação. São Paulo: Cortez, 1993. (Coleção Questões de Nossa Época; v.23).
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Esperança: um reencontro com a Pedagogia do Oprimido, Rio de janeiro: Paz e Terra, 1992.
FREIRE, Paulo. Carta de Paulo Freire aos Professores. Estudos Avançados, 15 (42), 2001.
FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. São Paulo: Autores Associados: Cortez, 1989. (Coleção polêmicas do nosso tempo; 4)
FREITAS, Luís Carlos de. A Reforma empresarial da educação: nova direita, velhas ideias. São Paulo: Expressão Popular, 2018.
FRIGOTTO, Gaudêncio; CIAVATTA, Maria (Org.). Ensino médio: ciência, cultura e trabalho. Brasília: MEC, SEMTEC, 2004.
MALANCHEN, Julia; MATOS, Neide da Silveira Duarte de; ORSO, José (ORG.). A Pedagogia Histórico-Crítica, as políticas educacionais e a base nacional comum curricular. Campinas, SP: Autores Associados, 2020. (Coleção educação contemporânea).
MALANCHEN, Julia. Currículo e Pedagogia histórico-crítica: a defesa da universalidade dos conteúdos escolares. X reunião ANPED SUL, Florianópolis, out. 2014.
MALANCHEN, Julia. Cultura, conhecimento e currículo: contribuições da pedagogia histórico-crítica. Campinas, SP: Autores Associados, 2016.
SAVIANI, Nereide. Saber escolar, currículo e didática: problemas da unidade conteúdo/método no processo pedagógico. Campinas, São Paulo: Autores Associados, 1994.
SINDICATO NACIONAL DOS DOCENTES DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR – ANDES/SN. Cartilha da contrarreforma do ensino médio: o caráter excludente, pragmático e imediatista da Lei nº 13.415/2017. Brasília: ANDES/SN, 2017.
SOUZA, Ana Inês. Pensando com Paulo Freire. Guararema, SP: Escola Nacional Florestan Fernandes, 2012.

Downloads

Publicado

17-10-2022

Como Citar

Rodrigues, P. R. C., & Portela, E. L. (2022). O PENSAMENTO FREIREANO E A RESISTÊNCIA ORGANIZADA À (CONTRA) REFORMA DO ENSINO MÉDIO NO BRASIL: FREIREAN THOUGHT AND ORGANISED RESISTANCE TO THE (COUNTER) REFORM OF SECONDARY EDUCATION IN BRAZIL. WEB REVISTA SOCIODIALETO, 12(36), 1–25. https://doi.org/10.48211/sociodialeto.v12i36.455